As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Recreativa do Bairro da Boa Esperança

Fundação: 1976
Localidade: Castelo Branco
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Desportivo Municipal da Boa Esperança

A Associação Recreativa do Bairro da Boa Esperança é atualmente um dos principais clubes de futsal de todo o distrito de Castelo Branco, mantém-se há mais de vinte e cinco anos a competir ininterruptamente nas provas nacionais, e tem uma academia de futsal com equipas em todos os escalões, sendo um dos clubes com mais atletas a nível nacional, pela sua dimensão pode já ser considerado um histórico da modalidade na região.

Esta associação está sediada no bairro da Boa Esperança, localizado nos arredores da cidade de Castelo Branco, numa zona que anteriormente se chamava Vale Cabreiro. Após o 25 de Abril, que trouxe a conquista da liberdade, e permitiu que as pessoas se unissem livremente para formar as suas coletividades, um grupo de moradores da zona reuniu-se para fundar uma associação local denominada "Associação de Moradores de Vale Cabreiro", que em Fevereiro de 1976 se transformou na atual "Associação Recreativa do Bairro da Boa Esperança". A associação foi evoluindo com o crescimento do próprio bairro, tornando-se numa referência local, com a organização de várias atividades recreativas e sociais, uma das suas maiores vertentes começou por ser a sua de secção de caça que ainda hoje é uma das maiores do país, e mais tarde o futebol de cinco, modalidade que então estava em crescimento, e onde a Boa Esperança acabou por ser um dos clubes pioneiros no distrito.

Após alguns anos dedicados ao futebol de cinco de forma amadora, com participação em torneios, a Boa Esperança filia-se na Associação de Futebol de Castelo Branco para participar no campeonato distrital de futsal na época de 1993/94, não só com uma equipa sénior mas também nas camadas jovens. A equipa da Boa Esperança foi-se afirmando como uma das melhores equipas, tendo-se sagrado vice-campeã distrital em 1994/95, lugar que lhe deu assim acesso a subir para a II.ª Divisão Nacional, a estadia da equipa nestes patamares manter-se-ia durante longos anos, a Boa Esperança foi conseguido sempre manter-se na mesma divisão, conquistando a permanência ano após ano, e ganhando nome a nível a nacional.

Tanto a equipa sénior de futsal como as camadas jovens que cada vez tinham mais atletas, disputavam os seus jogos caseiros no pavilhão municipal de Castelo Branco, infraestrutura que se tornou claramente insuficiente para a dimensão do clube, pelo que a autarquia avançou com o projecto de construção de um pavilhão desportivo no Bairro da Boa Esperança, obra que foi inaugurada no final de 2003 e que muito veio a beneficiar a associação não só no futsal mas também nas suas outras atividades. A temporada de 2004/05 veio a ser de má memória para a Boa Esperança, que após uma época menos feliz acabou por ficar nos últimos lugares e ser relegada para a III.ª Divisão, no entanto o objectivo do clube passava por voltar a colocar a equipa de novo no patamar superior. Depois de ter ficado muito perto da subida na temporada seguinte, o sucesso viria logo em 2006/07, com a equipa a sagrar-se campeã nacional da III.ª Divisão, um dos momentos mais altos da história do clube, e um titulo até então inédito para uma equipa da região.

Na temporada de 2007/08 as coisas não correram tão bem para a formação albicastrense, que após acabar o campeonato nos últimos lugares da tabela, se viu de novo relegada para a III.ª Divisão Nacional, os objectivos do clube passavam por voltar a colocar a equipa na divisão superior, algo que foi conseguido na época de 2009/10, após uma grande campanha que culminou com a equipa vice-campeã e a garantir a tão aguardada subida para a II.ª Divisão, porém as coisas voltaram a não correr de feição para a Boa Esperança que no ano seguinte termina a temporada nos últimos lugares e consuma de novo a descida de divisão. Apesar de ter sempre lutado por regressar à II.ª Divisão Nacional nas épocas seguintes, com algumas boas temporadas, a equipa apenas regressaria a esse patamar já na temporada de 2014/15, quando foi feita uma reestruturação das competições nacionais de futsal, que extinguiu a III.ª Divisão e passou as equipas melhores classificadas para a II.ª Divisão, onde a equipa se bateu com os melhore na luta pela subida. mas com o regresso da III.ª Divisão em 2021/22 as equipas piores classificadas foram relegadas para o patamar inferior, com o Boa Esperança a regressar a este patamar.

Entretanto com melhores ou piores resultados, a Boa Esperança tem-se mantido nas competições nacionais, sempre lutando pela subida à Primeira Divisão Nacional taco a taco com as outras equipas, sendo atualmente um dos clubes a nível nacional com mais participações consecutivas em campeonatos nacionais, feito somente atingido por dois emblemas, sendo que um deles é uma potência nacional da modalidade, o Sporting. Para além disso o Bairro da Boa Esperança encontra-se no entre entre os dez clubes de futsal em Portugal com mais atletas inscritos, desde os petizes até aos seniores, passando pelos traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e juniores. De realçar que na época de 2017/18 a Boa Esperança teve ainda uma equipa "B" a competir no campeonato distrital. Na temporada de 2022/23 conquista pela segunda vez na sua história o título de campeão nacional da III.ª Divisão.
 
O grande trabalho na formação, culminou com criação da Academia de Futsal da Boa Esperança, fundada em 2014, e que tem dado alguns títulos a nível distrital, sendo um meio importante de dinamização para os jovens da cidade de Castelo Branco, formando-os não só como atletas mas também como pessoas. A associação do Bairro da Boa Esperança é atualmente um nome forte no distrito e fora dele no que ao futsal diz respeito, sendo já um histórico a nível regional e uma das coletividades desportivas mais importantes da sua cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário