Localidade: Freixial do Campo, Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos de Freixial do Campo
O Clube Recreativo e Cultural de Freixial do Campo, virado para o desporto e recreio, é um dos pilares do associativismo na aldeia de Freixial do Campo, que como todas as outras terras da zona, começou a despertar para o futebol nas décadas de 60 e 70, com uma equipa que era conhecida como "Desportivo do Freixial". Na altura pós-revolução a equipa de futebol de Freixial do Campo começa a participar em competições de futebol pela zona, como por exemplo acontece em 1975, no primeiro Inter-aldeias, realizado em Castelo Branco, e organizado na altura pela Direcção Geral de Desportos. Em Janeiro de 1976 foi então constituído este clube, sendo a primeira coletividade a aparecer na aldeia, e que começou a tomar conta do futebol, a par de outras atividades.
O futebol em Freixial do Campo continuou a ser jogado, principalmente em jogos amigáveis, como os que aconteciam com os vizinho do Barbaído ou Juncal do Campo, no entanto o regresso ás competições populares só aconteceu alguns anos mais tarde, com a equipa a participar no inter-aldeias de 1985, organizado em Salgueiro do Campo, e no de 1989 realizado no Palvarinho. Posteriormente o clube de Freixial do Campo marca ainda presença nos torneios inter-aldeias de 1997, 1998, 2001 e 2002, onde nestes dois últimos anos foi o organizador das duas edições. Seguem-se ainda novas participações da equipa no torneio inter-aldeias, nas edições 2003 e 2004.
Depois veio uma fase de longa paragem do torneio inter-aldeias, juntando-se o encerramento do clube em 2008, nesses anos o Freixial apenas foi realizando esporadicamente jogos amigáveis, sendo que a "Associação de Jovens de Freixial do Campo", criada em 2009 com finalidades de dinamização cultural e social, passou a depois a ser a principal coletividade da aldeia, ao encarregar-se também do futebol. Em 2013, aquando do regresso do torneio inter-aldeias, o Freixial do Campo volta à competição, onde participa durante três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015), e apesar de não ter conquistado o titulo, deixou uma boa imagem, e mostrou que a juventude de terra não perdeu a vontade de jogar futebol, nesta aldeia que é das que mais participações tem em torneios inter-aldeias.
Em 2018 o Clube Recreativo e Cultural de Freixial do Campo voltou ao ativo, após mais de uma década de interregno, com a reabertura da sua sede, e voltou a ser o principal dinamizador da aldeia, que nos últimos anos tem marcado presença em torneios de futsal e jogos amigáveis de futebol.
Outros emblemas referenciados:
Emblema da Associação de Jovens de Freixial do Campo |
Sem comentários:
Enviar um comentário