As publicações são actualizadas com regularidade

Sporting Clube de Castelo Branco | Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Castelo Branco

Fundação: 1934
Localidade: Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal Vale do Romeiro

O Sporting Clube de Castelo Branco foi uma agremiação desportiva criada na cidade de Castelo Branco por simpatizantes sportinguistas, sendo na altura a filial n.º 62 do Sporting Clube de Portugal.

Foi fundado a 26 de Abril de 1934, e tinha a sua sede na Rua de Santa Maria, na zona histórica de Castelo Branco. Este clube terá tido o futebol como principal modalidade, e foi um dos fundadores da Associação de Futebol de Castelo Branco em 1936, sendo um dos participantes no primeiro campeonato distrital realizado na época de 1936/37. Os principais "rivais" do Sporting de Castelo Branco, eram também eles filiais de grandes clubes portugueses, sendo o "Sport Lisboa e Castelo Branco" filial do Benfica e o "Clube de Futebol «Os Albicastrenses»" filial do Belenenses, estes três clubes jogavam apenas entre si, partilhando o Campo do Vale do Romeiro como sua "casa", e em conjunto constituíam a zona sul do campeonato distrital, sendo que na zona norte jogavam clubes da Covilhã, este facto devia-se aos custos elevados das deslocações, sendo assim o que determinava o campeão distrital, era uma final entre o vencedor da zona norte e o da zona sul, tendo o Sporting de Castelo Branco chegado à final distrital em 1937.

final do distrital em 1937,

Make Google view image button visible again: https://goo.gl/DYGbub
final do distrital em 1937,

Make Google view image button visible again: https://goo.gl/DYGbub
O Sporting de Castelo Branco, com melhores ou piores resultados, manteve-se em competição no distrital durante cerca de uma década, tendo simultaneamente participado também no campeonato nacional da II.ª Divisão, como representante de Castelo Branco, facto que se deveu ao reduzido número de equipas que então existiam no campeonato distrital. A temporada de 1945/46 foi a última dos "leões albicastrenses" no campeonato distrital, após a qual o clube terá desaparecido, numa fusão que se realizou entre os dois principais clubes da cidade, o Sporting de Castelo Branco e o Sport Lisboa e Castelo Branco, que teve como objectivo unir esforços para criar um clube mais forte e mais competitivo que deu pelo nome de "Associação Desportiva de Castelo Branco", o projecto deste novo clube não correu como o esperado, tendo o mesmo dado depois origem ao atual Benfica e Castelo Branco. 



Fundação: 1992
Localidade: Castelo Branco
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão da Escola Básica Faria de Vasconcelos

Muitas décadas depois surge na cidade de Castelo Branco uma nova presença leonina, com a fundação em 1992 do "Núcleo Sportinguista de Castelo Branco", sendo o núcleo n.º 75 do Sporting Clube de Portugal. Este Núcleo tornou-se num centro de convívio para os adeptos sportinguistas, e que ao longo dos anos conseguiu angariar um grande número de sócios, tendo as suas próprias atividades desportivas, como torneios de sueca, provas de atletismo e mais recentemente futsal, o Núcleo teve uma breve parceria com Associação Recreativa do Bairro da Boa Esperança, numa escola de futsal, mas que acabou por ser desfeita. Desde a temporada de 2016/17 tem uma equipa de futsal feminino a competir no campeonato distrital da categoria, sendo o único clube desse escalão existente na cidade. Na época de 2018/19 a equipa do Núcleo teve a melhor prestação desportiva de sempre, ao vencer a Taça da AFCB em futsal feminino e sagrar-se vice-campeã distrital, sendo que na temporada de 2019/20 voltou a ficar em 2.º lugar no campeonato distrital, e em 2022/23 voltou a vencer a taça.

Algum do espólio do Sporting Clube de Castelo Branco encontra-se na sede do Núcleo, que o "herdou" de um antigo presidente do clube, continuando assim de certa forma o legado sportinguista na cidade, o Núcleo do Sporting CP de Castelo Branco é hoje uma coletividade com peso na cidade, dispondo de uma sede própria e uma massa associativa significativa, garantias da sua sustentabilidade social e desportiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário