Fundação: 1930
Localidade: Fundão
Modalidade: Futebol
Casa: Campo do Vale das Canas
Foi nos anos 20, quando o futebol se começou a tornar um desporto popular, que começaram a surgir vários clubes um pouco por toda a região, e a então vila do Fundão não foi excepção, um dos primeiros clubes a aparecer foi o Sporting do Fundão em 1926, e os adeptos benfiquistas do Fundão, não querendo ficar atrás, reuniram-se e entraram em contacto com o Sport Lisboa e Benfica para a criação de uma filial sua no Fundão, mesmo não obtendo resposta, o clube seguiu em frente e começou a prática do futebol, jogando contra as equipa da zona.
Após alguns anos de actividade no futebol, onde se foi tornando numa das equipas mais populares da vila, o clube voltou a tentar contactar o Benfica com vista a ser reconhecido como sua filial, o Sport Lisboa e Fundão não era ainda um clube legalizado, sendo que apenas no dia 14 de Junho de 1930 é fundado oficialmente, tendo em 1933 conseguido finalmente resposta positiva do Sport Lisboa e Benfica, para se tornar na sua filial n.º 24, entretanto a par dos jogos de futebol, o clube tinha outras modalidades como atletismo, ciclismo e pingue-pongue.
Uma das grandes batalhas das equipas de futebol do Fundão ao longo dos anos, foi sempre a falta de um campo de futebol digno, visto que os que iam existindo foram sendo destruídos para dar a lugar a outras construções, como o antigo campo do Seminário do Fundão, ou anos mais tarde, o campo do Vale de Canas que deu lugar à Adega Cooperativa. Entretanto o futebol no seio do Sport Lisboa e Fundão fica um pouco adormecido, pela falta de campo para jogar, nos anos seguintes a actividade do clube foi diminuindo drasticamente, até o mesmo ficar completamente parado em 1937, sendo depois dissolvido no ano de 1938.
Em consequência da II.ª Guerra Mundial, que se alastrou por vários anos, viveram-se momentos complicados no interior de Portugal, devido à falta de bens, e algumas das coletividades estiveram completamente paradas, como foi o caso do SL Fundão, que apenas em 1945 e já com o final da guerra, é novamente reerguido por uma comissão reorganizadora composta por benfiquistas do Fundão, que colocaram novamente o clube no ativo, e de regresso aos jogos de futebol, com a realização de inúmeros jogos um pouco por toda a região. Os anos que se seguem são de intensa atividade desportiva para o Sport Lisboa e Fundão, não só no futebol como também noutras modalidades, a par do Sporting Clube do Fundão era um dos clubes mais populares da vila, sendo o jogo entre as duas equipas um grande "derby". Chegou até a ser equacionada a participação da equipa do Benfica do Fundão no Campeonato Distrital de Futebol (onde já jogava o seu conterrâneo Sporting), mas nunca chegou a acontecer, com o clube a manter-se sempre pelo futebol amador.
Em 1948 muda a sua designação para "Sport Benfica e Fundão", e em 1949 muda novamente, já para a sua denominação definitiva "Sport Fundão e Benfica". A perda do campo de futebol para a construção da adega do Fundão, deixou novamente os clubes da vila sem casa para jogar, sendo a sua actividade desportiva reduzida ás outras modalidades, e a eventos sociais assim como a revindicação da construção de um novo campo. Enquanto a construção do campo não avançava, o Benfica e Fundão manteve o futebol ao longo dos anos, apenas com participações em jogos e torneios fora da vila.
Em 1954 começa a surgir a ideia da fusão de alguns clubes do Fundão, com o objectivo de criar uma equipa de futebol mais competitiva, e um clube com melhores condições, que agregasse um maior número de gente, e sem clubismos, apesar da contestação dos adeptos benfiquistas nesta fusão, a mesma acabou por acontecer, e nesse seguimento nasce assim em 1955 a "Associação Desportiva do Fundão", fruto da fusão do Sport Benfica e Fundão, do Sporting Clube do Fundão e do Hóquei Clube do Fundão, e é ainda nesse ano finalmente inaugurado o campo de jogos do Fundão. Terminava assim um dos clubes históricos do Fundão, que ao longo da sua história muito fez pelo desenvolvimento desportivo e cultural da localidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário