Fundação: 1954
Localidade: Covilhã
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal José Santos Pinto
O Leões da Floresta é uma das históricas coletividades existentes na Covilhã, cidade que é uma das capitais nacionais do associativismo, dada a sua numerosa presença de associações.
A origem do clube remonta aos anos de 1949 a 1952, onde existiu na zona sul da cidade, nomeadamente no Lugar do Pisão Novo (que na altura fazia parte da antiga freguesia de São Martinho), um clube de futebol amador fundado por jovens não só residentes naquele local como também dos Bairros da Alegria e de São João de Longe, a maioria deles descendentes de trabalhadores das fábricas de lanifícios, e ao qual designaram de "Sporting Clube do Pisão Novo". Em 1952 houve por iniciativa do Sporting Clube da Covilhã, a organização de um torneio de futebol popular destinado ás equipas da cidade, e em que este modesto clube tinha a intenção de participar mas não dispunha de meios para tal, sendo assim aquele grupo de jovens covilhanenses deslocou-se à mansão do Dr. Júlio Quental de Calheiros (Conde da Covilhã), que se situava também no Pisão Novo junto de uma zona florestal, para assim lhe pedir apoio na compra dos equipamentos, o pedido foi aceite mas com a condição de que o clube se viesse a chamar "Leões da Floresta", o que se veio a cumprir.
Logo começa a participação da equipa em jogos amigáveis e torneios, o Leões da Floresta equipava de verde e branco "à Sporting" e usava o campo municipal Santos Pinto como sua casa. O clube foi devidamente legalizado em 8 de Abril de 1954, com vista à sua participação no campeonato de futebol da FNAT (atual Inatel), sob a designação de "Centro de Recreio Popular Leões da Floresta", competição que na sua maioria era composta por equipas de empresas e associações do concelho da Covilhã. O clube estreia-se nesta prova na época de 1954/55 e viria tornar-se numa das equipas mais regulares, com participações nos anos seguintes e boas prestações, que culminaram na conquista de dois campeonatos consecutivos nas épocas de 1962/63 e 1963/64, feito que repetiu mais tarde ao ser novamente campeão em 1965/66 e 1966/67.
Após alguns anos de paragem a equipa ainda voltou a participar no campeonato do Inatel nos inícios dos anos '80, tendo depois esporádicas participações em jogos amigáveis, com o clube a expandir-se a outras modalidades desportivas que veio a ter ao longo da sua história, como atletismo, ténis de mesa, tiro, poll, xadrez, BTT e ainda com participações em torneios de futsal tanto masculino como feminino. Para além disso a sua sede é um importante ponto de encontro para a comunidade e as outras atividades recreativas que realiza trazem um grande dinamismo que coloca esta coletividade como uma das mais ativas e históricas da Covilhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário