quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Grupo Desportivo Recreativo e Cultural "Os Amigos de São Tiago"

Fundação: 1983
Localidade: Castelo Branco
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Campo das Frieiras (Salgueiro do Campo)

Conhecido popularmente como "Amigos de São Tiago", este clube aparece no inicio da década de 80, com o impulso do associativismo de um grupo de moradores do Bairro de Santiago, na cidade de Castelo Branco (que abrange a zona que vai desde o hospital até ao largo das "tílias"), e que, a convite de algumas colectividades da região, formaram um grupo para "jogar à bola". Com sede no n.º 4 da Rua Pedro Álvares Cabral, esta coletividade bairrista albicastrense, começa a reunir não só pessoas do bairro mas também gente de outras partes da cidade, e dá-se inicio à prática do futebol e também do então futebol de salão.

Após alguns jogos amigáveis e torneios onde ia participando, reuniram-se condições para a equipa entrar no torneio inter-aldeias de 1985, a realizar em Salgueiro do Campo, a estreia da equipa foi uma surpresa total, tendo ficado em 1.º lugar do seu grupo e passado todas as eliminatórias, chegando à final, que acabou por vencer frente ao anfitrião Salgueiro do Campo. Uma estreia que deu logo em titulo, e que foi a alavanca para o clube se inscrever nos distritais logo no inicio da época seguinte.

Por falta de campos de futebol públicos na cidade, e dada a existência de vários clubes que praticavam esta modalidade, a equipa vê-se obrigada a procurar por um campo nas freguesias mais próximas, tendo chegado então a optar pelo campo de Salgueiro do Campo, realizando lá os seus jogos caseiros. É então que na temporada de 1985/86, o Amigos de São Tiago inicia a sua participação no futebol federado, na 1.ª Divisão Distrital, na época seguinte a equipa acaba por ser despromovida à 2.ª Divisão, onde compete depois por mais duas épocas (1988/89 e 1989/90). Tendo ainda pelo meio participado no inter-aldeias de 1989, onde não passou da fase grupos.

O adeus ao futebol federado após quatro épocas de competição, parece ter sido o ponto final da coletividade, que desde então não voltou a ter qualquer actividade desportiva na cidade, tendo o clube entrado em inactividade até aos dias de hoje. Um clube de um bairro central da cidade de Castelo Branco, que teve uma vida curta mas muita intensa desportivamente.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho de pesquisa. Faltou, no meu ver, mais pormenores a cerca das cores e dos equipamentos das colectividades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela referencia, tentamos ser o mais precisos possível nas publicações, com a menção de pormenores, mas ás vezes torna-se difícil, porque algumas equipas, principalmente as mais amadoras, não têm equipamentos fixos, tal como as cores dos emblemas por vezes não são cores usadas pelo clubes, mas tentaremos ser o mais fiáveis possível. Bem haja.

      Eliminar