Localidade: Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal Vale do Romeiro
O Sporting Clube de Castelo Branco foi uma agremiação desportiva criada na cidade de Castelo Branco por simpatizantes sportinguistas, sendo na altura a filial N.º 62 do Sporting Clube de Portugal, foi um dos principais clubes na cidade, numa altura em que o futebol se estava a tornar um desporto popular.
Foi fundado a 26 de Abril de 1934, e tinha a sua sede na Rua de Santa Maria, na zona histórica de Castelo Branco. Este clube teve o futebol como a sua principal modalidade, onde ia realizando jogos amigáveis contra outras equipas. Foi um dos dez fundadores da Associação de Futebol de Castelo Branco em 1936, sendo um dos participantes no primeiro campeonato distrital realizado na época de 1936/37. Os principais "rivais" do Sporting de Castelo Branco, eram também eles filiais de grandes clubes portugueses, sendo o "Sport Lisboa e Castelo Branco" filial do Benfica, e o "Clube de Futebol «Os Albicastrenses»" filial do Belenenses, estes três clubes jogavam entre si, partilhando o Campo do Vale do Romeiro como sua "casa", e em conjunto constituíam a zona sul do campeonato distrital, onde na zona norte jogavam clubes da Covilhã, este facto devia-se aos custos elevados das deslocações, sendo assim o campeão distrital era determinado através de uma final entre o vencedor da zona norte e da zona sul, tendo o Sporting de Castelo Branco chegado à final distrital em 1937.
Após uma época sem participar nas provas federadas, o Sporting de Castelo Branco volta em 1938/39 onde termina no 2.º lugar, posição que lhe vale uma participação na II.ª Divisão Nacional ainda nessa mesma temporada. Após resultados positivos nos anos seguintes, a equipa joga simultaneamente no campeonato distrital e na II.ª Divisão, o clube era já uma referência do futebol da cidade, não só pela sua popularidade mas também pelos resultados desportivos.
Porém a temporada de 1945/46 foi a última dos "leões albicastrenses" no campeonato distrital, o equipa deixou de participar nas provas oficiais de futebol, e o clube terá depois desaparecido em 1948, após a sua união com o Sport Lisboa e Castelo Branco, numa fusão que se realizou entre os dois principais clubes da cidade, uma proposta que surgiu dos "encarnados" e que teve como objectivo unir esforços para criar um clube mais forte e mais competitivo que deu pelo nome de "Associação Desportiva de Castelo Branco", o projecto deste novo clube não correu como o esperado, tendo o mesmo dado depois origem ao atual Benfica e Castelo Branco. Terminava assim a curta história da filial do Sporting em Castelo Branco.
Fundação: 1992
Localidade: Castelo Branco
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão da Escola Básica Faria de Vasconcelos
Muitas décadas depois surge na cidade de Castelo Branco uma nova presença leonina, com a fundação em 1992 do "Núcleo Sportinguista de Castelo Branco", sendo o núcleo N.º 75 do Sporting Clube de Portugal. Este Núcleo tornou-se num centro de convívio para os adeptos sportinguistas, e que ao longo dos anos conseguiu angariar um grande número de sócios, tendo as suas próprias atividades desportivas, como torneios de sueca, provas de atletismo e mais recentemente futsal, o Núcleo teve uma breve parceria com Associação Recreativa do Bairro da Boa Esperança, numa escola de futsal, mas que acabou por ser descontinuada. Desde a temporada de 2016/17 tem uma equipa de futsal feminino a competir no campeonato distrital da categoria, sendo o único clube desse escalão existente na cidade. Na época de 2018/19 a equipa do Núcleo teve a melhor prestação desportiva de sempre, ao vencer a Taça da AFCB em futsal feminino e sagrar-se vice-campeã distrital, sendo que na temporada de 2019/20 voltou a ficar em 2.º lugar no campeonato distrital, e em 2022/23 voltou a vencer a taça.
Algum do espólio do Sporting Clube de Castelo Branco encontra-se na sede do Núcleo, que o "herdou" de um antigo presidente do clube, continuando assim de certa forma o legado sportinguista na cidade, o Núcleo do Sporting CP de Castelo Branco é hoje uma coletividade com peso na cidade, dispondo de uma sede própria e uma massa associativa significativa, garantias da sua sustentabilidade social e desportiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário