As publicações são actualizadas com regularidade

Sporting Clube Eradense | Núcleo de Desporto da Filarmónica da Erada

Fundação: 1983
Localidade: Erada, Covilhã
Modalidade: Futebol
Casa: Campo dos Pinheiros Mansos

O futebol na Erada, aldeia de montanha, situada a 535 m de altitude em plena Serra da Estrela, começou com a reunião da juventude nos anos 50, que deu inicio à prática desportiva. Devido à afinidade de algumas pessoas pelo Sporting, foi pela mão de António Pinto, um proprietário local, que se fundou o "Sporting Club Eradense", na altura escreveram para o Sporting Clube de Portugal a pedir a cedência de alguns equipamentos para a equipa, a resposta do clube lisboeta foi positiva, e não só mandou equipamentos completos como até bolas. Logo se tratou de arranjar um campo, aquele que existia ficava um pouco longe e era acidentado, e foi o mesmo António Pinto que conseguiu um terreno nos arredores da aldeia no sitio dos Pinheiros Mansos, nome pelo qual ficou conhecido o campo de futebol. Durante essa década e na seguinte a Erada continuou a ter uma equipa de futebol popular constituída por gente da terra que realizava jogos amigáveis com localidades vizinhas e participava em torneios regionais.

Em 1977 foi fundada na Erada uma nova coletividade, a "Associação Cultural e Desportiva Social Eradense" que continuou a pratica desportiva com participações em torneios de futebol. No inicio dos anos 80 a associação inscreve a sua equipa no Campeonato Popular de Trabalhadores do Inatel, onde militavam muitas equipas amadoras da região, e onde a Erada obteve muito bons resultados, tendo vencido a competição por duas vezes, em 1982 e 1983. Nesse ano de 1983 é então oficialmente fundado o Sporting Clube Eradense, que apesar de já ter existido à alguns anos atrás não era uma colectividade legalizada, assim criou-se o clube que serviu como continuação da associação, e que aproveitando a qualidade dos jogadores que tinham acabado de ser bi-campeões no Inatel, filiou-se a equipa na AFCB, que logo na época de 1983/84 se estreia no Campeonato Distrital de Castelo Branco.

O percurso do Sp. Eradense pelo futebol federado durou cinco anos, começando por jogar na 2.ª Divisão nas duas primeiras épocas. A equipa chega à 1.ª Divisão Distrital em 1985/86, ano em que por falta de equipas não se realizou o campeonato do 2.º escalão, e nessa época ganhou a taça disciplina da AFCB. Com resultados favoráveis o Sp. Eradense manteve-se assim por mais um ano naquele patamar, até acabar por ser de novo despromovido à 2.ª Divisão onde competiu em 1987/88, nessa que foi a última época em que a equipa participou no distrital, após a qual desistiu do campeonato. O Eradense ainda se inscreveu no campeonato de 1988/89, mas acabou por comunicar a sua desistência ainda antes do inicio da época, facto que fez com que a AFCB punisse o clube com uma época de suspensão das competições federadas. O Eradense que vivia essencialmente do futebol, ainda competiu na época de 1990/91 com uma equipa de juvenis no distrital, mas o clube acabou por desaparecer pouco tempo depois, deixando a Erada sem nenhuma coletividade desportiva, após bons anos no futebol, muito devido à escassez de juventude na aldeia.



Fundação: 2016
Localidade: Erada, Covilhã
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo de Cortes do Meio

Nas décadas que se seguiram, o futebol e mais tarde o futsal, foram sendo praticados de forma amadora pela juventude da terra, mas o desporto de forma federada surge apenas em 2016, quando a Filarmónica Recreativa Eradense, uma das principais colectividades da aldeia, cria o "Núcleo de Desporto da Filarmónica da Erada", que começou por ter uma equipa sénior de futsal feminino amadora e também de veteranos masculinos, que realizavam jogos amigáveis frente a outras equipas, tendo também organizado outros torneios de futsal e provas de atletismo. Pouco depois veio a participar nas competições distritais, primeiro com equipas de petizes, traquinas, benjamins e mais tarde também com infantis e iniciados, dando inicio a um importante trabalho na formação de jovens em vários escalões na modalidade de futsal, permitindo aos jovens não só da Erada mas também de outras localidades em redor, a pratica desportiva.

As equipas da Erada disputam os seus jogos caseiros no pavilhão de Cortes do Meio, pelo facto de lá existiram melhores condições desportivas, no entanto os ringues polidesportivos da escola da Erada e da piscina local são também muito utilizados pela coletividade na prática desportiva, o futuro do desporto na Erada encontra-se portanto muito bem entregue.

2 comentários:

  1. Obrigada por trazerem a publico a minha Terra com este apesar de pequeno mui importante apontamento sobre o FUTEBOL na ERADA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, tentamos divulgara história do desporto nas localidades da nossa região, apesar de pequeno, este resumo foi tudo o que conseguimos encontrar sobre o futebol na Erada, se tiver mais dados po contribuir com mais informação.

      Eliminar