As publicações são actualizadas com regularidade

Casa do Povo de Souto da Casa

Fundação: 1940
Localidade: Souto da Casa, Fundão
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Futebol do Souto da Casa

Souto da Casa é uma aldeia situada na Cova da Beira, na zona sul do concelho do Fundão, e que sempre teve na sua Casa do Povo, a entidade mais importante e responsável por todo o movimento cultural, recreativo e desportivo que acontece na localidade, desde os famosos bombos do Souto da Casa até ao rancho folclórico, foi também pela Casa do Povo que se deu o crescimento da prática de futebol na aldeia.

Já na década 30 se registavam partidas de futebol, com jogos frente a outras aldeias, a equipa do Souto da Casa dava pelo nome de "Sporting Leões da Gardunha", por simpatia dos seus habitantes com o Sporting Clube de Portugal. Ao longo dos anos foram surgindo na aldeia várias equipas compostas pelos locais, que jogavam em partidas amigáveis, porém não existia ainda um campo de futebol em Souto da Casa, tendo a equipa de jogar em terrenos improvisados para o efeito.

Em 1950 dá-se a inauguração do campo de futebol do Souto da Casa, num local denominado de "Barreiras dos Pressas", o terreno foi oferecido por um ilustre da terra, Fernando Trigueiros Leitão Correia de Castro, que pagou também as obras de terraplanagem. Por essa altura já era a Casa do Povo de Souto da Casa que tomava conta do futebol através do seu grupo desportivo, representando a aldeia em partidas contra várias localidades do concelho do Fundão, em especial os jogos contra a equipa vizinha do Castelejo.

Ao longo das décadas, com maior ou menor regularidade, o futebol continuou a ser praticado pela juventude do Souto da Casa, fosse nos tradicionais jogos entre solteiros x casados, ou em partidas amigáveis contra outras aldeias. Na década de 70 começou a aparecer também o futebol de salão, com a equipa do Souto Casa a participar em torneios um pouco por todo o concelho, tendo inclusivamente se sagrado vencedora de um torneio de futebol de salão em 1975, organizado pelo Clube Académico do Fundão. Nos anos 80 e 90 o futebol continua a ser praticado de forma amadora, assim como o futebol de 5, e mais tarde futsal, no inicio do milénio chegou a ser equacionada a construção de um ringue polidesportivo na freguesia, obra essa que acabou por nunca se realizar, simultaneamente a Casa do Povo, como coletividade principal da aldeia, continuava muito activa noutras atividades, como os já referidos grupo bombos e rancho folclórico, e também com a participação de atletas em provas de atletismo.

Apesar de ser cada vez menor a população jovem na aldeia, Souto da Casa ainda consegue manter o desporto vivo, com participações regulares da sua equipa em torneios de futsal na região, e também no já tradicional jogo de futebol que se realiza anualmente no 1.º de Maio, dia do trabalhador, frente à Associação Cultural Desportiva e Recreativa dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Fundão. A par da vertente desportiva a Casa do Povo de Souto da Casa é também um espaço de convívio para população e onde se realizam eventos de vária ordem, por lá passa grande parte do dinamismo da freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário