As publicações são actualizadas com regularidade

Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Carvalhal Formoso

Fundação:
1985
Localidade: Carvalhal Formoso (Ínguias), Belmonte
Modalidade: Futsal
Casa: Polidesportivo de Carvalhal Formoso e Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Belmonte

É na aldeia de Carvalhal Formoso, povoação anexa da freguesia de Ínguias, no concelho de Belmonte, que se situa uma das equipas de futsal mais regulares do distrito de Castelo Branco, leva já mais de vinte anos a competir no campeonato distrital.

Tudo começou no dia 16 de Maio de 1985 quando é oficialmente criado o "Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Carvalhal Formoso", aldeia que como todas as outras necessitava de uma colectividade local que se encarregasse da realização dos vários tipos de eventos que ocorriam na localidade. A nível desportivo o Cecurde (acrónimo pelo qual os habitantes da terra tratam o clube) começou por ter os típicos jogos de futebol contra terras vizinhas, que já aconteciam anteriormente na aldeia. Depois dedicou-se também ao futebol de 5, modalidade que se começou a popularizar em início dos anos 90, primeiro com uma equipa que participava em torneios locais, e que obteve relativo sucesso, o que levou depois o clube a aventurar-se com uma equipa federada nos campeonatos distritais, onde se estreia na época de 1995/96. A equipa começou por competir no polidespotivo de Carvalhal Formoso, mas depois com as cada vez maiores exigências por parte dos órgãos das competições oficiais, e a evolução do futebol de 5 para futsal, a equipa teve de mudar os seus jogos caseiros para o pavilhão de Belmonte, onde tinha melhores condições.

São já largos os anos em que o Cecurde joga no campeonato distrital de futsal, sendo a equipa que se encontra à mais anos consecutivos a competir ininterruptamente nesta competição, onde apesar de nunca se ter sagrado campeã, atingiu por algumas vezes o play-off de apuramento de campeão, no seu palmarés constam ainda duas Taças de Honra, conquistadas nas épocas de 2007/08 e 2014/15, assim como a presenças na final em 2017/18 e 2019/20. Para além disso o clube organiza há mais de vinte anos um torneio anual de futsal, que conta sempre com grande adesão de outras equipas da zona, para além de outros torneios locais onde o Cercurde participa. Após mais de duas décadas a competir no campeonato distrital de futsal, o Cecurde optou por não participar na prova na época de 2020/21 devido à pandemia, que trouxe vários constrangimentos como a impossibilidade dos treinos no pavilhão, e também o adiamento da prova que só se veio a realizar alguns meses depois do inicio da temporada.

Uma equipa que mesmo sendo de uma terra pequena, demonstra grande coragem e persistência, ao manter-se ano após ano em competição, sempre com gente da freguesia na equipa, tendo ao longo dos anos também aposto em equipas das camadas jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário