As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Estrela de Cortes

Fundação: 1975
Localidade: Cortes do Meio, Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo do Louseiro / Pavilhão Professor Serra dos Reis

Fundado com o advento do espírito associativo que vigorava naquele tempo, o Estrela de Cortes nasceu fruto da vontade da juventude em praticar desporto, e realizar outras atividades de convívio para a população. O seu nome tem origem na proximidade da aldeia com a Serra da Estrela, sendo que o lugar de Penhas da Saúde, aldeia de montanha que se situa a 1,500 m de altura, e um conhecido resort de inverno, faz parte da freguesia de Cortes do Meio.

A presença do futebol na aldeia vinha já dos anos '60, com os jovens da terra a organizarem jogos amigáveis contra terras vizinhas, principalmente a localidade de Bouça, que faz também parte da freguesia. Em 1967 é inaugurado o campo de futebol da aldeia, baptizado como "Campo das Cortes", e mais tarde o campo de futebol usado pela equipa seria o "Campo do Louseiro" na entrada da aldeia, no sitio do Louseiro. A equipa de Cortes do Meio andou alguns anos pelo futebol amador, nomeadamente no antigo campeonato do Inatel, onde jogava como sendo uma delegação da Casa do Povo de Unhais da Serra, dá-se depois o salto para o futebol federado, com a equipa do Estrela de Cortes a competir no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão, na temporada de 1981/82, sendo essa a sua única presença em nos distritais ao nível do escalão sénior.

Na década de '80 e inicio dos anos '90, o Estrela de Cortes teve equipas de futebol amador que jogavam em jogos amigáveis, e para além disso tinha ainda equipas de camadas jovens nos campeonatos distritais. Mais tarde com a inauguração do pavilhão de Cortes do Meio em 1998, o clube abandona o futebol e aventura-se no futsal de formação, modalidade que deu depois um salto com a inscrição de uma equipa sénior no campeonato distrital, onde o Estrela competiu nas épocas de 1999/2000 e 2000/01. Em 1998 começou também a ser organizado pelo clube o torneio de futsal "25 de Abril", que ao longo dos anos se tornou uma referência na região, tendo-se realizado todos os anos até 2003, altura em que foi substituído por um torneio de futebol, que acabou por perder o entusiasmo e desaparecer.

Desde de então o futsal de formação foi uma forte aposta da coletividade, que ao longo dos anos foi tendo equipas de jovens nos campeonatos distritais, onde conquistou alguns títulos, como a "dobradinha" da equipa de juvenis, ao ganhar o campeonato e taça em 2008/09, e no ano seguinte a taça ganha pelos juniores que lhes valeu uma presença na taça nacional de futsal. O clube teve também equipas de futsal feminino que participaram em torneios locais.

Entretendo o Estrela de Cortes deixou de ter camadas jovens de futsal, dedicando-se apenas ao desporto amador, com uma equipa sénior que continua a representar a aldeia em torneios. Para além de outras atividades recreativas e sociais que vai desenvolvendo, o Estrela de Cortes reactivou o conhecido torneio "25 de Abril", que em conjunto com outra coletividade da freguesia, o grupo desportivo da Bouça, organizou durante alguns anos. Em relação ao futebol, o campo do Louseiro apesar minimamente preservado era muito pouco utilizado, e aquele espaço acabou por ser reconvertido num campo multidesportos com a construção de um ringue polidesportivo e uma pista de atletismo, derivado das excelentes condições que Cortes do Meio tem também no seu pavilhão, o futuro do desporto nesta freguesia passa assim pelo futsal, através da equipa da Bouça que está nas provas federadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário