As publicações são actualizadas com regularidade

Centro Cultural e Desportivo Oriental de São Martinho

Fundação: 1954
Localidade: São Martinho (Covilhã), Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Estádio José Santos Pinto

O Oriental de S. Martinho é um clube sediado na antiga freguesia de São Martinho, na cidade da Covilhã, que realiza um vasto número de atividades de carácter social, cultural, recreativo e desportivo, com uma longa história é das mais emblemáticas coletividades da sua cidade.

O Clube Cultural e Desportivo Oriental de São Martinho foi fundado em 1954 na Covilhã, por um grupo de jovens que "jogavam à bola", e simpatizantes do Clube Oriental de Lisboa (em cujo símbolo e cores se inspirou), que vinham participando em jogos amigáveis que se realizavam pela região. Cedo este clube se evidenciou pela aposta na diversificação das suas atividades, que para além do futebol amador passaram pela criação de um rancho folclórico que ficou amplamente conhecido a nível nacional.

Após a sua fundação, o Oriental de S. Martinho filia-se na Fnat (antiga designação do Inatel) e participa no campeonato da FNAT do Distrito de Castelo Branco, que à época tinha na sua maioria equipas do concelho da Covilhã, tanto equipas compostas por operários de empresas do sector têxtil, como clubes locais, caso do S. Martinho. A estreia da equipa não podia ter sido melhor, tendo-se sagrado campeã logo na época de estreia, em 1954/55, a equipa passou a dominar aquela competição quase por completo, sendo campeã por diversas vezes consecutivas até 1962, (apenas não conquistou o titulo em 1958, ano em que foi vencido por outra equipa da cidade, o Arsenal de S. Francisco). Com algumas paragens pelo meio, a equipa mantém a sua participação nesta competição que se estende até ao final da década de 60, após a qual o clube optou por não dar o salto para as competições federadas, ficando-se pelo futebol amador.

Ao longo dos anos o clube tornou-se numa importante associação de dinamização social na sua cidade, com inúmeras atividades, em termos desportivos para além dos jogos amigáveis de futebol que se faziam com alguma regularidade, aparece o ténis de mesa, modalidade que ganhou muito destaque, tendo até participações em termos internacionais. Nos anos 80 começou também o futebol de 5 com torneios organizados pelo clube que chamavam sempre muita gente.

Em 1999 deu-se a conclusão da "Sala Desportiva" um mini-pavilhão para a prática das várias modalidades do clube, um sonho concretizado para a formação orientalista, que ficou com melhores condições em toda a sua sede. Já no séc. XXI o clube mantém a sua aitvidade desportiva com modalidades como voleibol, xadrez, pool e o futsal, este último onde teve uma equipa sénior no campeonato distrital de futsal, nas épocas de 2002/03 e 2003/04, onde utilizou o pavilhão desportivo do Inatel na Covilhã, por lá ter melhores condições. Simultaneamente o clube mantém-se ativo com outras atividades culturais, e participa regularmente em torneios de futsal na Covilhã, cidade onde é uma das referências do associativismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário