As publicações são actualizadas com regularidade

13/07/2019

Grupo Desportivo e Cultural Zebreirense

Fundação: 1980
Localidade: Zebreira, Idanha-a-Nova
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Complexo Desportivo do GDC Zebreirense

A Zebreira é uma antiga vila raiana, localizada no centro do concelho de Idanha-a-Nova, e que teve no seu passado desportivo a prática do futebol, que aparece na localidade pelos anos 30. Ao longo das décadas a Zebreira como terra desenvolvida e populosa que sempre foi, continuou com a sua equipa de futebol em jogos amigáveis contra terras das vizinhanças como Rosmaninhal, Monfortinho, Monsanto, Salvaterra do Extremo, Ladoeiro, entre outros, para além dos tradicionais jogos solteiros x casados.

A Zebreira foi participando em torneios de futebol e jogos amigáveis com alguma regularidade, tendo surgido depois entre os zebreirenses, a ideia de se criar na vila uma coletividade dedicada não só ao desporto mas também a outras atividades, e foi assim fundado no dia 11 de Setembro de 1980 o "Grupo Desportivo e Cultural Zebreirense", associação criada com a finalidade da promoção desportiva, cultural e recreativa entre os seus associados e habitantes da localidade. Logo o clube tratou de arranjar uma sede social própria, que se viria a localizar na zona da Caneca, num local limítrofe ao campo de futebol que já existia, e cuja construção terminou em 1987, alguns anos depois este complexo desportivo viria também a ser dotado de balneários e de um ringue polidesportivo.

A atividade desportiva do clube na década de 80 passou pelo futebol amador, com participação em jogos e torneios, tendo-se mais tarde dado o salto para o desporto federado, com equipas de futebol nas categorias de júniores, no início dos anos 90. O Zebreirense trocou depois o futebol de formação para se dedicar ao então futebol de cinco (hoje futsal) também com camadas jovens, a par disso manteve uma equipa amadora de séniores de futsal que obteve grande sucesso, a equipa sagrou-se vencedora de vários torneios por todo o distrito e também alguns em Espanha.

A nível federado, deu-se na época de 1993/94 a estreia de uma equipa de futsal sénior, que logo nesse ano consegue o 2.º lugar no campeonato distrital, posto que lhe valeu uma subida para a II.ª Divisão Nacional, de onde haveria ser despromovida logo no ano de estreia em provas nacionais. De volta ao distrital o Zebreirense sagrou-se campeão em 1995/96, num campeonato disputado até ao final com o vizinho e rival Ladoeiro, a equipa subiu assim de novo para II.ª Divisão Nacional, patamar que requeria outro tipo condições, chegando a ser equacionada a construção de um pavilhão desportivo na Zebreira, mas que por nega da junta local não se chegou a realizar, acabando em vez disso por se construir um novo polidesportivo com melhores condições junto do campo de futebol. Mas a época de 1996/97 foi a mesmo a última da equipa sénior em competição, apesar de ter tido melhores prestações que na sua última passagem pelos nacionais, o Zebreirense acabaria por terminal nos últimos lugares e ser despromovido para o distrital, porém a equipa terminou no fim dessa temporada.

Depois o Zebreirense dedicou-se exclusivamente ao futsal de formação, onde ao longo dos anos se veio a tornar uma referência no seu concelho, levando o nome da vila da Zebreira por toda a região, competindo com equipas de futsal em vários os escalões, desde infantis, iniciados, juvenis e juniores, uma autentica academia de futsal, que movimentava a juventude do concelho de Idanha-a-Nova. Este projecto de futsal do Zebreirense durou até à temporada de 2003/04, tendo a colectividade suspendido o desporto federado.

Depois disso o clube dedicou-se a outras atividades culturais e recreativas na vila, tendo o Grupo Desportivo e Cultural Zebreirense entrado depois em inactividade, após ter deixado a sua marca no desporto regional, mais concretamente no futsal de formação. Mantêm-se no entanto em bom estado as suas instalações desportivas, que estão ao dispor da juventude da terra que com maior ou menor regularidade as tem utilizado em jogos amigáveis. Em 2021 um grupo de pessoas da terra e com ligações à coletividade decidiram reativar o clube, com a reabertura da sua sede social, e o regresso da praticada desportiva com jogos de futsal.

Sem comentários:

Enviar um comentário