As publicações são actualizadas com regularidade

Clube Desportivo de Alcains

Fundação: 1977
Localidade: Alcains, Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Jogos António Trigueiros de Aragão

O Clube Desportivo de Alcains está sediado numa das mais importantes localidades do concelho de Castelo Branco, a vila de Alcains, actualmente com cerca de 5 mil habitantes continua muito activa industrialmente com fábricas de nível nacional, e chegou a ser o polo industrial mais importante do concelho no inicio dos anos '80, tendo o desporto feito também parte do seu crescimento.

O futebol nesta terra começa em 1951, com a fundação do "Grupo Desportivo Alcainense", que começou a incrementar a atividade desportiva na localidade também através de outras modalidades, mais tarde em 1962 viria a ser integrado na Casa do Povo de Alcains como uma secção desportiva, esta passa depois a competir no campeonato da FNAT (atual Inatel) da região, prova onde se estreia na época de 1962/63. Após alguns anos em competição, a equipa da Casa do Povo de Alcains haveria de se sagrar vencedora do campeonato da FNAT de Castelo Branco em 1964/65, competição que depois abandonou em 1968 por desentendimentos com a direcção da organização. Neste campeonato, que era composto maioritariamente por equipas de empresas da região, casas do povo e outras associações, competiu ainda nos anos '70 outra equipa de Alcains, nomeadamente a equipa dos trabalhadores da "Alprema", uma fábrica de ração para animais que existiu na vila.

Depois disso o futebol renasce em Alcains em 1972 e fica a cargo do "Clube Recreativo Alcainense", coletividade fundada em 1931, mas que até então se dedicava a outras atividades que não o futebol, foi então que o CRA começou no futebol amador em jogos amigáveis com a juventude da terra, e passa depois para o futebol federado, estreando-se no campeonato distrital de Castelo Branco na época de 1974/75, o clube ainda participou no campeonato nas épocas seguintes, até que a sua secção desportiva ganhou autonomia própria originando a fundação em 1977, do "Clube Desportivo de Alcains". O clube inscreveu-se nos distrital logo em 1977/78 e na época de estreia surpreendeu ao sagrar-se campeão distrital. Alcains via assim a sua equipa chegar aos campeonatos nacionais, eram tempos de ouro no desenvolvimento da vila e o desporto crescia com ela, foram dois anos a competir na III.ª Divisão Nacional, até o Alcains ser despromovido aos distritais, e logo na época de regresso, em 1980/81, o clube sagra-se novamente campeão distrital, fazendo a "dobradrinha" com a conquista da Taça de Honra.

De volta ao patamar nacional, a equipa matem-se cerca de uma década em competição, com um bom percurso pela III.ª Divisão, tendo como melhor resultado um 4.º lugar em 1984/85. O clube voltou a descer ao distrital, mas depressa regressou aos nacionais, com um titulo de campeão distrital em 1988/89, segue-se depois outra passagem pela III.ª Divisão com bons resultado, e que culminou com o 1.º lugar e a subida à II.ª Divisão B em 1993/94, ano esse em que foi inaugurado o relvado no Campo Trigueiros de Aragão, onde o clube atingiu o seu auge competitivo, ao permanecer no meio de outros grandes clubes nacionais durante quatro épocas, voltando depois a descer novamente à III.ª Divisão.

O Alcains continuou com boas exibições, na temporada de 2002/03 sagra-se campeão nacional da III.ª Divisão, e voltou a subir assim para a II.ª Divisão B onde permaneceu apenas uma época, pois a equipa acabaria por desistir em 2004 após um vazio directivo no clube, aquele que durante décadas foi um dos símbolos da vila e da região deixava assim o futebol e fechava as suas portas. Até que uma comissão direta voltou a reativar um clube no ano seguinte e fez renascer o futebol, inscrevendo a equipa na 2.ª Divisão Distrital de 2005/06, onde acabou por ser campeã logo nessa época, em que foi também finalista da Taça de honra. Depois de começar por baixo, a equipa foi lutando para voltar a ter a dimensão do passado, e em poucos anos regressou à III.ª Divisão, após se sagrar campeã distrital em 2008/09. Um ano depois voltaria descer mas a esperança nunca esmoreceu, e todos os anos lutava pelo campeonato distrital. 
 
Voltou aos títulos em 2014/15, ao ganhar a Taça de Honra numa temporada em que esteve até ao fim na luta pelo campeonato, que acabaria por conquistar anos mais tarde na época de 2017/18, numa grande época que levou Alcains de volta aos patamares nacionais, a equipa acabou por descer novamente ao campeonato distrital onde se manteve como um dos favoritos ao titulo. Na temporada de 2019/20 a equipa de Alcains realizou uma excelente época não perdendo qualquer jogo e ficando a apenas um ponto de vencer o campeonato distrital, porém devido a situação mundial provocada pela pandemia, as competições foram suspensas, com o clube a ver automaticamente confirmada a sua subida ao Campeonato de Portugal, no entanto a época seguinte não correu de feição, com o Alcains a descer de novo para os distritais. Na época de 2021/22 o Alcains acabou por subir novamente, ao ficar com a vaga do campeão Águias do Moradal (que não pôde subir por não ter futebol de formação), mas a não conseguir outra vez a manutenção e a descer para o distrital na época seguinte. Na época de 2023/24 faz a "dobradinha" ao vencer o campeonato distrital e a Taça de Honra.

O Clube Desportivo de Alcains é actualmente uma das melhores equipas da região, no que ao futebol sénior diz respeito, tendo também ao longo da sua história equipas nas camadas de formação que ainda mantém em vários escalões, e outras modalidades como voleibol, ténis de mesa e futsal, nesta última onde teve uma equipa sénior em 1994/95 e uma equipa feminina nas épocas de 1999/2000 e 2000/01, para além de camadas jovens. O CDA é hoje um dos principais clubes de futebol a nível distrital e por mérito próprio um dos clubes históricos no seu concelho.


Outros emblemas referenciados:

Clube Recreativo Alcainense

Sem comentários:

Enviar um comentário