Fundação: 1937
Localidade: São Jorge da Beira, Covilhã
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Jogos de S. Jorge da Beira
Este clube foi criado em finais da década de 30 na então aldeia de Cebola (que apenas em 1960 passou a denominar-se oficialmente São Jorge da Beira), situada a 50 km da Covilhã perto da serra do Açor, que nessa época beneficiava de um grande crescimento económico derivado do cada vez maior número de trabalhadores nas Minas da Panasqueira, que por alturas da II.ª Guerra Mundial atingiu o seu pico de laboração, a Cebola quase que duplicou o seu número de habitantes e com eles deu-se também o incremento das atividades culturais, recreativas e desportivas. surge assim em 1937 devidamente legalizado o "Grupo Desportivo Operário Estrela da Serra", que pretendia reunir a população trabalhadora e não só, num espaço onde pudessem conviver e confraternizar como indica o seu lema «Unir e Conviver Fraternamente».
A Cebola logo tratou de constituir uma equipa de futebol e deu inicio aos jogos amigáveis contra aldeias vizinhas, como São Francisco de Assis, Barroca Grande, o clube das Minas da Panasqueira, assim como outras equipas dos concelhos de Covilhã e Fundão. A equipa do Estrela da Serra tornou-se muito conhecida a nível local pela qualidade dos seus jogadores, sendo a equipa da Cebola uma das mais regulares da região nas décadas de 50 e 60, onde participou em inúmeros torneios e partidas amigáveis. A própria crise nas minas, a emigração e a desertificação, contribuíram para que o clube abrandasse um pouco a sua atividade, tendo o mesmo atravessado fases menos boas e até alguns anos de inactividade, passando depois de grupo desportivo para clube recreativo, focando-se mais noutro tipo de atividades, mas sempre virado para a população local.
Nas décadas de 80 e 90, o clube continuou com o futebol amador, com jogos esporádicos contra outras equipas da zona, e mais tarde com a construção do ringue polidesportivo na aldeia, também o futsal passou ser a praticado pela juventude. Atualmente o Estrela da Serra continua a manter uma sede social ativa, que é o ponto de encontro para a população, onde organiza várias atividades, como convívios, torneios de cartas e encontros de motorizadas, sendo uma das principais coletividades da freguesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário