sábado, 4 de novembro de 2017

Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Carvalhal Formoso

Fundação: 1985
Localidade: Carvalhal Formoso (Inguias), Belmonte
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Belmonte

É na aldeia de Carvalhal Formoso, povoação anexa da freguesia de Inguias, no voncelho de Belmonte, que se situa uma das já históricas equipas de futsal do distrital de Castelo Branco, que leva já perto de 20 anos a competir no campeonato distrital.

Tudo começou no dia 16 de Maio de 1985 quando é oficialmente criado o Centro Cultural Recreativo e Desportivo em Carvalhal Formoso, aldeia que como todos as outras necessitava de uma colectividade local que se encarrega-se da realização dos vários tipos de eventos que ocorriam na localidade. A nível desportivo a Cecurde (acrónimo pelo qual os habitantes da terra tratam o clube) começou por ter os típicos jogos de futebol com terras vizinhas que já aconteciam anteriormente na aldeia, mas a paixão pelo futebol de 5, levou a que a meio dos anos 90, o clube se aventura-se com uma equipa federada nos campeonatos distritais. Primeiro começou por competir no polidespotivo de Carvalhal Formoso, mas depois com as cada vez maiores exigências por parte dos órgãos das competições oficiais e a evolução do futebol de 5 para futsal, a equipa teve de mudar os seus jogos caseiros para o pavilhão de Belmonte, onde tinha melhores condições.

São já largos os anos em que a Cecurde rola a bola no campeonato distrital, sendo a equipas que à mais anos consecutivos leva a competir ininterruptamente na prova, onde apesar de nunca se ter sagrado campeã, atingiu por algumas vezes os play-off de apuramento de campeão, no seu palmarés constam ainda duas Taças de Honra, conquistadas nas épocas de 2007/08 e 2014/15, e a presenças na final da taça em 2017/18. Para além disso o clube organiza regularmente torneios amadores de futsal, que contam sempre com grande adesão de outras equipas da zona.

Uma equipa que mesmo sendo de uma terra pequena, demonstra grande coragem e persistência, ao manter-se ano após ano em competição, sempre com gente da freguesia na equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário