terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Casa do Povo de Casegas

Emblema Grupo Desportivo da Casa do Povo de Casegas

Fundação: 1934
Localidade: Casegas, Covilhã
Modalidade: Futebol de 11
Casa: Campo de Jogos de Casegas

Como todas as Casas do Povo criadas em Portugal nos anos 30, a de Casegas tornou-se num espaço de convívio e recreio para a população, localizada na altitude da serra, bem perto do concelho do Fundão, e destinada ao desenvolvimento económico, social e cultural da aldeia, a Casa do Povo foi um importante meio para a sua comunidade.

Só nos anos 60 se popularizou o futebol, e logo começaram os jogos amigáveis com outras terras circundantes, em especial as rivalidades com os vizinhos de Sobral de São Miguel e de Ourondo, jogos esses que eram autênticos "derbys" em ambos os campos. Nos anos 70 houve ainda uma equipa de futebol conhecida como "Águias de Casegas", que equipava de vermelho, e que representava a aldeia nos jogos de futebol.

Durante alguns anos seguiram-se participações de equipas de Casegas em torneios da região, com alguns bons resultados e sempre com grande aderência por parte da população, a  equipa da Casa do Povo teve depois uma breve passagem pelo futebol nos campeonatos do inatel, mas face à grande vontade de praticar futebol a outro nível, a Casa do Povo cria depois o Grupo Desportivo, inscrevendo-se na 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco, onde compete na época de 1987/88. Essa seria a única presença da equipa em provas distritais, após ter ficado nos últimos lugares, não voltando a existir nova participação em competições federadas.

Mais tarde com a construção do polidesportivo, mesmo junto ao campo de futebol (hoje inutilizado), surgiram as participações em torneios de futsal, prática que se mantém esporadicamente a par de outras atividades que a Casa do Povo de Casegas organiza.

Sem comentários:

Enviar um comentário