As publicações são actualizadas com regularidade

Casa do Benfica em Belmonte

Fundação: 2004
Localidade: Belmonte
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Belmonte

A Casa do Benfica em Belmonte foi inaugurada em 2004 pelo presidente do Sport Lisboa e Benfica como a sua casa n.º 177, um anseio concretizado dos adeptos benfiquistas do concelho, que ficaram assim com um espaço de convívio afecto ao seu clube.

A par de outros eventos sociais, a CBB começou a apostar na parte desportiva com algumas modalidades, entre elas o cicloturismo e o futsal, sendo neste último onde a coletividade mais se destacou nos anos seguintes, começando por organizar o "Torneio Vera Cruz", competição onde participaram equipa de todas as parte do concelho. Para além dos torneios, o futsal passou depois a ter equipas em competição nos campeonatos distritais com camadas jovens, em escolinhas, iniciados, juvenis e juniores, uma escola de futsal que deu alguns títulos, como o campeonato de juvenis em 2006/2007, uma aposta na formação que a longo prazo veio a dar frutos.

Na época de 2009/10 a CBB avança pela primeira vez com uma equipa de futsal sénior feminina, que competiu no campeonato distrital, tendo na época de 2011/12 vencido o seu primeiro titulo, com a conquista do campeonato, ao qual se veio a juntar a taça distrital fazendo assim a "dobradinha". No ano seguinte a equipa repetiu o feito e sagrou-se bi-campeã distrital, a formação ainda competiu na Taça Nacional de Futsal Feminino e no campeonato distrital nos anos seguintes tendo o projecto sido mais tarde descontinuado.

No futsal sénior masculino a Casa do Benfica em Belmonte estreou-se no campeonato distrital na temporada de 2010/11, com muitos dos jogadores saídos da sua formação, e apesar dos resultados menos favoráveis nos primeiros anos, a equipa consegue um 4.º lugar na época 2013/14, essa que foi também a última temporada em que competiu, tendo depois terminado.

Por problemas financeiros relativos à não apresentação de contas, e consequente suspensão dos apoios atribuídos à coletividade, a Casa do Benfica em Belmonte atravessou um período difícil em que foi gerida por uma comissão administrava, que teve de fazer algumas mudanças, trazendo de volta a modalidade de cicloturismo que agora é a única praticada pela coletividade, que colocou o futsal de parte, dada a existência de outras equipas, aos custos e ao escasso número de jovens atletas presentes no concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário