Localidade: Aldeia de Joanes, Fundão
Modalidade: Futsal
Casa: Polidesportivo de Aldeia de Joanes
É na Aldeia de Joanes, localidade vizinha da cidade do Fundão, que se situa a ADCRAJ, coletividade de iniciativa cultural, desportiva e recreativa, que é a principal dinamizadora na localidade.
Porém a história desportiva nesta pequena aldeia (em tempos freguesia própria e hoje unida à do Fundão) vem de há muitas décadas atrás, nos anos '60 um grupo de indivíduos da terra, entre os quais Joaquim da Silva Nogueira, Manuel Bernardo de Campos e João Lourenço Nogueira, conseguiram uma parcela de terreno arrendada, que após algumas obras para estar apta à prática de futebol, passou ser o "Campo da Barrosa", na sua inauguração a equipa da casa estreou-se com uma vitória sobre a equipa de Alcongosta por 3-1. A partir de então começaram ali a realizar-se vários jogos frente a equipas de aldeias vizinhas, em especial os dérbis contra Aldeia Nova do Cabo. Pouco depois é fundado o "Grupo Desportivo de Aldeia de Joanes",
com sede na Casa do Povo, e que envergava um equipamento a imitar o do Ajax de Amesterdão, equipa holandesa muito conhecida naquela altura.
Nos anos que se seguem a equipa do Grupo Desportivo de Aldeia de Joanes participou em alguns
jogos amigáveis e torneios de futebol e futebol de salão no concelho do Fundão, o recrutamento de jogadores de fora da aldeia, com o intuito de aumentar a competitividade da equipa, até levou a que os jogadores mais novos e menos utilizados criassem uma espécie de equipa "B" de Aldeia de Joanes, a que chamaram "Leões da Gardunha".
Mas devido à guerra colonial muitos jovens tiveram de abandonar a aldeia, e com a diminuição da frequência dos jogos de futebol o dono do terreno decidiu aproveita-lo para fins agrícolas, e assim acabou não só o Campo da Barrosa como o próprio futebol em Aldeia de Joanes, apesar de os sinos da igreja ainda se terem tocado a rebate em sinal de protesto, nunca mais se conseguiu recuperar aquele espaço desportivo, e dada a pequena dimensão dos limites da aldeia, também não foi possível fazer-se um novo campo de futebol. No final da década de '70 o Grupo Desportivo termina levando com ele o desporto em Aldeia de Joanes.
É apenas em 1984 que um grupo de gente bairrista de Aldeia de Joanes deitou mãos à obra e fundou a Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Aldeia de Joanes, no que começou por uma conversa de café entre quatro amigos e acabou na concretização da criação da associação com apoio da Junta de Freguesia. A coletividade começou então a realizar todo o tipo de iniciativas, quer culturais, sociais e desportivas, como foi o caso da equipa de atletismo, que conquistou vários troféus, e também do futsal, que com a chegada do polidesportivo à aldeia, passou a ser a modalidade principal, com várias participações ao longo dos anos em torneios por toda região, e também com a realização de torneios próprios.
A associação de Aldeia de Joanes é assim o maior dinamizador da localidade, com vários projectos em diversas áreas, onde na parte desportiva continua com a juventude activa na prática de futsal, inclusive em torneios dos mais petizes até aos adultos.
Sem comentários:
Enviar um comentário