As publicações são actualizadas com regularidade

Club União Idanhense

Fundação: 1917
Localidade: Idanha-a-Nova
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal de Idanha-a-Nova

O União Idanhense é o mais emblemático clube do concelho de Idanha-a-Nova e o mais antigo de todo o distrito, tem um longo passado no futebol federado, onde conquistou alguns títulos distritais, e competiu também na III.ª Divisão Nacional, após alguns anos de inactividade, ressurgiu de uma crise financeira, e encontra-se actualmente no campeonato distrital sendo o maior representante da zona raiana.

Foi fundado no dia 17 de Abril 1917, por gente da vila, sobretudo da classe operária e rural, que assim se juntou para a criação de um clube onde pudessem conviver e organizar atividades recreativas, durante as décadas seguintes o Idanhense sempre foi o ponto de encontro da população, que ali organizava bailes e festas populares, como acontecia na maioria dos clubes por aquela altura.

O futebol em Idanha-a-Nova surge apenas nos anos 50, com a popularização deste desporto que estava ainda em crescimento, começam a realizar-se jogos amigáveis entre localidades vizinhas, e em 1952, com a ajuda da Câmara Municipal, é construído o campo de jogos, contudo não foi o Idanhense o percursor do "desporto rei" na vila, visto que a Associação Desportiva Idanhense, criada em 1954, foi quem tomou conta do futebol até inicio dos anos 60, tendo competido no campeonato distrital até a mesma ter entrado depois em inactividade. Nas década de 60 e inicio de 70 o futebol teve lugar apenas de forma amadora, com jogos amigáveis e torneios locais, e é apenas em 1974 que o Idanhense avança com uma equipa de futebol federada, com vista a participar no campeonato distrital, onde se estreia na época de 1974/75, e onde se mantém a competir ininterruptamente durante as décadas seguintes. De realçar ainda os "derbys" que se realizaram entre as temporadas de 1977/78 e 1978/79, entre as duas equipas da vila, quando a então ressurgida Associação Desportiva Idanhense e o Club União Idanhense coabitaram na mesma divisão distrital.

Entretanto já como único representante de Idanha-a-Nova, o União Idanhense manteve-se durante as décadas de 80 e 90, sempre em competição na 1.ª Distrital sem nunca ter sido despromovido à divisão inferior, tendo também camadas de formação que integravam jovens de todo o concelho. Após longos anos dedicados ao futebol, o Idanhense atinge finalmente o seu primeiro titulo, sagrando-se campeão distrital na época de 1998/99, e que levou a equipa a competir na III.ª Divisão Nacional na época seguinte, de onde seria relegada logo nesse ano, após ficar em último lugar da sua série. De regresso ao campeonato distrital, o Idanhense continuou a praticar bom futebol, e a obter resultados positivos, como um 5.º lugar em 2000/01 e um 2.º lugar em 2001/02, época em que venceu ainda a Taça de Honra. Em 2003 dá-se a conclusão de uma grande obra para o clube e para a vila, com a inauguração do estádio municipal de Idanha-a-Nova, numa reconversão do antigo campo, que ficou com condições dignas de um clube dos patamares nacionais. Na temporada de 2002/03 a equipa voltou a sagrar-se de novo campeã distrital, fazendo ainda a "dobradinha" com a conquista da Taça de Honra.

O Idanhense partiu assim para uma das melhores fases desportivas da sua história, com a equipa a competir novamente na III.ª Divisão Nacional, e com boas prestações, tendo alcançando sempre a manutenção nas quatro temporadas em que esteve neste patamar, até o clube abandonar o futebol sénior em 2007 por questões financeiras. Porém, em 2010 o clube é forçado a fechar portas, uma crise financeira e o consequente corte de apoios por parte da Câmara Municipal, levaram este histórico emblema a ter de parar a sua actividade desportiva, numa altura em que apesar já não possuir futebol sénior, tinha ainda camadas jovens em todos os escalões e uma equipa de futsal feminino. O distrito tinha perdido assim um dos seus mais antigos clubes de futebol.

Contudo, e com vista a manter o serviço público que é a pratica desportiva para os mais jovens, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova ajudou a criar um novo clube, nasceu assim em 2010 a ADIN, "Associação Desportiva de Idanha-a-Nova", que passou a contar com camadas de formação, não deixando morrer o futebol jovem na vila. Durante os anos que seguiram a ADIN foi competindo nos campeonatos distritais em várias categorias, organizando também os conhecidos torneios de futebol jovem, que já na altura do Idanhense eram muito aclamados e atraiam muita gente à região.

Em 2014 o Club União Idanhense renasce, num grupo de pessoas que se juntou para tentar recuperar esta histórica coletividade, começando a realizar pequenos eventos e a participar em provas de atletismo, o futebol regressou também mas na vertente amadora, numa reunião de alguns jovens e veteranos que com o apoio da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, participaram com uma equipa no torneio inter-aldeias de 2014, onde chegou às meias-finais, a aposta no futebol continuou nos anos seguintes com participação nos inter-aldeias de 2015, 2016 (ano em que sediou a prova) e 2017, tendo a equipa de Idanha-a-Nova vencido o torneio por três anos consecutivos. A nova direcção conseguiu saldar todas as dividas que o clube tinha do passado, e aliado ao sucesso que teve no futebol amador, regressou com uma equipa sénior ao campeonato distrital na temporada de 2016/17, o regresso dos "raianos" não podia ter sido melhor, com o clube a terminar o campeonato em 3.º lugar e a vencer a Taça de Honra.

O Idanhense depressa se tornou num dos clubes favoritos à vitória no campeonato distrital, terminando a época de 2017/18 de novo na 3.ª posição. Na temporada de 2018/19, o Idanhense volta a ter camadas jovens ao "absorver" de certa forma as equipas da ADIN, clube que até então se ocupava do futebol jovem na vila, passando assim todo o futebol a estar concentrado apenas num único clube. Na temporada de 2020/21 a equipa acabou por conseguir a subida para os nacionais, isto porque liderava o campeonato aquando da suspensão da prova provocada pela pandemia, lugar que lhe valeu a vaga de subida, e um regresso a um campeonato nacional quinze anos após a sua última participar nesse patamar, porém a equipa acabaria por despromovida e regressar ao distrital na época seguinte. O Idanhense continua a ser o clube mais representativo da zona raiana e um histórico do futebol distrital, sendo umas das coletividades mais importantes de Idanha-a-Nova.


Outros emblemas referenciados:

Emblema da Associação
Desportiva de Idanha-a-Nova

1 comentário:

  1. O CUI conta ainda com 47 atletas na vertente do atletismo, onde tem conquistado muitos pódios a nível individual e coletivo.

    ResponderEliminar