As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Desportiva Idanhense

Fundação: 1954
Localidade: Idanha-a-Nova
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal de Idanha-a-Nova

A vila de Idanha-a-Nova, sede de um dos concelhos territorialmente mais extensos de Portugal, e com um elevado património histórico, viu em meados dos anos 50 nascer a paixão pelo "desporto rei", as partidas amadoras entre os jovens da terra e de outras localidades da zona, já vinha a acontecer com cada vez mais regularidade, e apesar de já existirem algumas coletividades, não havia nenhuma que se dedicasse apenas ao desporto. A necessidade de instalações dignas para a prática do futebol era um desejo antigo das gentes da terra, e assim a Câmara Municipal ajudou na construção de um campo de jogos, que deu origem aquilo que é o hoje Estádio Municipal de Idanha-a-Nova, campo esse inaugurado em 1952, que veio dar as condições que faltavam para a vila poder ter uma equipa de futebol que a representasse.

Nasce assim em 1954 a "Associação Desportiva Idanhense", coletividade virada para o desporto, que tinha como cores principais o preto e o vermelho (as mesmas são as cores oficiais do Município de Idanha-a-Nova). Logo nesse ano é feito o jogo de estreia da equipa, que acontece a 12 Setembro, num jogo amigável em casa do Benfica e Castelo Branco, e cujo resultado foi uma derrota por 7-0 para a formação idanhense. Apesar do mau início, a ADI decide elevar o seu patamar desportivo, e passa dos simples jogos amigáveis ao campeonato distrital, o clube federou-se na Associação de Futebol de Castelo Branco, e participou no campeonato distrital, competindo da época de 1954/55 até à de 1958/59, tendo sido o primeiro clube do concelho de Idanha-a-Nova a competir no futebol federado, visto que a outra equipa da vila, o Club União Idanhense, apesar de ser mais antigo, apenas participou no campeonato distrital décadas depois.

A estadia da Desportiva Idanhense no distrital não foi a melhor, tendo obtido resultados menos positivos, numa altura em que o campeonato tinha pouco menos que uma dúzia de participantes. A ADI entrou depois num longo período de inactividade, até se dar o seu regresso logo com o futebol federado na temporada de 1977/78, que para além da equipa sénior teve também camadas jovens que competirão nos campeonatos distritais da categoria. Nesse período a equipa já se encontrou com o conterrâneo União Idanhense, então também em competição, nesses que foram os únicos "derbys" de Idanha alguma vez ocorridos numa competição distrital. A ADI acabaria por terminar a época no fundo da tabela, mas continuou a jogar no mesmo escalão, visto que apenas existia uma divisão única. Na temporada seguinte não teve a mesma sorte, e após terminar nos últimos lugares é despromovida à recém criada 2.ª Divisão Distrital, onde compete assim por mais duas épocas (1979/80 e 1980/81) até abandonar o futebol e em 1981 desaparecer completamente do panorama desportivo até aos dias hoje.

Apesar dos curtos períodos de atividade, a Associação Desportiva Idanhense pode ser considerada como um histórico do futebol em Idanha-a-Nova, como pioneira da modalidade na vila e na formação desportiva dos mais jovens, e o primeiro clube a pratica-lá de forma federada em representação da sua terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário