sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Prazeres

Fundação: 1990
Localidade: Vale de Prazeres, Fundão
Modalidades: Futebol e Futsal
Campo: Campo de Futebol de Alpedrinha / Pavilhão Municipal do Fundão

É na populosa aldeia de Vale de Prazeres em plena Cova Beira, que nasce no primeiro ano da década de 90, o Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Prazeres, que tinha como objectivos iniciais incentivar o desporto, a cultural e atividades populares na aldeia.

Porém a primeira coletividade desportiva a aparecer na aldeia, foi o "Grupo Desportivo da Casa do Povo de Vale de Prazeres", fundado em 1946, que nesse ano chegou a inaugurado um campo de futebol próprio, onde realizava jogos amigáveis, com uma forte adesão desportiva que terá durado até à década 60, o entusiasmo foi-se perdendo, e a equipa assim como campode de futebol acabaram por desaparecer, facto que deve muito à falta de instalações dignas para a prática desportiva, até pelas próprias inclinações dos terrenos da freguesia, fruto de estar localizada na zona da Serra da Gardunha.

A fundação do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Prazeres em 1990, veio reunir a juventude da terra para a prática desportiva,  numa localidade que não possuía nem campo de futebol nem pavilhão desportivo, e seria no inicio de estranhar como Vale de Prazeres iria fazer o seu percurso desportivo na região, mas com dedicação tudo foi possível. e no que ao futebol diz respeito já os jovens de Vale de Prazeres se deslocavam a outras terras para jogos amigáveis, e mais tarde o clube contou com participações no torneio inter-aldeias nos anos de 1993 e 1996, com casa emprestada em Alpedrinha, numa competição e em que a equipa nunca passou da fase de grupos.

Depois de federado na Associação de Futebol de Castelo Branco, o clube começa nos anos 2000 a participar com equipas de futsal de iniciados e juvenis nos campeonatos distritais, até que mais tarde na época de 2003/2004, aparece com uma equipa de seniores a comepetir no campeonato distrital de futsal  mantendo também uma equipa de juniores. A equipa sénior esteve durante quatro temporadas (até 2006/07) no campeonato distrital, com resultados favoráveis. Durante essa altura as equipas jogavam no Pavilhão Municipal do Fundão, tendo chegado até a ser equacionada por parte da autarquia fundanense, a construção de um pavilhão desportivo em Vale de Prazeres, mas que acabou por nunca vir a acontecer.

Depois disso o clube passou por momentos altos e baixos, tendo-se dedicado ao atletismo e a outras actividades mais populares como grupo de bombos e eventos sociais e culturais, no entanto a aldeia tem participado esporadicamente em torneios de futsal na região, sendo o clube na actualidade ainda uma das principais colectividades da freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário