As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo Casalense

Fundação: 1973
Localidade: Casal da Serra (Tortosendo), Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo do Cabeço

O Grupo Desportivo Casalense surgiu no inicio da década de 70 em Casal da Serra, aldeia pertencente à freguesia do Tortosendo, sendo o aglomerado populacional mais antigo que deu origem à vila. A actividade desportiva nesta terra vinha já dos anos 60, década em que o futebol se começou a popularizar um pouco por todo o país, e se iniciaram os jogos amigáveis contra as localidades vizinhas, a prática desde desporto veio a culminar na criação deste Grupo Desportivo, inspirado nas cores do Boavista Futebol Clube, clube portuense que anos depois o viria a reconhecer como sua filial oficial.

Não só do desportivo viveu este clube, apesar do mesmo se constituir como um dos seus pilares, o Casalense cedo se tornou o centro de convívio da população. que se juntou para construir a sede social que existe até aos dias de hoje. Apesar de se tratar de uma aldeia, o Casal da Serra é visto como um dos "bairros" mais activos da vila do Tortosendo, estando muito presente na sua comunidade com a realização de várias atividades culturais, sociais e desportivas, no futebol que sempre foi sendo jogado de forma amadora, houveram também ao longo dos anos equipas de veteranos e de futebol de 5 masculino e feminino, o Casalense contou ainda com outras modalidades, como o ténis de mesa damas, xadrez, petanca e provas de ciclismo.

O ano de 1999 fica na história por um dos momentos mais marcantes do clube, com o Grupo Desportivo Casalense a receber a comitiva do Boavista, que oficializou esta coletividade como a sua filial n.º 4, vendo assim reconhecido o seu trabalho após anos de ligação ás cores axadrezadas. Nesta altura começou também a relação entre os dois clubes, numa parceria que inicialmente trouxe alguns benefícios para o Casalense, numa altura em que o próprio Boavista se estava a afirmar, com a sua expansão a nível nacional, tendo chegado a ser campeão nacional em 2000/01. A ligação do Casalense à "casa mãe" terá passado por altos e baixos, fruto também da fase turbulenta que o Boavista depois atravessou, e apesar de continuar a ser uma filial boavisteira, a ligação entre o Casalense e o Boavista tem actualmente pouca ou quase nenhuma expressão.

Nos anos seguintes, o Casalense continuou activo na prática do futsal, tanto masculino como feminino, e chegou a existir ainda por parte da coletividade, a vontade de ver construído um ringue polidesportivo no Casal da Serra, para apoiar as atividades desportivas do clube, mas foi algo que nunca se veio a concretizar, com as equipas a terem jogar nos pavilhões desportivos da Universidade da Beira Interior, ou noutros locais onde se realizavam os torneios em que participava.

O Casalense continua a ser o principal dinamizador da sua aldeia, realizando atividades culturais, sociais e de lazer, na parte desportiva continua a participar esporadicamente em jogos de futebol e torneios de futsal na zona da Covilhã, sendo o mais conhecido o torneio dos núcleos, que junta filiais de vários clubes sediados na Covilhã, com a equipa a manter o padrão axadrezado no seu equipamento, que tanto a caracteriza.

Sem comentários:

Enviar um comentário