As publicações são actualizadas com regularidade

Futebol Clube de Malpica do Tejo

Brasão da Freguesia de Malpica do Tejo
Fundação: 1978
Localidade: Malpica do Tejo, Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Futebol do Covão

Nesta aldeia situada no sul do concelho de Castelo Branco, paredes meias com o Alto Alentejo e com Espanha, e cuja área integra o parte Parque Natural do Tejo Internacional, sempre houve uma grande actividade cultural, recreativa e desportiva por parte da população, no que ao futebol diz respeito, a modalidade começou a ser praticada pelo "Atlético Club Recreativo de Malpica" coletividade fundada em 1940, e de carácter elitista, visto que de entre outras atividades que realizava, como jogos de salão, e peças de teatro, também o futebol só podia ser praticado por sócios do clube, que eram na sua maioria a "burguesia" da aldeia, ou por outras palavras, gente com algumas posses.

O Atlético de Malpica terá existido apenas nos primeiros anos da década de 40, desavenças entre a população fizeram com que o clube estivesse perto de fechar as portas logo no seu inicio, mas o mesmo conseguiu erguer-se e passou a dedicar-se mais a atividades recreativas e de lazer. Ainda nos anos 40 começam a surgir os famosos jogos entre aldeias, e o povo de Malpica logo formou uma equipa de futebol, realizando partidas frente a outras povoações das proximidades, como Ladoeiro, Lentiscais e o seu grande rival, a aldeia vizinha de Monforte da Beira, com quem viria a disputar um polémico jogo de futebol que ficou para história.

Em 1945 as povoações vizinhas de Malpica do Tejo e Monforte da Beira, combinaram uma jornada de futebol, que consistia em dois jogos entre ambas equipas, jogando cada uma em sua "casa", como era costume na altura, estes jogos contavam sempre com grande assistência por parte população de ambas aldeias, que se deslocavam de propósito para ver as suas equipas jogar. No jogo em Monforte a formação malpiqueira haveria de perder por 8-1, esperando pela desforra no jogo seguinte, a jogar em casa, quando Malpica já ganhava 1-0 na segunda parte, a partida começou a ficar demasiado violenta, e um confronto físico entre dois jogadores das duas equipas despoletou uma briga geral que envolveu a invasão de campo pelos adeptos, terminado com a retirada forçosa da equipa de Monforte que abandonou a aldeia a ser apedrejada pelos locais. este incidente provocou uma rivalidade ainda maior entre as duas aldeias que se mantém até hoje, e que em termos desportivos, só voltariam a realizar um jogo de futebol entre si apenas na década de 70.

Nos anos seguintes com mais ou menos atividade, Malpica lá foi praticando futebol em partidas amigáveis contra terras vizinhas, tanto do lado de Portugal como também de Espanha, e com participação em alguns torneios. Depois do 25 de Abril e com o espírito de liberdade que deu um grande impulso ao associativismo, foi realizada uma assembleia geral num dos cafés da aldeia, com alguns locais, para a criação de uma coletividade desportiva, e assim nasceu em Fevereiro de 1978 o "Futebol Clube de Malpica do Tejo", logo que legalizado o clube entrou em atividade e começou a realizar vários jogos de futebol contra outras localidades, a equipa equipava de amarelo e preto e usava o campo de futebol situado numa zona denominada de "Covão".

Esta foi talvez a fase de maior atividade desportiva da aldeia, para além dos jogos amigáveis a equipa malpiqueira participou em inúmeros torneios, nalguns dos quais obteve sucesso, como um quadrangular realizado em Caféde no ano de 1980, em que Malpica foi a equipa sensação. A equipa participou ainda no conhecido torneio inter-aldeias em 1985, na altura organizado em Salgueiro do Campo, e em que Malpica acabou por não passar da fase de grupos. Ainda nos anos 80 e 90, o decréscimo da população levou o clube à inactividade, porém o desporto continuou, com as vertentes de futebol de 7 e mais tarde também futebol de 5, com a construção do ringue polidesportivo.

A desertificação afetou a aldeia em vários sentidos e a prática desportiva hoje é praticamente inexistente, com exceção do tradicional jogo entre solteiros x casados que se realiza por altura das festas, no entanto Malpica do Tejo possui um passado desportivo do qual se pode orgulhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário