As publicações são actualizadas com regularidade

União Desportiva Cariense

Fundação: 1977
Localidade: Caria, Belmonte
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Santo Antão / Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Caria

Com sede na vila de Caria, o Cariense é uma das coletividades desportivas mais importantes do seu concelho, esteve largos anos em competição no campeonato distrital de futebol, e mais recentemente apostou no futsal, onde foi campeão distrital várias vezes, competindo há já alguns anos nos campeonatos nacionais.

O futebol em Caria começou na década de 20, quando um grupo de jovens carienses se juntaram para começar a representar a localidade em partidas de futebol contra outras equipas da região, foi então que esta equipa de Caria decidiu construir um próprio campo, o jogo inaugural aconteceu em 1924 e teve como adversário o "Grupo Desportivo Cova da Beira", do Fundão, o campo era já conhecido como campo de Santo Antão, situado ao lado da capela homónima, nos arredores da vila. Nos anos seguintes o futebol continuou através de outras equipas, como o "Foot-ball Club Cariense", que na década de 40 teve uma grande atividade desportiva, em jogos contra várias equipas da zona.

É já no pós-25 de Abril que se constitui legalmente em Caria a primeira colectividade desportiva, no dia 7 de Outubro de 1977 nasce assim a "União Desportiva Cariense", fruto de um grupo de jovens da terra que vinham praticando futebol de forma amadora, e que criaram um clube para poderem inscrever a equipa nas competições federadas na época de 1977/78, tanto que o Cariense logo no mês seguinte à sua fundação realiza o seu jogo de estreia no campeonato distrital de futebol, nessa temporada a equipa tem uma boa prestação, terminando a meio da tabela. Na época seguinte, o Cariense acaba o campeonato nos últimos lugares, e vê a sua equipa ser relegada para a recém criada 2.ª Divisão Distrital, patamar onde competiu nas duas temporadas seguintes. Em 1981/82 a equipa sagra-se vice-campeã distrital da 2.ª Divisão, e consegue a subida para a divisão principal do distrito, onde se manteria a competir nas décadas seguintes.

Os resultados do Cariense foram sendo cada vez melhores, e a equipa começou a afirmar-se no distrital, em 1984/85 alcança o 3.º lugar no campeonato e em 1986/87 sagra-se vice-campeã distrital, em virtude de nessa altura se ter dado um alargamento do número de equipas no Campeonato Nacional da Primeira Divisão, as restantes divisões abaixo tiveram também de incluir mais equipas, o que fez com que tivessem de subir aos nacionais mais equipas dos campeonatos distritais sem ser só os campeões, com o Cariense a beneficiar de ter sido segundo classificado, e assim subir à III.ª Divisão Nacional na época de 1987/88, nessa que foi a primeira e única participação do clube numa prova nacional, visto que a equipa haveria de terminar em último lugar da sua série e ser relegada de novo para o distrital. Nas épocas seguintes a equipa continuou a ser um dos principais candidatos ao titulo, sagrando-se vice-campeã distrital nas épocas de 1988/89 e 1989/90.

Na temporada de 1990/91 o Cariense ainda consegue o 3.º lugar e conquista o seu primeiro titulo ao vencer a Taça de Honra, nos anos seguintes obtém boas classificações no cimo da tabela, mantendo-se em competição durante toda a década de 90 no campeonato distrital até abandonar o futebol sénior em 1999/2000. Nesse ano de paragem o clube dedicou-se apenas ao futebol de formação, onde já vinha tendo equipas nos anos anteriores. O futebol sénior regressa a Caria logo na época de 2001/02, agora com a equipa a ter de começar por baixo, na 2.ª Divisão Distrital, onde no ano do seu regresso consegue uma posição a meio da tabela. O objectivo do clube era voltar ao patamar principal, onde tinha competido durante tantos anos, e esse objectivo acabou por ser conseguido na época de 2002/03, com o Cariense a sagrar-se campeão distrital da 2.ª Divisão, numa grande campanha onde lutou pelo titulo até ao fim com o vizinho Belmonte. Porém o regresso à 1.ª Divisão Distrital pouco durou, mesmo tendo conseguido posições cimeiras nos dois anos seguintes, a época de 2004/05 foi mesmo a última do Cariense no futebol, que por questões financeiras suspendeu a modalidade.

Seguiu-se uma nova fase, com o Cariense a apostar no futsal, modalidade onde já tinha tido uma equipa sénior feminina, que nas épocas de 1999/2000 e 2000/01 competiu no campeonato distrital (com um curto regresso em 2015/16). Na temporada de 2006/07 dá-se a estreia da equipa sénior masculina no distrital, e anos nos seguintes uma aposta também em algumas equipas nas camadas jovens. A equipa sénior foi conseguindo modestas posições nos primeiros anos de competição, até que na época de 2009/10 atinge pela primeira vez a fase de play-off de apuramento do campeão, classificando-se em 3.º lugar. Inicialmente o Cariense realizava os seus jogos caseiros no pavilhão de Belmonte, visto que a construção de um pavilhão em Caria, que era uma obra à muito aguardada, ainda estava longe de se concretizar. Em Dezembro de 2010 é finalmente inaugurado o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Caria, infraestrutura hà muito esperada na vila, e que veio permitir ao Cariense a possibilidade de realizar os seus jogos em casa, assim como expandir a sua academia de futsal com cada vez mais equipas nos escalões de formação.

A nova casa veio trazer sucesso à equipa, após nova presença no play-off em 2010/11, o Cariense acaba por se sagrar campeão distrital de futsal em 2011/12, titulo que dava acesso à subida da equipa para os campeonatos nacionais, porém o clube teve de recusar a sua presença nos nacionais por não ter apoios financeiros suficientes por parte da autarquia de Belmonte, sendo que essa recusa foi punida pela Federação Portuguesa de Futebol com dois anos de suspensão das provas nacionais. Como o Cariense queria manter o clube vivo e em atividade, inscreveu a equipa novamente no campeonato distrital, e acabou por vencer outra vez o campeonato na época seguinte, desta vez apesar de já ter apoios financeiros, o clube estava impedido de subir em virtude da punição que lhe tinha sido imposta. Na temporada de 2013/14 o mesmo se repete, com a conquista de mais um titulo, o Cariense tornava-se num insólito tri-campeão distrital, troféu ao qual juntou ainda a Taça de Honra desse ano.

Desta vez o clube já estava em condições de subir, e a equipa estreia-se na II.ª Divisão Nacional de Futsal na temporada de 2014/15. A equipa conseguiu manter-se nos campeonato nacionais durante alguns anos, lutando pelos lugares cimeiros, até que em 2020/21 acabou por não conseguir a manutenção tendo sido relegado para os distritais. De volta ao distrital o Cariense fez a "dobradinha", ao conquistar o campeonato e a taça de honra porém acabou por não a conseguir a subida na fase de acesso os nacionais, mas após o incumprimento dos requisitos por parte de outras equipas para participar na prova, o Cariense foi convidado a subir e assim regressou à III.ª Divisão. No entanto a equipa acabou por não conseguir a manutenção sendo de novo relegada para o distrital.

O Cariense é já uma bandeira do futsal na região, onde para além da equipa sénior tem também camadas jovens em vários escalões. Pelo seu passado no futebol, e o seu presente no futsal, é um dos históricos do desporto no concelho de Belmonte, e a principal coletividade da vila de Caria.


Outros emblemas referenciados:

Emblema do Foot-ball Club Cariense

Sem comentários:

Enviar um comentário