As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Cultural Recreativo e Desportivo de Alcongosta

Fundação: 1978
Localidade: Alcongosta, Fundão
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Futebol de Alcongosta / Polidesportivo de Alcongosta

O Grupo Cultural Recreativo e Desportivo de Alcongosta é desde 2018, a nova designação do histórico Clube Académico de Alcongosta, a coletividade mais popular da aldeia de Alcongosta, localizada nas planícies da Serra da Gardunha, e conhecida a nível nacional pela qualidade da sua cereja.

O futebol aparece por estas bandas na década de 30, com a realização dos primeiros jogos contra aldeias vizinhas, em 1946 os jovens da terra organizaram-se para criar uma equipa que se auto-intitulava como "Onze Unidos Acongostense", que realizava jogos contra outras equipas da zona. Mas seria apenas nos anos 60, época em que se vivia um auge de popularidade neste desporto, que em Alcongosta se constituiu uma das equipas de futebol que mais ficou na memória, e que dava pelo nome de "Estrelas Vermelhas", influenciados pela cor das camisolas vermelhas de um grande clube à época, o Estrela Vermelha de Belgrado. Esta equipa terá durante a década seguinte representado a aldeia de Alcongosta em jogos e torneios de futebol, sendo depois sucedida em 1978 pelo Clube Académico de Alcongosta, primeira coletividade oficialmente legalizada, e virada para a juventude da terra, que continuava assim a sua actividade desportiva.

Nos anos que seguem à sua fundação, o clube teve uma forte actividade no atletismo, com participação em provas distritais e nacionais, não esquecendo o futebol, que continuava a ser jogado por esta equipa academista que equipava de branco. Nos anos 80 surge o ringue polidesportivo na aldeia, e com ele começam os jogos de futebol de salão, não só com a participação da equipa em torneios pela zona do Fundão, como também na organização de torneios próprios, não só de equipas masculinas como femininas, no que toca ao futebol, existiam ainda jogos amigáveis e algumas participações em torneios, paralelamente com outras atividades de cultura e lazer.

No final da década de 90 o clube atravessa uma crise humana, pela deslocação de muitas pessoas para fora da aldeia ao longo dos anos, o que fez com que a sua actividade abrandasse, no entanto a entrada de uma nova direcção mais jovem salvou a coletividade de um possível fim, mantendo depois o clube no activo durante os anos seguintes, com desportos como jogo da malha, matraquilhos, pingue-pongue, hóquei em patins, e também com organização e participação em torneios de futsal e futebol, continuando a sua sede a ser um centro de convívio para a população.

O clube entrou depois numa fase decadente, e por questões financeiras e crises directivas, cessa definitivamente a sua actividade em 2014. Até que em 2018, no ano em que comemorava 40 anos de existência, o clube é reactivido por um grupo de pessoas da terra, que quis trazer de novo o associativismo que faltava em Alcongosta, por questões legais não lhes foi possível manter o mesmo nome, sendo a designação do Clube Académico de Alcongosta alterada para "Grupo Cultural Recreativo e Desportivo de Alcongosta", mantendo na mesma a identidade desde histórico clube, que continua assim através de atividades culturais e desportivas a manter viva a aldeia.


Outros emblemas referenciados:

Emblema do Clube Académico
de Alcongosta

Sem comentários:

Enviar um comentário