Localidade: Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal Vale do Romeiro
A Associação Académica Albicastrense nasceu como todas as outras associações de estudantes que existiam em todo o país, criada como um núcleo estudantil que promovia o convívio e a realização de atividades no âmbito académico e não só, entre os estudantes de instituições de ensino. Esta associação estava direcionada aos estudantes afetos ao então Liceu Nacional de Castelo Branco, único estabelecimento de ensino secundário presente na cidade, e um dos poucos em todo o distrito.
O ensino liceal de então não era frequentado por toda a gente, apesar de ser público, apenas tinha acesso a este nível de ensino um número reduzido de famílias, quem tinha algumas posses ou condições para meter os filhos a estudar. Os liceus por esta altura (nos anos 30/40), tinham uma certa semelhança em termos de tradição, cultura e simbolismo com as universidades, partilhando muitas coisas em comum, nomeadamente a existência de tunas académicas, o facto de os alunos de liceu também envergarem traje, e as associações académicas.
Nasceu assim em 1934, o Grupo Desportivo da Associação Académica Albicastrense, e uma das suas primeiras atividades foi a prática do futebol, desporto que não era ainda muito conhecido mas que vinha ganhando uma certa popularidade, e inspirada nas equipas de futebol já existentes noutras associações, a mais conhecida, a Associação Académica de Coimbra, os jovens do liceu organizaram uma equipa e começaram a realizar partidas amigáveis, não só contra equipas da cidade, mas também com equipas do Fundão e Covilhã. No final da década de 30 houve uma grande aderência da população ao futebol, o que levou à criação de muitos clubes na cidade, os jogos eram realizados no campo de futebol da Devesa, localizado mesmo no centro da cidade, perto do Quartel de Cavalaria, tendo depois mudado para o campo do Vale do Romeiro. A equipa da Associação Académica logo deu nas vistas, não só por se apresentar toda de negro, mas também por os seus jogadores serem todos muito jovens, em virtude de serem estudantes do liceu.
O futebol nesta coletividade continuou com jogos amigáveis dentro e fora da cidade, e com uma constante renovação de jogadores, visto que a equipa era exclusivamente composta por estudantes, e muitos jogadores tinham de abandonar a equipa assim que terminavam os estudos. A Associação Académica Albicastrense foi em 1936, um dos dez clubes fundadores da Associação de Futebol de Castelo Branco, e participou no 1.º campeonato distrital disputado na época de 1936/37, as exibições da equipa foram modestas, com os "academistas" a competir ainda na época seguinte. no entanto foi a última temporada da Associação Académica no distrital, após a qual abandonou o futebol.
Apesar de ter abandonado o desporto, a Associação Académica Albicastrense, como associação estudantil que era, terá existido ainda até aos anos 60 com outras atividades, tendo depois desaparecido. O futebol no Liceu teve depois outras participações com equipas nos campeonatos distritais nas camadas jovens, nomeadamente nos anos 70 com a designação de "Liceu Nacional de Castelo Branco" e nos anos 80 como "Escola Secundária Nun`Álvares" (que inclusivamente foi campeã distrital de iniciados em 1982/83), até que nos anos 90 o Desporto Escolar estabeleceu competições internas próprias entre os vários estabelecimentos de ensino, que passaram a competir apenas entre si.
Sem comentários:
Enviar um comentário