As publicações são actualizadas com regularidade

Casa do Benfica em Idanha-a-Nova


Fundação
: 2003
Localidade: Idanha-a-Nova
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Idanha-a-Nova

A Casa do Benfica em Idanha-a-Nova foi fundada a 13 de Agosto de 2003, através de um grupo de pessoas do concelho simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica. Nasceu como um espaço de convívio e recreio não só direcionado para benfiquistas mas também para a população da vila em geral, começou por realizar atividades recreativas e culturais, como a organização de bailes e torneios de sueca, passando depois também para a parte desportiva, onde contou durante alguns anos com uma secção de atletismo.

Dá-se depois inicio aquela que é hoje a sua modalidade principal, o futsal, começando na época de 2013/14 com participações nos campeonatos distritais de futsal de formação com equipas de iniciados juvenis e juniores, projecto que foi tendo continuidade nos anos seguintes, e que deu alguns frutos, sendo que Casa do Benfica em Idanha-a-Nova foi vice campeã em iniciados na temporada de 2016/17 e de juvenis em 2018/19.

Na época de 2018/19 a coletividade estabeleceu uma parceria com a Associação Cultural e Desportiva do Ladoeiro (a principal referência do futsal no concelho), para todas as equipas das camadas jovens que dai em diante passaram a utilizar a sigla de ambas colectividades "ACDL/CBIDN", com vista a um melhor aproveitamento de recursos e infraestruturas, realizando os jogos caseiros entre os pavilhões municipais e Idanha-a-Nova e Ladoeiro, e também fomentando este desporto na juventude do concelho, com o futsal de formação a ficar todo concentrado numa só entidade.

Desta parceria resultou ainda a criação da equipa "B" do Ladeiro, uma equipa satélite que na temporada de 2020/21 se estreou no campeonato distrital de futsal sénior de Castelo Branco sob a designação de "ACD Ladoeiro B/CBIDN", um projecto que pretende não só dar lugar aos jogadores menos utilizados da equipa principal do Ladoeiro (que disputava o campeonato nacional da modalidade), mas também dar oportunidade aos jovens que saem das camadas de formação que as coletividades têm conjuntamente. A época de estreia não podia ter sido melhor, com a equipa a sagrar-se vice-campeã distrital e a lutar pelo titulo até à última. 

Na época de 2021/22 a equipa mostrou novamente ser uma das favoritas na conquista do titulo, ao bater-se de igual para igual com o principal candidato o Cariense, com quem disputou o play-off de campeão ficando em segundo lugar, assim como sendo finalista da Taça de Honra. Na temporada seguinte a equipa dominou por completo as provas distritais ao conquistar a "dobradinha", vencendo o campeonato e a taça de honra, no entanto a formação idanhense foi impedida de subir para a III.ª Divisão, pois nessa mesma época o Ladoeiro desceu para essa divisão, porque as equipas "B" não podem competir no mesmo patamar que a sua equipa principal.

A Casa do Benfica em Idanha-a-Nova situa-se em plena zona histórica da vila raiana, e para além do futsal, que é a sua maior bandeira,  continua a ser um ponto de encontro da população e a realizar atividades culturais e sociais na comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário