As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo Recreativo e Cultural "Os Amigos de São Tiago"

Fundação: 1983
Localidade: Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal Vale do Romeiro

Conhecido popularmente como "Amigos de São Tiago", este clube aparece no inicio da década de 80, com o impulso do associativismo de um grupo de moradores do Bairro de S. Tiago, na cidade de Castelo Branco (que abrange a zona que vai desde o hospital até ao largo das "tílias"), e que, a convite de algumas colectividades da região, formaram um grupo para "jogar à bola". Com sede no n.º 4 da Rua Pedro Álvares Cabral, esta coletividade bairrista albicastrense, começa a reunir não só pessoas do bairro mas também gente de outras partes da cidade, e dá-se inicio à prática do futebol e também do então futebol de salão.

Após alguns jogos amigáveis e torneios onde ia participando, reuniram-se condições para a equipa entrar no torneio inter-aldeias de 1985, a realizar em Salgueiro do Campo, a estreia da equipa foi uma surpresa total, tendo ficado em 1.º lugar do seu grupo e passado todas as eliminatórias, chegando à final, que acabou por vencer frente ao anfitrião Salgueiro do Campo. Uma estreia que deu logo em titulo, e que foi a alavanca para o clube se inscrever nas provas distritais logo no inicio da época seguinte. Inicialmente a equipa começou por competir no Estádio Municipal Vale do Romeiro, mas dada a existência de vários clubes que praticavam esta modalidade, e por falta de campos de futebol públicos na cidade, a equipa vê-se obrigada a procurar um campo nas freguesias mais próximas, tendo então optado pelo campo de Salgueiro do Campo, realizando lá os seus jogos caseiros. Como na temporada de 1989/90 o Salgueiro do Campo inscreveu também a sua equipa no distrital, o Amigos de S. Tiago usou nessa sua última época o Campo Viscondessa do Alcaide, em Escalos de Cima.

É na temporada de 1985/86, que o Amigos de S. Tiago inicia a sua participação no futebol federado, na 1.ª Divisão Distrital, na época seguinte a equipa acaba por ser despromovida à 2.ª Divisão, onde compete depois apenas por uma época, pois obteve o 2.º lugar e a subida de divisão. Novamente a jogar na 1.ª Distrital na temporada de 1988/89, a equipa acabou por terminar o campeonato no último lugar da tabela, e iria descer novamente de divisão, mas a desistência do Académico do Fundão fez com que o Amigos S. Tiago ocupasse a sua vaga e assim permanecesse na 1.ª Divisão Distrital. A equipa participou ainda no inter-aldeias de 1989, onde não passou da fase grupos. A temporada de 1989/90 foi a última do clube no futebol federado, e onde obteve a sua melhor classificação de sempre ao terminar em 4.º lugar. 

O adeus ao futebol federado após quatro épocas de competição, parece ter sido o ponto final da coletividade, que desde então não voltou a ter qualquer actividade desportiva na cidade, tendo o clube entrado em inactividade até aos dias de hoje. Um clube de um bairro central da cidade de Castelo Branco, que teve uma vida curta mas muito intensa desportivamente.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho de pesquisa. Faltou, no meu ver, mais pormenores a cerca das cores e dos equipamentos das colectividades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela referencia, tentamos ser o mais precisos possível nas publicações, com a menção de pormenores, mas ás vezes torna-se difícil, porque algumas equipas, principalmente as mais amadoras, não têm equipamentos fixos, tal como as cores dos emblemas por vezes não são cores usadas pelo clubes, mas tentaremos ser o mais fiáveis possível. Bem haja.

      Eliminar