As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo da Mata / Associação Académica da Universidade da Beira Interior

Fundação: 1961
Localidade: Covilhã
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Desportivo N.º 1 da UBI

O Grupo Desportivo da Mata é uma das históricas colectividades desportivas da cidade da Covilhã, principalmente no futsal, sendo pioneira no concelho, numa modalidade onde atingiu o mais alto patamar a nível nacional, para além do grande trabalho que sempre desenvolveu nas camadas jovens.

Este clube nasceu da vontade de um grupo de jovens covilhanenses, que aproveitando o canto das janeiras, resolveu com o dinheiro angariado formar um grupo desportivo para a prática do futebol, tendo inicialmente proposto dar-lhe o nome de "Grupo Desportivo Os Hermínios". Começaram por comprar umas camisolas e uns calções, e pediram emprestado um espaço de uma casa particular para se poderem equipar, assim começaram os primeiros jogos de futebol desta equipa. Um dia aproveitando a vinda à cidade do Conde da Covilhã e a sua família, que moravam numa quinta ali perto, resolveram deslocar-se a sua casa a fim de angariarem alguns fundos e ao mesmo tempo convidar o Conde e a sua filha para apadrinhar o Grupo Desportivo, tendo o mesmo baptizado o grupo com o seu nome definitivo, "Grupo Desportivo da Mata", uma vez que se encontravam na encosta da serra, rodeados de muito mato.

Foi então que um grupo de homens mais adultos resolveu tomar conta dos destinos do clube, e com o passar dos anos o mesmo foi-se desenvolvendo cada vez mais. O futebol era a modalidade principal, praticado de forma amadora, e mais tarde com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã foi possível a construção de um ringue polidesportivo e uma sede própria, situados junto ao estádio Santos Pinto. O GD Mata alargou depois a sua atividade desportiva com a criação de uma secção de atletismo, voleibol e ténis de mesa, ao mesmo tempo que fomentou a prática do futebol de 5, modalidade então em crescimento. A equipa do GD Mata participava regularmente em torneios, em 1988 venceu o tradicional torneio de futebol de salão organizado pelo Clube Académico do Fundão. A modalidade começou a ficar cada vez mais popular não só na região mas também em todo o país, o que levou à criação dos campeonatos distritais, tendo o GD Mata sido uma das equipas que competiu no primeiro campeonato distrital de futebol de 5, organizado na época de 1992/93 pela Associação de Futebol de Castelo Branco.

O sucesso foi imediato e o Mata sagrou-se campeão distrital nessa mesma época, este titulo levou a equipa a subir para a II.ª Divisão Nacional da modalidade, onde conseguiu obter um grande resultado terminado nos primeiros lugares da tabela e assim alcançar nova subida, agora para a 1.ª Divisão Nacional de Futebol de 5, um enorme feito para o clube que, em poucos anos passou de praticar futebol de 5 de forma amadora, para jogar contra os grandes clubes nacionais. Na sua estreia no campeonato nacional (em 1994/95), o GD Mata conseguiu termina em 8.º lugar, classificando-se em 7.º nas duas épocas seguintes, O clube conseguiu manter-se neste patamar durante alguns anos, representado a Covilhã e a região por todo o país, tendo ganho prestigio a nível nacional, com vários convites para torneios internacionais, a equipa era convidada frequentemente para fazer parte da pré-época do Sporting, então a melhor equipa de Portugal na modalidade, e adversário do GD Mata no campeonato nacional. Porém, na época de 1997/98 a equipa acabou por não conseguir a manutenção e foi relegada para a II.ª Divisão Nacional, os resultados continuaram a não ser muito favoráveis nos anos seguintes, na temporada de 2000/01 a equipa desce para a III.ª Divisão Nacional, e no ano seguinte acaba por descer novamente, regressando assim para o campeonato distrital, era o final de uma fase áurea do GD Mata no futsal nacional, onde esteve quase uma década em competição.

De novo no distrital, o Mata vinha como grande favorito à conquista do titulo, numa equipa composta na sua maioria por jovens formados no clube, que desde os anos 90 apostava também nas camadas jovens. No entanto, e apesar de ter lutado pelo campeonato até ao final, acabou por não conseguir o titulo. Na temporada de 2002/03 o Mata acabou por conseguir o seu principal objectivo ao sagrar-se campeão distrital de futsal, exactamente dez anos após a conquista do seu primeiro titulo, e iria assim subir novamente para a III.ª Divisão Nacional. Apesar do sucesso desportivo, a equipa sénior de futsal acabou por ser descontinuada no final dessa temporada, uma das principais razões foi a falta de um pavilhão próprio com condições para disputar as competições nacionais.

A equipa começou por competir no pavilhão desportivo da Universidade da Beira Interior, mas a grande afluência do mesmo, que era usado para várias outras modalidades, levou o GD Mata a ter de encontrar outra alternativa, passou depois a realizar os seus jogos caseiros no pavilhão do Teixoso, até em meados dos anos 2000 ser inaugurado o pavilhão N.º 2 da UBI, que veio tirar alguma sobrecarga ao outro pavilhão que passou a ser o N.º1, mesmo assim não foi suficiente, e apesar do GD Mata ter voltado a jogar na Covilhã, já há muito que o clube vinha a reclamar um pavilhão gimnodesportivo próprio onde para além do futsal pudesse desenvolver outras atividades, o pavilhão cujas obras chegaram a avançar, acabou por não ser concretizado por falta de verbas da parte do estado, sendo essa a principal razão para a desistência da equipa sénior de futsal, que tinha acabado de se sagrar campeã distrital, e que iria assim disputar a III.ª Divisão Nacional. O clube continuou apenas com as camadas jovens de futsal, que vinha já tendo, com a conquista de alguns títulos a nível distrital.

Nos anos seguintes, e a par de outras modalidades desportivas e eventos culturais e sociais que o grupo sempre foi realizando, o futsal de formação continuou com equipas de juvenis e júniores nos campeonatos distritais, até que em 2009 por desentendimentos relativos a questões financeiras com a AFCB, o Mata se vê forçado a suspender o futsal, não inscrevendo qualquer equipa em provas federadas, regressando ao futsal de formação apenas na época de 2011/12 com uma equipa de juvenis. Nas épocas seguintes o Mata continuou ativo no futsal de formação, até em 2014 surgir o projecto conjunto com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior que levou à criação do "GD Mata / AAUBI", uma academia de futsal que unia os meios e esforços das duas coletividades, com o intuito de dar uma melhor continuidade ao futsal jovem na Covilhã.



Fundação: 1988
Localidade: Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Complexo Desportivo da Covilhã / Pavilhão Desportivo N.º 1 da UBI

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior foi fundada em 1988, com o grande objectivo de dar voz ao corpo estudantil da universidade que representa, sendo responsável por um vasto leque de iniciativas académicas ou que envolvam os seus estudantes, estando entre elas o desporto. Desde a sua fundação o desporto foi uma das suas principais bandeiras, colaborando com os vários núcleos que iam existindo na universidade. Há que mencionar a existência de uma equipa sénior de futebol composta inteiramente por estudantes da universidade, que na época de 1992/93 participou no campeonato distrital sob a designação de "Centro Desportivo Universitário da Beira Interior", e que obteve bons resultados tendo terminado o campeonato a meio da tabela. Na temporada de 1993/94 a equipa da UBI teve ainda uma participação no campeonato distrital do então futebol de cinco, atualmente futsal.

No entanto assim que foi regulamentado o desporto universitário, a própria UBI começou a participar nos campeonatos universitários com equipas em vários desportos, entre eles o futebol masculino e o futsal masculino e feminino, onde nestas últimas categorias obteve grandes resultados, desde títulos a nível nacional até internacional. Na temporada de 2012/13 a AAUBI inicia o projecto de uma academia de futsal para jovens entre os 12 e 16 anos, que compreende os escalões entre os infantis e os juvenis, com o objectivo de reforçar a ligação entre a comunidade académica e a comunidade local. Na época de 2013/14 vem juntar-se ás equipa da academia de futsal, uma equipa sénior feminina, esta composta por jovens estudantes da universidade, e que nessa temporada acaba por se sagrar campeã distrital, a equipa teria continuação na época seguinte, mas já integrada no projecto de futsal do "GD Mata/AAUBI", iniciado em 2014.



Fundação: 2014
Localidade: Covilhã
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Desportivo N.º 1 da UBI

Em 2014 nasce assim este projecto pioneiro na região, entre o Grupo Desportivo da Mata e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior, que surge de um entendimento entre as duas colectividade da cidade, em desenvolver conjuntamente uma academia de futsal jovem, num misto de atletas das duas instituições, que em anos anteriores já tinham separadamente equipas nos escalões de formação em competição, unindo assim esforços para uma melhor rentabilização dos recursos físicos e humanos numa só estrutura desportiva, a exemplo de um outro caso semelhante a nível nacional, o projecto de futsal do SC Braga/AAUM, entre o Sporting Clube de Braga e Associação Académica da Universidade do Minho, que teve um grande sucesso desportivo.

Este projecto foi posto em prática logo na época de 2014/15, com equipas de futsal jovem em quase todos os escalões, assim como a continuação da equipa de futsal sénior feminino da AAUBI que no ano anterior se tinha sagrado campeã distrital. Agora sob a nova designação de GD Mata/AAUBI, a equipa de futsal feminino voltou a vencer o campeonato distrital, revalidando assim o titulo, no entanto a equipa terminaria no final dessa temporada, com o clube a continuar apenas a aposta nas camadas jovens nos anos seguintes.

Na temporada de 2018/19 foi a vez do regresso do futsal sénior, que no passado tanto sucesso teve no seio do GD Mata. Esta nova equipa composta quase exclusivamente por estudantes da Universidade da Beira Interior, e com uma média de idades a rondar os vinte anos, acabou por ter uma boa época de estreia, terminando o campeonato em 4.º lugar. Na temporada de 2019/20 o clube entrou com o objectivo claro de ser campeão distrital e subir assim aos nacionais, visto que as melhores equipas do distrito, e que têm dominado o campeonato distrital nos últimos anos, se encontravam a jogar na II.ª Divisão Nacional, sendo por isso a temporada perfeita para o clube apostar na conquista do titulo. Essa temporada culminou com a conquista da Taça de Honra, e a equipa estava na liderança do campeonato quando este foi suspenso devido à situação da pandemia a nível mundial, no entanto todas as equipas primeiras classificadas nos campeonatos distritais acabaram por ser promovidas à II.ª Divisão Nacional, tendo o GD Mata/AAUBI concretizado o seu objectivo da subida. Na temporada de 2020/21 a equipa cumpriu outro dos seus objectivos, ao alcançar a manutenção no campeonato nacional, mas em 2022/23 voltou a descer para o campeonato distrital.

Este clube continua a ser a principal referência do futsal na cidade da Covilhã, com a aposta nas camadas jovens e no futsal sénior, envolvendo também a comunidade académica.

Sem comentários:

Enviar um comentário