Fundação: 1976
Localidade: Enxabarda (Castelejo), Fundão
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Futebol e Polidesportivo da Enxabarda
A Enxabarda é uma aldeia pertencente à freguesia de Castelejo, na zona sul do concelho do Fundão, e tal como aconteceu em outras terras, o entusiasmo desportivo teve início nas décadas de 50 e 60, quando se começaram a criar equipas para jogar contra aldeias vizinhas, como Castelejo, Freixial, Souto da Casa e Lavacolhos, com a ideia da criação de um campo de futebol a começar a ganhar forma.
A equipa da Enxabarda começou a ter maior regularidade e participou em inúmeros jogos amigáveis e torneios, no verão de 1976 competiu no tradicional torneio de futebol de 11 organizado pelo Clube Académico do Fundão. O sucesso desportivo aliado à vontade de organizar outro tipo de atividades na aldeia, levaram à criação do "Centro Cultural e Recreativo de Enxabarda", legalizado oficialmente em Dezembro de 1976 que teve como principal percursor José Valente, o centro passou assim a ser a principal coletividade existente na terra. Seguiram-se depois anos de grande atividade desportiva, com participação em torneios e organização de jogos de futebol, assim como futebol de salão (mais tarde futsal), não só com seniores, mas também com crianças da terra, e mais tarde até equipas femininas, a isto juntou-se a construção em 1999, junto ao campo de futebol, de um ringue polidesportivo com balneários, que permitiram o desenvolvimento destas modalidades, para além de que a sua sede social foi finalmente inaugurada.
Com a chegada do novo milénio a atividade do clube diminui progressivamente, a desertificação e falta de massa humana fizeram com que as atividades desportivas deixassem de ser praticadas, no entanto o clube manteve-se sempre no activo, organizando vários tipos de eventos, como convívios, festas populares, jogos de cartas, e atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de tractores, paintball, etc. Apesar do desporto já não fazer parte do presente desta coletividade, o mesmo faz parte da sua história.
Sem comentários:
Enviar um comentário