As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro

Fundação: 1976
Localidade: Ladoeiro, Idanha-a-Nova
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Ladoeiro

Este clube está situado na aldeia de Ladoeiro, progressiva localidade do concelho de Idanha-a-Nova, é um dos históricos do futsal no distrito de Castelo Branco, e uma das mais importantes coletividades desportivas do seu concelho, possuindo inúmeros títulos a nível distrital e várias presenças nas provas nacionais, para além dos títulos que também conquistou nas camadas jovens, levando o nome do Ladoeiro um pouco por toda a parte.

A Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro foi fundada a 22 de Outubro de 1976, e surge fruto da liberdade trazida pela revolução do 25 de Abril, que veio dar um novo ânimo ao associativismo. Nos seus primeiros quinze anos de existência a actividade desportiva do Ladoeiro resumia-se ao futebol, com participações regulares em jogos e torneios locais e regionais, como a participação no inter-aldeias em 1990, também o atletismo esteve presente no Ladoeiro, com a presença de atletas em várias provas.

Mas a grande modalidade em que o Ladoeiro se viria a destacar foi o futsal, a equipa filiou-se na Associação de Futebol de Castelo Branco na época de 1993/94 para competir no campeonato distrital do então futebol de cinco. Desde aí foi cimentando a sua posição a nível distrital com cada vez melhores resultados, e conquistando alguns títulos nas categorias de iniciados e juvenis. Anos depois deu-se a construção do atual pavilhão gimnodesportivo do Ladoeiro, obra que inicialmente era para ser feita na Zebreira (que à altura tinha também uma equipa de futsal), mas que a autarquia de Idanha-a-Nova acabou por realizar no Ladoeiro. Este pavilhão veio melhorar em muito as condições desportivas do clube para esta modalidade, tendo sido construído no local do ringue polidesportivo, que então era onde a equipa realizava os seus jogos. Anos mais tarde o campo de futebol que se situava ao lado do pavilhão, acabou por ser descontinuado para dar lugar ás instalações da piscina do Ladoeiro.

Foi na época de 1997/98 que a equipa sénior do Ladoeiro conquistou o seu primeiro campeonato distrital de futsal, numa grande temporada que culminou também com a conquista da Taça de Honra, a equipa subiu pela primeira vez na sua história às provas nacionais, na então recém criada III.ª Divisão Nacional, de onde viria a ser despromovida logo nessa época. De regresso ao distrital o Ladoeiro volta a sagrar-se campeão na época de 1999/2000, subindo novamente aos nacionais, a direção do clube apostava agora na permanecia da equipa na III.ª Divisão, mas que acabou por não ser conseguida, após nova despromoção aos distritais. O Ladoeiro não baixou os braços e continuou a lutar pelo regresso aos palcos nacionais, a equipa foi vice-campeã distrital nas épocas de 2001/02 e 2002/03, nesta última beneficiou da desistência do campeão distrital GD Mata, ocupando assim a sua vaga na III.ª Divisão, onde na época seguinte o Ladoeiro acabaria por terminar nos últimos lugares da sua série, após o qual a direção do clube optou por desistir da equipa sénior, mantendo apenas os escalões de formação nos anos seguintes.

O regresso dos séniores dá-se na temporada de 2006/07, e o Ladoeiro logo se evidenciou no campeonato distrital, acabando por vencer a competição e subir aos patamares nacionais, de onde seria relegado na época seguinte, não conseguindo a manutenção. Em 2008/09 a equipa continuou a lutar pelo campeonato distrital, e apesar de ter terminado a fase regular na liderança, acabou por perder nos play-offs. Foi apenas na temporada de 2009/10 que o Ladoeiro voltou a sagrar-se campeão distrital, titulo ao qual juntou a conquista da Taça de Honra. De regresso aos nacionais o Ladoeiro voltou a não conseguir a manutenção, e a direção optou novamente pela suspensão da equipa sénior por uma temporada, mas mantendo as camadas jovens. O regresso acontece na época de 2012/13 com a equipa a lutar pelo campeonato nos anos seguintes, titulo que surge em 2015/16, com o Ladoeiro a sagrar-se campeão distrital. De regresso aos nacionais, as coisas voltaram a não correr como o esperado, e a equipa é de novo despromovida. 

Mas logo em 2017/18 o Ladoeiro volta a dominar o campeonato distrital e conquista mais uma titulo, e na época seguinte acabaria por chegar à tão aguardada manutenção nos campeonato nacionais, com a equipa a lutar até à última jornada, um grande feito após mais de vinte anos de atividade da equipa de futsal. A temporada de 2019/20 acabaria ficar na história do clube, na Taça de Portugal o Ladoeiro chegou à "final-eight" sendo eliminado pelo Braga, e ficou ainda em 2.º lugar da sua série na II.ª Divisão Nacional, posto que lhe deu acesso a disputar a subida à Primeira Divisão mas em que a equipa acabou por ser eliminada. No entanto seria logo na temporada seguinte que a formação raiana veria o seu nome no mais alto patamar do futsal nacional, ao consumar a tão almejada subida de divisão, sagrando-se campeão nacional da II.ª Divisão, o Ladoeiro fazia assim historia no desporto regional ao atingir o escalão profissional da modalidade, no entanto desentendimentos com a federação não permitiram que o clube legalizasse a sua inscrição na primeira divisão, vendo assim negada a sua subida. Na época de 2022/23 o Ladoeiro não conseguiu alcançar a manutenção, e desceu para a III.ª Divisão Nacional, porém alcançou a subida ao segundo logo na época seguinte.

Apesar de se evidenciar mais no futsal, o Ladoeiro realizou ao longo da sua história várias atividades culturais e recreativas, como saraus, espetáculos de teatro e outros eventos em prol da comunidade, a respeito de outras modalidades desportivas, de salientar ainda a participação no torneio inter-aldeias de futebol em 2016, realizado em Idanha-a-Nova, e em que a equipa do Ladoeiro atingiu as meias-finais. 

A Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro é hoje uma das grandes referências do futsal regional, mantendo para além da equipa sénior, camadas jovens em várias escalões, numa parceria estabelecida com a Casa do Benfica em Idanha-a-Nova, que desde há uns anos tinha também equipas jovens de futsal e que se uniu à "academia" do Ladoeiro formando equipas conjuntas, assim como uma equipa "B" de seniores, que levam alguns jogos a ser disputados no pavilhão muncipal de Idanha-a-Nova. Um clube que representa não só a sua aldeia, como todo o concelho e o distrito de Castelo Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário