As publicações são actualizadas com regularidade

01/05/2019

Grupo Desportivo Vitória de Sernache

Fundação: 1948
Localidade: Cernache do Bonjardim, Sertã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Estádio Municipal Nuno Álvares Pereira / Pavilhão Desportivo Fernando Vaz Serra

O Vitória de Sernache é um dos clubes de futebol mais antigos e titulados do futebol regional, sediado na progressiva vila de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, este clube tem tido ao longo da sua história, uma forte actividade no futebol, com inúmeros campeonatos distritais conquistados e presenças em provas nacionais, tendo também equipas nas camadas de formação e ainda no futsal.

Este clube foi fundado na então aldeia de Sernache do Bonjardim (na grafia da época), terra onde nasceu o Santo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, e que desde cedo atingiu um grande desenvolvimento, tanto a nível económico como cultural. A primeira coletividade desportiva a surgir na localidade foi o "Atlético Clube de Sernache", criado em 1924 e apadrinhado pelo Atlético Clube de Portugal, passou a exercer uma importante acção junto da população na sua vertente cultural e desportiva, em especial pelo inicio da prática do futebol, desporto ainda embrionário na região. Este clube, juntamente com o "Grémio Recreativo Nuno Álvares", eram os representantes da equipa de futebol de Sernache do Bonjardim, que realizava jogos amigáveis com equipas de terras vizinhas.

Em consequência da cada vez mais frequente actividade desportiva, foram surgindo na terra outros grupos desportivos, e é assim que aparece em 1948, o "Grupo Desportivo Viação de Sernache", clube-empresa que tinha como finalidade proporcionar aos trabalhadores da "Companhia Viação de Sernache" (conhecida companhia de transportes sediada em Sernache do Bonjardim) atividades de desporto e lazer.

Durante a década de 40, o futebol continuou a ser praticado na localidade, quer pelo o Atlético Clube de Sernache (que mais tarde acabou por desaparecer), quer pelo Grupo Desportivo Viação de Sernache, não havia no entanto muita distinção entre os diversos jogadores de ambos clubes, havendo muitas vezes nos jogos de futebol disputados contra outras terras, uma espécie de selecção dos vários elementos de cada grupo, que formavam uma equipa para representar a aldeia. O Viação de Sernache, possuía diversas modalidades desportivas, para além do futebol, tinha ainda hóquei em patins, atletismo, ginástica e andebol, fruto da sua ligação à empresa homónima, que era quem constituía o principal motor de desenvolvimento económico da localidade, foi por esta altura que se iniciou uma expansão económica em Sernache do Bonjardim

Em 28 de Maio de 1950 foi inaugurado o Campo Nuno Álvares Pereira, construção cujos trabalhos foram custeados apenas pelos habitantes locais, terreno esse que anos mais tarde viria a dar lugar ao atual pavilhão desportivo. O campo era usado por todas as equipas da terra, inclusivamente a dos alunos do Instituto Vaz Serra, colégio que pertencia a Libânio Vaz Serra, também ele dono da Viação Sernache. Em 1955 Sernache do Bonjardim foi elevada por decreto lei à categoria de vila, pelo forte desenvolvimento vinha tendo ao longo dos anos a vários níveis que, e para o qual o Viação de Sernache (tanto a empresa como o grupo desportivo) contribuiu de certa maneira.

Em 1957 o Grupo Desportivo Viação de Sernache foi convidado para participar na Taça Amizade, torneio de futebol que reunia equipas de Cernache do Bonjardim, Figueiró dos Vinhos, Cabaços, Castanheira de Pêra, Sertã e Pedrógão Grande, tendo-se sagrado o vencedor da mesma, evidenciando a qualidade dos seus jogadores. Esta vitória inesperada deu confiança aos atletas do clube, levando-os no ano seguinte a participar nas competições federadas da Associação de Futebol de Castelo Branco, foi assim que na época de 1958/59, o Viação de Sernache se estreou no campeonato distrital.

Na sua época de estreia a equipa de Sernache excedeu as expectativas, e acabou mesmo por ser capaz de se bater por igual contra as equipas mais fortes, acabando por alcançar o 2.º lugar no campeonato distrital e assim conseguir a subida à III.ª Divisão Nacional, devido ao campeão desse ano, o Benfica e Castelo Branco, já estar a jogar também em provas nacionais. Ainda nessa temporada o Sernache obteve um honroso 5.º lugar na sua série da III.ª Divisão, mas que não chegou para garantir a permanência, tendo sido relegado de novo para o distrital. No entanto a equipa acabaria por se sagrar campeã distrital na época seguinte (1959/60) e subir novamente à III.ª Divisão Nacional.

Em 1961 o clube muda a sua designação para "Grupo Desportivo Vitória de Sernache", numa tentativa de se separar da Companhia Viação de Sernache, apesar dos seus estatutos imporem uma ligação dos membros da direcção com os gerentes da empresa. Na temporada de 1960/61, pela falta de equipas inscritas, para além da III.ª Divisão o Sernache disputa também o campeonato distrital no qual se sagrou novamente campeão, já no futebol nacional obteve ainda o 2.º lugar na sua série, e conseguiu um dos maiores feitos da sua história ao atingir a subida à II.ª Divisão Nacional, prova onde competiu na época de 1961/62. Mas a prestação da equipa neste patamar não correu pelo melhor, com uma série de maus resultados, que culminaram com o último lugar da tabela e consequente descida directamente para os distritais, porém como o clube era o único inscrito no campeonato distrital desse ano, foi considerado campeão da época 1962/63 e representante do distrito para disputar a III.ª Divisão.

Mas quando as prestações da equipa começaram a correr mal, o clube entrou em declínio, e a falta de comparência a alguns jogos do campeonato, tiveram como consequência um processo disciplinar instaurado ao clube pela Federação Portuguesa de Futebol, que suspendeu a equipa de futebol do Vitória de Sernache durante dois anos, e passou também uma avultada multa que o clube não conseguiu liquidar.

Impedido de participar nas competições de futebol organizadas pela Associação de Futebol de Castelo Branco, que entre 1962 e 1967 não organizou o campeonato distrital por falta de equipas, o Vitória de Sernache teve as suas actividades desportivas suspensas, não se tendo realizado inclusivamente reuniões de sócios, o clube esteve assim completamente inactivo de 1964 a 1974. Com a revolução do 25 de Abril de 1974, os trabalhadores da Companhia Viação Sernache, então nacionalizada e integrada na Rodoviária Nacional, tomaram a iniciativa de reactivar o Grupo Desportivo, com o objectivo de voltar organizar eventos desportivos para toda a população, voltou assim o futebol de forma amadora, com o clube a organizar também outras atividades recreativas, nessa fase o clube reativado teve o nome incial de "Sporting Clube de Sernache" em virtual do Sporting CP lhe ter cedido alguns equipamentos, e depois muda novamente para "Clube de Desportos de Cernache do Bonjardim", mas durou pouco o novo nome, pois foi decidida a retoma do nome original do clube.

Após longos anos de ausência de futebol na vila, o Vitória de Sernache reactivou a sua equipa de futebol, e na época de 1976/77 regressou à competição no Campeonato Distrital de Castelo Branco, onde se manteve a competir ininterruptamente durante as décadas seguintes. Apesar da predominância do futebol, o Vitória de Sernache teve diversas outras atividades durante a sua história, como outras modalidades desportivas, eventos culturais e de lazer que proporcionava à população. O novo começo no futebol distrital não foi muito bom, com a equipa a ficar nos últimos lugares nas suas primeiras temporadas, mas os resultados desportivos foram depois melhorando, e o Vitória de Sernache estabeleceu-se como uma das equipas mais regulares do campeonato distrital. Um dos principais problemas do clube era a falta de condições no já velho Campo Nuno Álvares Pereira, e a ideia da construção de um novo campo começou a ganhar forma no final da década de 80, a obra foi finalmente terminada em 1995, com a  inauguração do novo Estádio Municipal Nuno Álvares Pereira, agora com melhores condições.

O novo campo trouxe sucesso ao clube, que acabou por se sagrar campeão distrital na época de 1995/96, subindo assim à III.ª Divisão Nacional, mais de trinta anos depois da sua última presença em campeonatos nacionais, no entanto a equipa acabaria por ser despromovida, regressando ao distrital na temporada seguinte. Mas estadia no distrital foi curta, tendo o Sernache vencido novamente o campeonato em 1997/98, e regressado de novo à III.ª Divisão, o Sernache conseguiu manter-se na competição durante alguns anos, ao assegurar a permanência com classificações a meio da tabela, até ser despromovido, e voltar ao campeonato distrital na temporada de 2003/04. Seguiu-se depois uma fase de estabilidade de alguns anos nas competições distritais, em que o Sernache era sempre um dos favoritos à luta pelo titulo, de destacar ainda a vitória na Taça de Honra em 2010/11, e depois a "dobradinha" na época seguinte, com a conquista de mais uma Taça de Honra e do campeonato distrital, titulo que deu acesso a uma nova subida à III.ª Divisão Nacional, de onde a equipa acabaria por descer logo nesse ano.

De regresso ao distrital, o Vitória de Sernache volta a vencer mais um campeonato, na época de 2013/14, ao qual juntou ainda a conquista da Taça de Honra, desta vez a equipa subiu ao renovado Campeonato Nacional de Seniores, numa reestruturação que a FPF fez às antigas III.ª e II.ª Divisões Nacionais, nesta nova competição (que mudaria o nome para Campeonato de Portugal) a formação cernachense conseguiu manter-se durante três temporadas, até ser despromovida em 2017.

A equipa entrava para atacar o campeonato distrital na época de 2017/18, porém apesar de lutar pelo titulo até ao fim, acabou em 2.º lugar, numa temporada em que conquistou ainda a Taça de Honra. O tão esperado titulo haveria de chegar na época seguinte com o Sernache a dominar o campeonato de inicio ao fim, e a subir assim para o Campeonato de Portugal, juntado também a conquista de mais uma Taça de Honra. Após mais algumas equipas a competir no campeonato de Portugal, o Sernache desce de novo para o distritais, para mais uma curta estadia que durou apenas uma época, pois a equipa sagrou-se campeã em 2022/23, e assim subiu de novo para os nacionais.

Ao longo da sua história o Vitória de Sernache manteve ainda equipas de futebol nos vários escalões de formação, onde conquistou alguns títulos, a modalidade de futsal faz também parte do passado recente do clube, com equipas seniores feminina e masculina. Para além das atividades desportivas o Vitória de Sernache colabora activamente com as diversas associações do seu concelho na promoção e organização de eventos culturais, participando em diversos torneios e jogos populares, colaborando com meios humanos e materiais na organização de eventos de outras associações da comunidade. Sendo já uma das mais importantes entidades desportivas da zona do pinhal interior sul, o Vitória de Sernache é um porta-estandarte da sua vila e do concelho da Sertã.


Outros emblemas referenciados:

Emblema do Grupo Desportivo
Viação de Sernache

Sem comentários:

Enviar um comentário