As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Cultural de Alcaria

Fundação: 1974
Localidade: Alcaria, Fundão
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão José Luís Adrião

A Associação Cultural de Alcaria é um clube recreativo, desportivo e cultural, sediado na progressiva aldeia de Alcaria, localizada no extremo norte do concelho do Fundão. A sua atividade que mais se destaca é o futsal, sendo uma referência na zona, e que conta com algumas vitórias em campeonatos distritais.

Apesar de ter sido oficialmente fundada apenas em 1974, a ACA tem origem na década de 60, altura em que um pouco por todo o país começaram a despertar os movimentos associativos, nomeadamente na prática desportiva, em Alcaria a única entidade associativa propriamente dita que existia, era a Casa do Povo, de onde surgiu a primeira equipa de futebol de 11, que começou a representar Alcaria em jogos amigáveis um pouco por toda região. Com o passar dos anos e após a realização de inúmeras atividades de carácter cultural, social e desportivo, o espírito associativista foi ganhando força na terra, levando à criação de uma estrutura no dia 1 de Maio de 1974, data do nascimento da Associação Cultural de Alcaria. 

Com ajuda de diversas entidades e da população, foi construído em 1980 um ringue polidesportivo no local do antigo campo de futebol de 11, uma vez que tinha sido construído um novo campo no Sitio dos Barreiros. Vai-se então destacando a modalidade de futebol de cinco (hoje futsal), que veio a ganhar cada vez mais entusiastas em Alcaria, com a participação da equipa em vários torneios pela zona do Fundão, levando a um menor interesse pelo futebol de 11. Em 1992/93 dá-se a filiação da ACA na Associação de Futebol de Castelo Branco com vista à participação no primeiro campeonato distrital de futsal masculino, onde Alcaria participa com duas equipas, uma equipa principal e uma equipa "B", tal era a adesão da juventude pelo futsal. Mais tarde é também formada uma equipa de futsal feminino, que viria a participar no primeiro campeonato distrital da categoria em 1997/98. A Associação Cultural de Alcaria veio com o passar dos anos a transformar-se numa prestigiada escola de futsal, apostando fortemente na formação de ambos os sexos, com resultados positivos tanto ao nível da formação como dos seniores.

Com o passar dos anos o polidesportivo de Alcaria passou a não ter condições de prática desportiva para as equipas, e depois de o clube andar algum tempo a realizar os seus jogos caseiros entre os pavilhões de Vales do Rio e Dominguiso, foi em Dezembro de 2001, inaugurado o Pavilhão Multiusos em Alcaria, infraestrutura à muito esperada, que veio trazer condições significativas para a associação que nesse ano se tinha sagrado campeã distrital de juniores, e na época de 2001/02 campeã distrital de seniores. Feitos que reforçaram a aposta neste projecto, que voltou a dar frutos na temporada de 2003/04, de novo com a conquista do campeonato distrital de juniores, e da vitória no campeonato distrital de seniores. O titulo no futsal sénior levou a equipa ás competições nacionais, patamar onde se manteve em competição durante alguns anos, até ser despromovida e regressar ao campeonato distrital em 2009/10. 
 
Ainda a este nível a equipa de Alcaria manteve-se depois durante mais uns anos em competição no campeonato distrital, onde apesar de não ter voltado a sagrar-se campeã conquistou alguns títulos, tendo vencido a Taça de Honra por duas vezes, nas temporadas de 2012/13 e 2015/16. Opções directivas ditaram depois o fim da equipa sénior que teve a sua última época em 2016/17, continuando o clube apenas com algumas equipas nas camadas jovens. Na temporada de 2022/23 deu-se o esperado regresso da equipa sénior aos campeonato distrital.

No entanto a aposta forte na formação continua e com resultados positivos, actualmente existem algumas equipas a representar a associação nos campeonatos distritais nas camadas jovens, que continuam a divulgar o nome da freguesia, onde a ACA é o maior maior meio de desenvolvimento cultural e desportivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário