Fundação: 1963
Localidade: Janeiro de Cima, Fundão
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo Rio de Janeiro / Polidesportivo de Janeiro de Cima
Num dos vales da margem esquerda do Rio Zêzere, que separa os distritos de Coimbra e Castelo Branco, fica a freguesia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, local onde no primeiro dia do ano de 1963 foi fundado o Grupo Desportivo Tigres do Zêzere, por um grupo de entusiastas do desporto na aldeia..
O futebol era já o desporto principal do clube, desde os anos 50 era praticado regularmente pela juventude janeirense, que logo após a criação deste clube viu ser inaugurado o campo de São Sebastião, situado não muito longe da aldeia, e onde se passaram a disputar os jogos de futebol, porém ainda com condições insuficientes. A construção de um novo campo foi uma das prioridades do clube, e a juventude deitou literalmente mãos à obra, e com esforço conseguiu em 1975 inaugurar o novo Campo Rio de Janeiro, situado perto do parque fluvial nas margens do rio Zêzere.
Ao longo dos anos o Tigres do Zêzere foi realizando partidas amigáveis contra outras equipas de terras vizinhas, como por exemplo de Dornelas do Zêzere, Barroca e São Martinho. Tendo mais tarde começado a aparecer outras modalidades desportivas, como ténis de mesa, xadrez, sueca, e futebol de 5, que com a inauguração do ringue polidesportivo em 2003, passou a ser uma das principais modalidades, com regular participação e organização de torneios.
Mas o futebol, mesmo que menos praticado, continuou sempre a ter lugar, com o clube a participar no torneio inter-aldeias em 2004, onde inclusivamente atingiu as meias-finais. Desde então o Tigres do Zêzere tem-se mantido como a mais influente coletividade de Janeiro de Cima, realizando todo o tipo de atividades, na parte desportiva o futsal é hoje o desporto mais popular numa localidade que como tantas outras sofre de desertificação, mas que se pode orgulhar de ter um clube ainda bem vivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário