As publicações são actualizadas com regularidade

Sporting Clube da Covilhã

Fundação: 1923
Localidade: Covilhã 
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Estádio Municipal José Santos Pinto / Pavilhão Desportivo N.º 1 da UBI

O Sporting da Covilhã é o clube de futebol mais bem sucedido do distrito de Castelo Branco e um dos mais antigos, tendo marcado presença na Primeira Liga durante várias épocas, e numa final da Taça de Portugal. Tem sido presença regular nas competições profissionais durante muitos anos, sendo uma das principais bandeiras da cidade da Covilhã e de toda a região da Beira Interior.

Na cidade da Covilhã, terra com um grande passado industrial na área dos lanifícios, começaram a surgir os primeiros clubes desportivos nos inícios da década de 20, já o futebol caminhava para uma popularidade que se ia alastrando por todo o país, o entusiasmo por este desporto levou a que fossem formadas algumas equipas, como "Montes Hermínios Sport Club", "Victória Luso Sporting", "União Desportiva da Covilhã" ou o "Estrela Foot-ball Club", este último que em 1923 por uma grande ligação que existia entre alguns dos seus elementos com figuras do Sporting de Clube de Portugal, veio a dar origem ao "Sporting da Clube da Covilhã", como filial oficial N.º 8 do clube lisboeta.

O então denominado campo da Várzea era o terreno usado pela maioria das equipa covilhanenses para os jogos amigáveis, mais tarde deu-se a construção de um campo de jogos na cidade, chamado Campo do Alto do Hospital, que teve como grande impulsionador José dos Santos Pinto, tendo mais tarde o Sporting da Covilhã, a titulo póstumo, dado o seu nome ao campo em jeito de homenagem, que se mantém até aos dias de hoje. Os primeiros anos do clube no futebol foram em partidas amigáveis contra outras equipas da cidade e da região, visto que no distrito ainda não existia nenhuma competição oficial, para colmatar essa lacuna, no inicio de 1936 os clubes da cidade decidiram organizar a "Liga de Futebol da Covilhã", disputada entre si. Ainda nesse ano viria a ser criada a Associação de Futebol de Castelo Branco, da qual o Sp. da Covilhã foi um dos dez clubes fundadores, a primeira prova oficial realizada foi a Taça de Castelo Branco, disputada apenas entre o Sport Lisboa e Castelo Branco e o Sp. da Covilhã, com os serranos a levarem a melhor. Na época de 1936/37 dá-se inicio ao Campeonato Distrital de Castelo Branco, que o Sp. da Covilhã viria a dominar por completo, conquistando o titulo nas primeiras onze edições da prova, de 1936/37 até 1946/47.

Nessa altura, como o número de clubes em competição no campeonato distrital era menor, as próprias competições tinham uma curta duração, pelo que as equipas campeãs distritais competiam simultaneamente no distrital e na II.ª Divisão Nacional na mesma temporada, o Sp. da Covilhã foi assim ficando conhecido a nível nacional pelas suas prestações, tendo na época de 1947/48 se sagrado campeão nacional da II.ª Divisão, e assim conseguiu a subida para o principal patamar do futebol em Portugal, a Primeira Divisão, onde viria a competir nos anos seguintes. A jogar entre os maiores clubes nacionais, o Sp. da Covilhã foi conquistando o seu espaço, com ajuda financeira de alguns dos industriais da cidade, e da grande dedicação dos dirigentes do clube, o Covilhã conseguiu bater-se de igual para com as outras equipas, contado também com a vantagem da localização do seu campo, nas alturas da Serra da Estrela, e pelas baixas temperaturas, que era considerado por muitos como o campo mais difícil de visitar. As melhores classificações da equipa foram o 6.º lugar nas épocas de 1949/50, 1950/51 e 1951/52, e um 5.º lugar em 1955/56, a sua melhor classificação de sempre na Primeira Divisão, ficando logo atrás de Sporting, Belenenses, Benfica e Porto.

Na época de 1956/57, a equipa termina o campeonato em 13.º lugar, acabando assim por ser relegada para a II.ª Divisão, no entanto nessa mesma temporada o clube atingiu um dos maiores feitos desportivos da sua história, ao chegar à final da Taça de Portugal, com brilhantes prestações ao longo da prova, como a eliminação do Porto nos quartos-de-final, já na final no Estádio do Jamor, o Covilhã acabou por perder o troféu para o Benfica, numa derrota por 3-1, mas que deixou uma boa imagem da formação covilhanense. Já com o mérito desportivo que veio a conquistar ao longo dos anos, o Covilhã partia para a época de 1957/58 como um dos favoritos à vitória na II.ª Divisão, onde de facto veio a sagrar-se campeão, e assim marcar o seu regresso à Primeira Divisão. Longe das prestações de anos anteriores, mas com a mesma garra que sempre o caracterizou, o Covilhã conseguiu manter-se entre os grandes do futebol nacional, mas ao fim de quatro épocas a equipa viria novamente a descer para a II.ª Divisão, patamar onde jogou nos anos seguintes, e de onde viria a descer para a III.ª Divisão Nacional em 1968/69. 

Os anos que se seguem são de alguma instabilidade a nível competitivo, fruto também da grave crise que o sector têxtil atravessava, este que era um dos principais patrocinadores do clube, com a equipa a oscilar entre a II.ª e III.ª Divisões, até se estabelecer no segundo escalão no final da década de 70. Após alguns anos a lutar pelos lugares cimeiros, o Covilhã finalmente consegue o seu objectivo em 1984/85, ao ser vice-campeão da II.ª Divisão e conseguir assim a subida à Primeira Divisão, mais de vinte anos após a sua última presença naquele escalão. A época de 1985/86 trouxe o Covilhã de regresso ao convívio com os grandes, numa temporada em que a equipa não conseguiu atingir a manutenção, tendo sido despromovida após ficar em último lugar. Logo na época seguinte o Covilhã sagra-se campeão da II.ª Divisão, e consegue uma nova promoção para a Primeira Divisão, mas o regresso ao campeonato nacional não seria muito bom a nível de resultados, com a equipa a terminar em último lugar e a descer novamente de divisão, nessa que seria a sua última temporada no principal escalão do futebol português.

Em 1990 foi criada a Liga de Honra, um campeonato de carácter profissional que passaria a ser o segundo escalão, substituindo a II.ª Divisão que passaria a ser conhecida como II.ª B, no entanto o Sporting da Covilhã não conseguiu marcar presença na estreia da Liga de Honra, ficando a apenas um ponto da subida. O clube passou assim quase toda a década de 90 a competir na II.ª Divisão B, e chegou até a cair na III.ª Divisão em 1992/93. Apenas na temporada de 1996/97 o clube faz a sua estreia na Liga de Honra, mas desce de divisão logo nesse ano. Em 1998/99 sagra-se campeão nacional da II.ª Divisão B e regressa de novo à Liga de Hora, de onde volta a ser despromovido. O Covilhã passaria os próximos anos a lutar por se estabelecer no futebol profissional, com algumas descidas e subidas de divisão, contando com mais algumas presenças na Liga de Honra em 2002/03, 2003/04 e 2005/06, tendo conquistado por duas vez o título de campeão nacional da II.ª Divisão B em 2001/02 e 2004/05.

Entretanto o Estádio Municipal José dos Santos Pinto já vinha a acumular alguma degradação das suas infraestruturas ao longo dos anos, e a equipa teve de se mudar para o recém inaugurado Complexo Desportivo da Covilhã, nesta sua nova "casa" viria a jogar nos nove anos seguintes. Em 2014 por vontade dos sócios do clube, foi aprovado o regresso da equipa ao mítico Estádio Santos Pinto que recebeu obras de beneficiação para poder estar apto a receber jogos das competições profissionais, o Covilhã regressava assim a um estádio histórico onde tantos sucesso teve no passado.

Mas nem só de futebol viveu o clube, na época de 2008/09 o Sporting da Covilhã aposta pela vez numa equipa sénior de futsal, e estreia-se no campeonato distrital. Após um 3.º lugar na primeira temporada, a equipa é vice-campeã no ano seguinte, e em 2010/11 acaba mesmo por vencer o campeonato distrital, juntado-lhe a conquista da Taça de Honra, fazendo assim a "dobradinha" distrital. Em 2011/12 o Covilhã disputa a III.ª Divisão Nacional de Futsal, onde as coisas não correram tão bem, a equipa acaba no penúltimo lugar, nessa que foi a sua última temporada, com o clube a optar por suspender a modalidade.

Continuando com o futebol, em 2007/08 o Covilhã sagra-se vice-campeão da II.ª Divisão B e consegue uma nova subida para a recém nomeada Segunda Liga, uma subida definitiva, visto que a equipa se conseguiu estabilizar de vez nesta patamar, onde se manteve durante quinze épocas, pelo meio teve altos e baixos, desde épocas em que lutou pela manutenção até à última jornada, e outras em que chegou a liderar o campeonato ficando muito perto de subir para a Primeira Liga, como por exemplo a grande campanha da época de 2014/15 que terminou com a equipa no 4.º lugar.

Destaque ainda para a equipa "B" do Sporting da Covilhã, que se estreou no campeonato distrital de Castelo Branco em 2015/16, uma equipa que tinha como objectivo principal dar oportunidade aos juniores e outros jogadores menos utilizados, e que acabou mesmo por ganhar o campeonato distrital e ser finalista da Taça de Honra, mas após criticas de outros clubes do distrito, que condenavam a subida do Sp. Covilhã "B" aos nacionais por este usar jogadores profissionais, e assim estar em vantagem em relação às outras equipas, o clube acabou por terminar com a equipa "B", e regressaria apenas com este projecto na época de 2019/20, mantendo os objectivos de progressão dos jogadores jovens. O futebol de formação tem também sido uma aposta do clube covilhanense, com equipas em todos os escalões e a conquista de alguns títulos a nível distrital

Na época de 2022/23, no ano em que comemorava o seu centenário, e depois de uma temporada menos conseguida, o Sporting da Covilhã acabou por descer de divisão, após quinze anos consecutivos a competir na Segunda Liga, onde a era a equipa que há mais anos se encontra neste escalão, sendo relegada para a Liga 3.

Pela sua enorme história, o Sporting da Covilhã é sem sombra de duvida o maior clube de futebol da região, conta ao todo com quinze presenças na Primeira Liga e já leva largos anos de presenças no futebol profissional, sendo por isso a equipa mais representativa do distrito de Castelo Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário