Localidade: Alcaria, Fundão
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão José Luís Adrião
A Associação Cultural de Alcaria é um clube recreativo, desportivo e cultural, sediado na progressiva aldeia de Alcaria, localizada no extremo norte do concelho do Fundão. A atividade em que mais se destaca é o futsal, sendo uma referência na zona, e que conta com algumas títulos a nível distritais.
Apesar de ter sido oficialmente fundada apenas em 1974, a ACA tem origem na década de '60,
altura em que um pouco por todo o país começaram a despertar os movimentos associativos, nomeadamente na prática desportiva, em Alcaria a única associação propriamente dita que existia era a Casa do Povo, de onde surgiu a primeira equipa de futebol de 11, que começou a representar Alcaria em jogos amigáveis um pouco por toda região. Com o passar dos anos e após a realização de inúmeras atividades de carácter cultural, social e desportivo, o espírito associativo foi ganhando força na terra, levando à criação de uma estrutura que no dia 1 de Maio de 1974 fez nascer a Associação Cultural de Alcaria.
Com ajuda de diversas entidades e da população, foi construído em 1980 um ringue
polidesportivo no local do antigo campo de futebol de 11, uma vez que tinha sido construído um novo campo no Sitio dos Barreiros, nos arredores da aldeia. Vai-se então destacando a modalidade de futebol de cinco (hoje futsal), que veio a ganhar cada vez mais entusiastas em Alcaria, com a participação da equipa em vários torneios pela zona do Fundão, levando a um menor interesse pelo futebol de 11. Em 1992/93 dá-se a filiação da ACA na Associação de Futebol de Castelo Branco com vista à participação no primeiro campeonato distrital de futsal masculino, onde Alcaria participa com duas equipas, uma equipa principal e uma equipa "B", tal era a adesão da juventude pelo futsal, com a equipa principal a competir até temporada de 1995/96. Mais tarde é também formada uma equipa de futsal feminino, que viria a participar no primeiro campeonato
distrital da categoria em 1997/98, e cuja participação foi até 2000/01. A Associação Cultural de Alcaria veio com o passar dos anos a transformar-se numa prestigiada escola de futsal, apostando
fortemente na formação de ambos os sexos, com resultados positivos tanto ao nível das camadas jovens como dos seniores, com a equipa sénior masculina a regressar ao campeonato distrital na época de 1998/99.
Com o passar do tempo o polidesportivo de Alcaria passou a não ter condições de prática desportiva para as equipas, e depois de o clube andar algum tempo a realizar os seus jogos caseiros entre os pavilhões de Vales do Rio e Dominguiso, foi em Dezembro de 2001, inaugurado o Pavilhão Multiusos em Alcaria, infraestrutura à muito esperada, que veio trazer condições significativas para a associação que nesse ano se tinha sagrado campeã distrital de juniores, e na época de 2001/02 campeã distrital de seniores. Feitos que reforçaram a aposta neste projecto, que voltou a dar frutos na temporada de 2003/04, de novo com a conquista do campeonato distrital de juniores, e da vitória no campeonato distrital de seniores. O titulo no futsal sénior levou a equipa ás competições nacionais na III.ª Divisão Nacional de Futsal, patamar onde se manteve em competição durante alguns anos, até ser despromovida e regressar ao campeonato distrital em 2009/10.
Ainda a este nível a equipa de Alcaria manteve-se depois durante as épocas seguintes a participar no campeonato distrital (apenas com uma paragem em 2011/12, em que não inscreveu a equipa), onde apesar de não ter voltado a sagrar-se campeã conquistou alguns títulos, tendo vencido a Taça de Honra por duas vezes, nas temporadas de 2012/13 e 2015/16. Opções directivas ditaram depois o fim da equipa sénior que teve a sua última época em 2016/17, continuando o clube apenas com algumas equipas nos escalões de formação. Na temporada de 2022/23 deu-se o esperado regresso da equipa sénior aos campeonato distrital, que durou duas épocas.
No entanto a aposta forte na formação continua e com resultados positivos, actualmente existem algumas equipas a representar a associação nos campeonatos distritais nas camadas jovens e ainda uma equipa de veteranos, que continuam a divulgar o nome da freguesia, onde a ACA é o maior meio de desenvolvimento cultural e desportivo, com a aposta em outras atividades como a patinagem artística, sueca entre outros eventos, sempre com um foco especial na participação dos jovens.
Sem comentários:
Enviar um comentário