domingo, 10 de dezembro de 2017

Centro Recreativo de Tinalhas

Fundação: 1941
Localidade: Tinalhas, Castelo Branco
Modalidades: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos Visconde de Tinalhas

É na aldeia de Tinalhas que nasce nos anos 40 umas das mais históricas colectividades da freguesia, esta associação foi iniciada com o objectivo de organizar actividades de recreio e populares.

O futebol aparece somente na década seguinte com o "Tinalhas Futebol Clube" (que mais tarde viria a ser "absorvido" pelo Centro Recreativo que passou a tomar conta do futebol), já nos anos 50 a formação tinalhense realizava jogos amigáveis com outras localidades, tendo nos anos 60 visto ser inaugurado o seu campo de futebol, batizado pelo benemérito Visconde de Tinalhas, num jogo de inauguração com a equipa do Carvalhense Futebol Clube de Aldeia do Carvalho (Covilhã).

A par de outras atividades culturais e desportivas o Centro Recreativo de Tinalhas continuou com o futebol e participa em 1975 no primeiro torneio inter-aldeias, prova onde marca presença depois nos anos de 1985 e 1986. Foi em 1991 que coube a Tinalhas organizar o torneio, tendo a equipa alncançado a final da prova onde viria a perder com Cafede, porém depois do desaire desse ano, vem a vitória em 1993, com Tinalhas a sagrar-se campeã após bater na final o anfitrião Sobral do Campo.

A década de 90 em Tinalhas foi muito intensa desportivamente, a aldeia vê inaugurado o seu ringue polidesportivo, passando o futebol de 5 a fazer também parte da colectividade com a realização de jogos e participação em torneios. Relativamente ao futebol, a equipa de Tinalhas participa ainda nos inter-aldeias de 1997 e 1998.

Entretanto a colectividade entra em inactividade devido a um vazio diretivo, regressando somente em 2003 tendo participado no inter-aldeias desse ano. Desde então o desporto tem-se mantido vivo na aldeia, apesar de haver menos gente, continuam os jogos de futsal com participações em torneios locais, e também o futebol, com recentes participações no inter-aldeias, nomeadamente em 2014, 2015 e 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário