As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Estevalense

Fundação: 1973
Localidade: São Pedro do Esteval, Proença-a-Nova
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Futebol de S. Pedro do Esteval / Polidesportivo de S. Pedro do Esteval

Esta associação foi fundada no dia 1 de Novembro de 1973, na freguesia de S. Pedro do Esteval, situada no extremo sul do concelho de Proença-a-Nova, surge com o objetivo de suprimir a inexistência de uma colectividade na aldeia, que realizasse atividades em prol da população. A Associação Estevalense iniciou-se na atividade desportiva com o futebol, que vinha já a ser praticado desde a década de 60, onde os jogos amigáveis de futebol começaram contra equipas de outras terras.

Após organizar e participar em alguns torneios de futebol na região, em Maio de 1990 a Associação Estevalense filiou-se na Associação de Futebol de Castelo Branco, contudo nunca chegou a participar nas competições distritais de futebol. Ainda nesse ano o clube regista a sua única participação no torneio Inter-aldeias, competição que foi organizada pela própria associação, que sediou a prova, onde participaram na sua maioria equipas do concelho de Proença-a-Nova, tendo inclusive o Estevalense participado com duas equipas, a "A" e a "B". A sua equipa "A" acabaria por chegar à final, onde veio a perder o titulo para a equipa de Moitas. Nos anos seguintes a coletividade continuou com o futebol amador, não só sénior como também com equipas de jovens, com a realização de jogos amigáveis e pequenos torneios locais.

Actualmente o futebol já à muito que não se vê na terra, estando o campo sem utilidade e em mau estado, no entanto o ringue polidesportivo continua a ser usado esporadicamente para partidas amigáveis de futebol de 5. Em relação à Associação Estevalense, continua em atividade, com eventos recreativos e sociais, sempre contribuindo para o desenvolvimento da sua terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário