As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Desportiva da Estação

Fundação: 1976
Localidade: Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Complexo Desportivo da Estação / Pavilhão Desportivo N.º 1 da UBI

A Associação Desportiva da Estação está situada na cidade da Covilhã, no bairro da Estação, onde se localiza a Estação Ferroviária da Covilhã e que lhe deu assim o nome. Ao longo da sua história a Estação tem-se dedicado a várias modalidades desportivas, com mais incidência no futebol, onde a sua escola de formação é já uma referência a nível regional, para além disso o futebol sénior fez também parte da sua história recente com a conquista de alguns títulos.

A Estação é já uma das históricas coletividades desportivas da "cidade neve", foi fundada a 6 de Março de 1976 com o objectivo de promover a prática de diversas modalidades desportivas junto dos jovens, em especial o futebol, a Estação filiou-se então na Associação de Futebol de Castelo Branco, e começou a participar nos campeonatos distritais nas camadas jovens, que por essa altura davam os seus primeiros passos. O grande objectivo da associação ao longo da sua história sempre foi a formação de jovens, não apenas na parte desportiva, mas também na parte social, mantendo a juventude ativa e ensinado-lhes valores básicos da vida através do desporto, no seu percurso foi acumulando títulos distritais em vários escalões de futebol, tornando-se num dos clubes a nível regional com mais praticantes e com melhores resultados, tendo ainda formado muitos jogadores que vieram a fazer carreira nos campeonatos profissionais, como por exemplo os atletas João Real ou Yannick Djaló, que passaram pela Primeira Liga.

No entanto não foi apenas o futebol a fazer parte do percurso desportivo da Estação, tendo ao longo dos anos desenvolvido outras modalidades, como andebol, xadrez, artes marciais ou atletismo, para além das atividades culturais que a coletividade realizou na sua comunidade. O trabalho do clube em prol do crescimento desportivo dos jovens, levou a que Estação fosse distinguida várias vezes por diversos organismos e instituições locais, que lhe reconheceram o mérito.

Depois de algumas décadas dedicadas ao futebol jovem, onde conquistou alguns títulos, surge pela primeira vez na época de 1999/2000 uma equipa sénior, constituída na sua maioria por jogadores formados no clube, e que se estreou assim no campeonato distrital da 2.ª Divisão. O sucesso da equipa foi imediato e logo na sua época de estreia acaba por se sagrar campeã do 2.º escalão e assim subir para a 1.ª Distrital. A temporada de 2000/01 foi de maior sucesso ainda, com a Estação a ser vice-campeã, ao terminar o campeonato no 2.º lugar, e a vencer ainda a Taça de Honra. Na temporada de 2001/02 a Estação vence o campeonato da 1.ª Divisão Distrital, e consegue a subida para a III.ª Divisão Nacional, ainda nesse ano a equipa foi finalista da Taça de Honra, troféu que perdeu para o Idanhense. Nos patamares nacionais as coisas não correriam tão bem para formação covilhanense, que acabou a época nos último lugares, sendo despromovida para o campeonato distrital.

De regresso ao distrital a Estação acaba por se sagrar de novo campeã logo em 2003/04, titulo que daria uma nova subida para a III.ª Divisão Nacional, no entanto a equipa acabou por abdicar da subida por falta do apoio das verbas atribuídas pela autarquia local, tendo o clube optado por terminar com a equipa sénior, neste que foi um curto mais muito bem sucedido percurso no futebol deste escalão. Na época de 2009/10 a associação avança com a modalidade de futsal, com uma equipa de iniciados e também uma equipa sénior feminina, esta última que se sagraria campeã distrital logo nesse ano, e também na temporada seguinte, tendo a equipa sido depois descontinuada.

Em 2012, por altura do seu aniversário, a Estação inaugurou as obras de remodelação do seu complexo desportivo, num grande investimento que dotou o campo de um relvado sintético, assim como a ampliação das bancadas, campo de treinos e novas infraestruturas de apoio ás atividades da associação, isto pouco depois se se ter dado o regresso do futebol sénior na época de 2011/12, com a Estação a apostar mais uma vez na "prata da casa", dando oportunidade aos jovens de continuar a jogar futebol no clube, a Estação fez também uma parceria com a Universidade da Beira Interior, com a integração de alguns estudantes na sua equipa. O percurso da equipa sénior começou com algumas boas classificações no campeonato, com destaque para o 3.º lugar conquistado nas épocas de 2012/13 e 2014/15, mas os cada vez piores resultados ditaram o fim da equipa que teve a sua última época competitiva em 2016/17, desde então o futebol de formação (que nunca parou) tem sido a grande aposta da associação. Na época de 2019/20 a Estação inovou com a criação de uma equipa de futebol feminino, que compete na segunda divisão nacional da modalidade, um escalão que há alguns tinha deixado de existir no distrito, e em que a Estação decidiu apostar, dando assim oportunidade a algumas atletas região.

Por tudo o que tem conquistado desportivamente, e pelo grande papel que desempenha na formação de jovens, a Associação Desportiva da Estação é uma das principais potencias desportivas da Covilhã, sendo uma bandeira no futebol de formação do distrito de Castelo Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário