sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Prazeres

Fundação: 1990
Localidade: Vale de Prazeres, Fundão
Modalidades: Futebol e Futsal
Campo: Campo de Futebol de Alpedrinha / Pavilhão Municipal do Fundão

É na populosa aldeia de Vale de Prazeres em plena Cova Beira, que nasce no primeiro ano da década de 90, o Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Prazeres, que tinha como objectivos iniciais incentivar o desporto, a cultural e atividades populares na aldeia. Devido ao fraco passado desportivo da população, que nos anos 60 teve uma forte adesão desportiva com a Casa do Povo de Vale de Prazeres, entusiasmo foi se perdendo, facto que deve muito à falta de instalações próprias para a prática desportiva, até pelas próprias inclinações dos terrenos da freguesia fruto de estar localizada na zona da Serra da Gardunha. Numa localidade que não possui campo de futebol nem pavilhão desportivo, seria no inicio de estranhar como Vale de Prazeres se iria lançar no desportivo da região, mas com dedicação tudo foi possível.

No que ao futebol diz respeito já os jovens de Vale de Prazeres se deslocavam a outras terras para jogos amigáveis, depois mas o clube contou com participações no torneio inter-aldeias nos anos de 1993 e 1996, com casa emprestada em Alpedrinha, e em que o a equipa não passou da fase de grupos.

Depois de federado da Associação de Futebol de Castelo Branco, o clube começa nos anos 2000 a participar com equipas de futsal de iniciados e juvenis nos campeonatos distritais, até que mais tarde aparece com com uma equipa de seniores a participar no campeonato distrital de futsal na época 2003/2004, mantendo também uma equipa de juniores. A equipa sénior competiu durante quatro épocas (até 2006/07) no distrital, com resultados favoráveis. Durante essa altura as equipas jogavam no Pavilhão Municipal do Fundão, tendo chegado a ser equacionada a construção de um pavilhão desportivo em Vale de Prazeres, que acabou por nunca acontecer.

Depois disso o clube passou por momentos altos e baixos, tendo-se dedicado ao atletismo e a outras actividades mais populares como bombos e eventos sociais e culturais, no entanto a aldeia tem participado esporadicamente em torneios de futsal na região, sendo o clube na actualidade ainda uma das principais colectividades da freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário