Fundação: 1954
Localidade: Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Estádio Municipal José dos Santos Pinto
O Oriental de S. Martinho é um clube sediado na antiga freguesia de S. Martinho, na cidade da Covilhã, que realiza um vasto número de atividades de carácter social, cultural, recreativo e desportivo, já com uma longa história é das mais emblemáticas coletividades da sua cidade.
Foi fundado na Covilhã, por um grupo de jovens que queriam simplesmente jogar futebol, simpatizantes do Clube Oriental de Lisboa (em cujo símbolo e cores teve inspiração), e davam pelo nome de "GOLO – Grupo Oriental Liga Operária", vindo a participar em jogos amigáveis que se realizavam pela região. Cedo este clube se evidenciou pela aposta na diversificação das suas atividades, que para além do futebol amador passaram pela criação de um rancho folclórico.
O grupo é depois devidamente legalizado, alterando a sua designação para a atual para se filiar na FNAT (antiga designação do Inatel) e participa no campeonato de futebol da FNAT do distrito de Castelo Branco, que à época tinha na sua maioria equipas do concelho da Covilhã, tanto equipas compostas por operários de empresas da região como clubes locais, caso do S. Martinho. A estreia da equipa não podia ter sido melhor, tendo-se sagrado campeã logo nessa época, em 1954/55, a equipa passou a dominar aquela competição quase por completo, sendo campeã por diversas vezes consecutivas, em todos anos até 1962 inclusive, (apenas não conquistou o titulo em 1957/58). Com algumas paragens pelo meio, a equipa mantém a sua participação nesta competição que se estende até ao inícios da década de '80, após a qual o clube optou por não dar o salto para as competições federadas, ficando-se pelo futebol amador.
Ao longo dos anos o clube tornou-se numa importante associação de dinamização social na sua cidade, com inúmeras atividades, em termos desportivos para além dos jogos amigáveis de futebol que se faziam com alguma regularidade, como xadrez, ténis de mesa e voleibol Nos anos '80 começou também o futebol de cinco com torneios organizados pelo clube que chamavam sempre muita gente.
Em 1999 deu-se a conclusão da "Sala Desportiva" um mini-pavilhão para a prática das várias modalidades do clube, um sonho concretizado para a formação orientalista, que ficou com melhores condições em toda a sua sede. Já no séc. XXI o clube mantém a sua actividade desportiva com modalidades como voleibol, boxe, xadrez, pool e o futsal, este último onde teve uma equipa sénior no campeonato distrital de futsal, nas épocas de 2002/03 e 2003/04, onde utilizou o pavilhão desportivo do Inatel na Covilhã para os seus jogos caseiros, por lá ter melhores condições.
Simultaneamente o clube mantém-se ativo com outras atividades culturais, e participa regularmente em torneios de futsal na Covilhã, tem ainda a modalidade de andebol em parceria coma Associação de Académica da Universidade da Beira Interior, a par das inúmeras atividades que realiza, o clube é por isso uma das referências do associativismo na Covilhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário