Fundação: 1976
Localidade: Bouça (Cortes do Meio), Covilhã
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo de Cortes do Meio
O GDAC Bouça é a principal coletividade da aldeia de Bouça, anexa à freguesia de Cortes do Meio, e que de entre as várias atividades que desenvolve na sua localidade, se destaca a parte desportiva com o futsal, que ao longo dos anos tem tido uma forte presença, e que permanece até aos dia de hoje.
Este grupo nasceu com a liberdade trazida pelo 25 de Abril, e o interesse dos jovens pelo associativismo que se alastrou por todo o pais. Particularmente na aldeia de Bouça, nesse tempo havia já a necessidade de criar uma colectividade organizada para a prática desportiva, e actividades recreativas e culturais, como não havia campo de futebol, os únicos jogos que até então se tinham realizado foram em Cortes do Meio.
Foi assim que um grupo decidiu iniciar a prática de atletismo e de futebol de 11, porém como não dispunham ainda de equipamentos, decidiram fazer uma recolha de fundos, com os quais viriam a obter o material desportivo. Para além do desporto este grupo teve outras atividades como a vinda de grupos musicais, filmes e teatro à aldeia, e ainda ajudaram na revindicação da energia eléctrica para a
Bouça. Apesar de tudo este grupo não era ainda uma associação legalizada, não tinha sede própria e designação oficial, foi então que com a ajuda do povo, se conseguiu uma sede arrendada, a elaboração de estatutos, e um meio de transporte para os atletas, sendo por isso o ano de 1976 a data oficial de fundação do "Grupo Desportivo e Animação Cultural da Bouça".
Ao longo dos anos a coletividade foi continuando a apostar no atletismo, a par do futebol onde a Bouça chegou a ter equipas nas camadas jovens, a partir da década de 90 aparece o futsal, que viria a ser até hoje a principal modalidade da Bouça, primeiro de forma amadora com a participação em torneios locais, e mais tarde já com camadas jovens a competir nos campeonatos distritais, sendo que a estreia de uma equipa sénior no distrital acontece na época de 2006/07, mantendo-se a competir por mais duas temporadas, onde obteve resultados positivos. Na última época dos seniores masculinos, juntou-se também uma equipa de seniores femininos que participou no campeonato distrital da sua categoria, e onde esteve apenas um ano. Depois disso a Bouça continuou a apostar apenas em camadas jovens, mas mantendo uma equipa de seniores amadora que vai jogando em torneios na zona, o grupo organiza também anualmente o torneio de futsal "25 de Abril", em conjunto com o vizinho Estrela de Cortes.
Na época de 2021/22 a Bouça regressou ao desporto federado com uma equipa de futsal sénior no campeonato distrital, treze anos depois da sua última participação. Composta essencialmente por jogadores da freguesia a equipa surpreendeu ao terminar o campeonato no 3.º lugar e a participar no play-off de apuramento de campeão, com boas exibições contra as melhores equipas, a Bouça teve um bom regresso ao futsal, onde leva já três épocas consecutivas em competição.
As equipas da Bouça disputam os seus jogos no pavilhão de Cortes do Meio, clube com o qual tem uma boa relação de entreajuda, realizando todo o tipo de atividades culturais e recreativas nas suas localidades, visto que pertencem à mesma freguesia, e apesar das rivalidades, conseguem manter de boa saúde o desporto, particularmente o futsal, onde nesta zona já se tornou um referência.
Sem comentários:
Enviar um comentário