sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Pedrógão de São Pedro

Fundação: 1979
Localidade: Pedrógão de S. Pedro, Penamacor
Modalidade: Futebol de 11
Casa: Estádio Tenente Manuel Morais

Sediado na aldeia de Pedrógão de S. Pedro (até 1997 era apenas Pedrógão), Este clube é um dos históricos do futebol no seu concelho, par do Penamacorense. Fundado em 1979 com as cores azul e branco, as mesmas do Concelho, e apenas como associação de cariz popular, só na época de 1986/87 teve a sua primeira participação no Campeonatos Distrital de Futebol da AF Castelo Branco, após alguns anos a disputar jogos amigáveis contra outras localidades.

Começa por participar na 2.ª Divisão Distrital, onde se manteve durante cerca de dez anos, até atingir a subida ao 1ª escalão distrital na temporada de 1996/97, após um 2º lugar atrás do clube vizinho de Meimoa. Desde então o clube nunca foi relegado de divisão.

A par do futebol também o futsal teve lugar de forma amadora no Complexo Desportivo de Pedrógão, com a realização de jogos amigáveis. Em 1996 o Pedrógão participou ainda no torneio de futebol inter-aldeias organizado em Aldeia de St.ª Margarida. O clube teve até meados dos anos 2000 camadas jovens de vários escalões a participar nos distritais.

Após um obter o 4º lugar em 2008/09, foi na época de 2009/2010 que o clube alcançou uma das suas melhores classificações no campeonato distrital, ao ficar em 1.º lugar na fase regular da competição, porém acabou por perder na fase final de apuramento de campeão para o Águias do Moradal. Em 2014 o clube vê concretizado um sonho de à muitos anos, com a instalação de um relvado sintético no seu campo, melhorando a qualidade da prática do futebol.

Desde então o Pedrógão tem-se mantido sempre em competição ano após ano, com um misto jovens jogadores da região e elementos mais experientes, o clube leva mais de 30 anos consecutivos em competição, tendo já alcançado o recorde de equipa com mais participações consecutivas no campeonato distrital de Castelo Branco, muito por mérito do seu presidente António Pinto que tem liderado a associação ao longo dos últimos anos, um grande feito para uma pequena aldeia, que é único representante do Concelho de Penamacor, e que serve como exemplo a seguir para outros clubes.

Sem comentários:

Enviar um comentário