As publicações são actualizadas com regularidade

Casa do Benfica em Alcains

Fundação: 2006
Localidade: Alcains, Castelo Branco
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Alcains

A Casa do Benfica em Alcains era um anseio antigo das gentes benfiquistas da vila de Alcains, que à muitos anos sonhavam num espaço para albergar os convívios do seu clube que se já se realizam anualmente, foi assim que no dia 2 de Fevereiro de 2006 foi inaugurada oficialmente esta que é a casa n.º 206 do Sport Lisboa e Benfica.

Desde a sua abertura a Casa do Benfica em Alcains teve grande afluência por parte da população local, mesmo aquela não afecta ao futebol, a grande adesão por parte das pessoas na sua sede social, situada no centro comercial da vila, levaram a coletividade a ter de aumentar o seu espaço físico, dado o crescimento do número de aficionados. A Casa do Benfica foi organizando atividades recreativas como por exemplo participação em torneios de sueca. Mas a grande actividade desportiva desta jovem coletividade começa quando na época de 2008/09 se decide a criar uma equipa sénior de futsal feminino, para participar no campeonato distrital. Porém, a presença de uma equipa feminina de futsal não era inédita na vila, já que o Clube Desportivo de Alcains tinha tido nas épocas de 1999/00 e 2000/01 equipas seniores de futsal feminino, e que na altura foram pioneiras nesse escalão no concelho de Castelo Branco.

A época de estreia da Casa do Benfica em Alcains no campeonato distrital não foi má de todo, com a equipa a ficar-se pelo meio da tabela, tendo em conta que uma grande percentagem da sua equipa, era composta por jogadoras ainda em idade júnior, e outras atletas que não tinham qualquer experiência no futsal federado. Nas duas épocas seguintes a equipa da Casa do Benfica em Alcains manteve-se estável no campeonato distrital de futsal feminino, tendo inclusivamente lutado pelo titulo na taça distrital, ao mesmo tempo foi também criada uma equipa de juvenis masculinos, que obteve bons resultados, como a conquista da taça de honra de futsal na época de 2010/11.

Após quatro épocas a participar no distrital, a equipa sénior feminina da Casa do Benfica em Alcains teve a sua última temporada de competição em 2011/12, onde se manteve nos lugares cimeiros do campeonato e foi finalista da taça distrital, porém o projecto de futsal terminou por questões directivas e financeiras, após alguns anos de boas prestações das suas equipas, e com o lançamento de muitas jogadoras que continuaram depois a competir noutros clubes. Foi uma marca deixada no futsal distrital e sobretudo em Alcains, que até então tinha apenas o futebol como desporto mais presente.

Apesar da Casa do Benfica em Alcains ter abandonado o futsal, a modalidade ainda continuou na vila, na sua vertente de formação, através do Clube Desportivo de Alcains, que nas épocas de 2012/13 e 2013/14 manteve uma equipa de júniores masculinos em competição. Mais tarde deixou de existir futsal quer sénior quer de formação em Alcains, no entanto a Casa do Benfica continua a participar em torneios de futsal amigáveis, e realiza a tradicional "Liga das Maltas", torneio de futsal em que participam pessoas de todas as gerações, a par de outras atividades que desenvolve, é actualmente uma das mais importantes e mais frequentadas coletividades da vila de Alcains.

Sem comentários:

Enviar um comentário