Localidade: Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Estádio José Santos Pinto / Pavilhão do Clube Desportivo da Covilhã
O Arsenal de São Francisco é uma colectividade cultural e desportiva, localizada no centro da cidade da Covilhã. Começou em 1952 com um grupo de jovens jogadores, que tinham saído dos juniores de vários clubes da cidade, nomeadamente do Sporting Clube da Covilhã, do Clube Desportivo da Covilhã e do Grupo Desportivo Covilhanense, e que tiveram a ideia de formar uma colectividade desportiva para se manterem em actividade e continuarem a jogar futebol.
Inicialmente os jovens não tinham ainda em mente qual seria o nome deste novo clube, e ao procurarem possíveis camisolas para o seu equipamento, depararam-se com a do Arsenal, clube inglês que tinha vindo jogar a Portugal naquela altura, chegaram então à conclusão que o clube se poderia chamar Arsenal. Com algumas dificuldades na compra dos equipamentos, e até sem sede própria, o clube consegue seguir em frente, nos primeiros tempos a sua equipa participou em muitos torneios de futebol, tendo ganho alguns, o próximo passo foi avançar com a equipa para os campeonatos da Fnat (antiga designação do Inatel), e como o clube não estava ainda legalizado, foi necessário proceder ao seu registo para poder participar na competição, nasceu assim oficialmente em 1954 o "Centro Recreativo e Popular Arsenal de São Francisco", em homenagem ao santo que dá o nome à Igreja de S. Francisco, e em cujo jardim estes jovens se tinham reunido anos antes para criar o clube.
O Arsenal esteve depois em competição no campeonato da Fnat durante alguns anos, tendo-se sagrado campeão em 1958, a sua equipa de futebol, apesar de amadora, constituiu-se como uma das mais populares da cidade, e durante décadas promoveu o desporto entre os mais jovens. A participação do Arsenal nos campeonatos de futebol do Inatel, durou até aos anos 70, altura que esta competição teve um declínio, não se tendo disputado até nalguns anos devido à falta de equipas. O clube entrou mais tarde num período de inactividade tendo sido reativado em 1996. Ao longo da sua história foram aparecendo outras modalidades desportivas, como o atletismo, andebol, basquetebol, ciclismo, pingue-pongue, pesca, sueca, damas, xadrez, matraquilhos e o futsal, onde na sua vertente feminina chegou a existir uma equipa federada, que competiu no campeonato distrital, da época de 2003/04 à de 2006/07. Para além disso o Arsenal continua a participar ativamente em torneios de futsal e a organizar outras atividades. O clube veio a alterar a sua designação oficial, passando a ser chamado somente como Arsenal da Covilhã e a remover a sua associação ao nome de São Francisco, para reforçar assim a sua identidade.
A par da sua atividade desportiva o Arsenal já dispondo de uma sede própria, realizou ao longo dos anos outras atividades de carácter social, cultural e recreativo, tendo uma grande importância na dinamização do associativismo na cidade, onde já é uma referência, e um ponto de encontro da população.
Sem comentários:
Enviar um comentário