As publicações são actualizadas com regularidade

04/03/2019

Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Bemposta

Fundação: 1982
Localidade: Bemposta, Penamacor
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Polidesportivo de Bemposta

Esta coletividade está localizada na pequena aldeia de Bemposta, situada no extremo sul do concelho de Penamacor, terra que em tempos foi sede de concelho próprio e sede de freguesia, actualmente faz união de freguesias com Pedrogão de São Pedro, no entanto continua a ter uma grande importância histórica pelo seu património. O desporto nesta terra começa nas décadas de 50 e 60 com o incremento da prática do futebol que se tinha vindo a popularizar, começaram então os jogos amigáveis em campos improvisados contra aldeias da vizinhança.

Porém esta coletividade nasceu apenas no inicio dos anos 80, com o objectivo de agregar todo o tipo de atividades numa só entidade. O futebol continuou assim a ser praticado ao longo dos anos de forma amadora, tendo a equipa de Bemposta chegado a participar no torneio inter-aldeias em 1988, ano em que a prova foi organizada na vizinha Aldeia de Santa Margarida.

Nos anos que se seguiram, e fruto do decréscimo populacional e da desertificação que se faz sentir no interior, a associação foi tendo cada vez menos atividade, tendo nos seus últimos anos de existência, participado em alguns torneios de futebol e organizado torneios do jogo da malha, isto na área desportiva. Em inícios dos anos 2000 deu-se ainda a concretização da construção de um ringue polidesportivo na aldeia, mas a associação acabou por entrar em inactividade pouco tempo depois, apesar disso a juventude da terra foi usando esporadicamente o polidesportivo com partidas de futsal.

Houve nos anos seguintes a tentativa de reactivar a associação, mas sem sucesso, foi então que em 2013, e com o objectivo de se formar uma coletividade de defesa do património histórico da aldeia, optou-se por reactivar esta associação, para a mesma avançar assim com essa finalidade, e ao mesmo tempo realizar atividades culturais e sociais na aldeia, estando a parte desportiva com pouca presença, numa terra que luta contra o esquecimento mas que não esquece o seu passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário