As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Desportiva Cultural e Recreativa das Águas

Fundação: 1982
Localidade: Águas, Penamacor
Modalidade: Futsal

Situada no extremo sul do concelho de Penamacor fica a aldeia de Águas, cujo topónimo está relacionado com a existência na localidade das Termas da Fonte Santa, onde a qualidade das águas termais tem já largos anos reconhecimento. Aqui o desporto, tal como nas restantes terras raianas, teve também o seu período de maior animosidade por parte da população, começando nas décadas de 50 e 60, pela construção de campos de futebol improvisados, em terrenos particulares ao redor na aldeia. Houveram vários locais a albergar campos de futebol, que serviam não só para a juventude da terra jogar entre si, mas também para jogos contra equipas de outras aldeias vizinhas. No entanto com o passar dos anos, e devido ao decréscimo populacional e também à própria instabilidade dos sítios onde se iam criando os campos de futebol, nenhum deles perdurou até aos dias de hoje, tendo esta modalidade deixado de se praticar com frequência.

Já na década de 80 foi no futebol de cinco (hoje futsal) que Águas se viria destacar, por essa altura apareceu a "Associação Desportiva Cultural e Recreativa das Águas", a primeira coletividades com uma vertente desportiva a surgir na freguesia, fundada em inícios do ano de 1982 por iniciativa de várias pessoas da aldeia, entre elas o benemérito Capitão José Esteves Pires, particular entusiasta do desporto, e figura que sempre lutou pelo desenvolvimento de Águas a vários níveis. Ele próprio presidiu a associação durante muitos anos, tendo a mesma um grande papel na incrementação do desporto em Águas, com as modalidades de atletismo e futebol de cinco. Foi o Capitão José Esteves que conseguiu da família Megre (ilustre família de Águas) a cedência de um terreno, onde a expensas do próprio se construiu o ringue polidesportivo, que ficou na posse da associação, e que mais tarde em em forma de homenagem o baptizou com o seu nome.

Até aos inícios da década de 90 Águas viveu o seu mais intenso período desportivo, com a realização de torneios de futebol de cinco, que foram dos primeiros do género a aparecer no concelho de Penamacor, realizavam-se em Agosto e tinham sempre uma grande afluência de equipas. Nesse período a juventude da aldeia participou em inúmeros torneios de futebol pela zona, sendo reconhecida a sua qualidade. No que toca ao futebol de 11, também se registam participações da equipa de Águas em alguns torneios, como por exemplo o torneio de futebol organizado em 1984 pelo Clube Fernão Lopes, de Aldeia do Bispo, ou o torneio Inter-aldeias de 1988 organizado em Aldeia de Santa Margarida.

A associação terá depois entrado num período de inactividade que se mantém até hoje, o associativismo na aldeia é alguns anos depois colmatado com a criação da "ADIA - Associação de Desenvolvimento Integrado de Águas", criada em 2011 por gente da terra, com o objetivo de dar vida à aldeia, através de várias atividades, entre elas as de âmbito desportivo, como foram os casos de alguns encontros amigáveis de futsal e futebol que se têm realizado nos últimos anos. De destacar ainda equipa de futsal de Águas, que  com o apoio da Junta de Freguesia tem tido presenças regulares no conhecido torneio de futsal 24h em Penamacor, um dos maiores torneios do distrito, e em que Águas conta com boas prestações, tendo inclusivamente vencido a prova em 2019 e 2024. Pode-se portando afirmar que apesar de tudo, em Águas ainda há vontade de manter vivo o desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário