sexta-feira, 4 de maio de 2018

Grupo Desportivo Cultural e Recreativo do Telhado | Associação Terras do Barro

Fundação: 1974 | 2007
Localidade: Telhado, Fundão
Modalidades: Futebol e Futsal | Futsal
Casa: Campo de Futebol e Polidesportivo do Telhado | Pavilhão Polidesportivo do Peso

Com sede na aldeia de Telhado, concelho do Fundão, o Grupo Desportivo Cultural e Recreativo do Telhado, que tinha como sede a casa do povo, passou ao longo da sua história por bons e maus momentos, atingindo patamares elevados a nível desportivo, com a conquista de inúmeros troféus e a realização de imensos eventos culturais.

Ao longo da sua história o futebol foi sempre a modalidade mais praticada, com jogos amigáveis contra terras vizinhas, como o Freixial, aldeia pertencente à freguesia. A equipa do Telhado participou também em vários torneios de futebol um pouco pela região e também com camadas jovens, também o futebol de 5 teve algumas participações em torneio na zona do Fundão.

O clube passou por alguns momentos de crise tendo surgido novamente no plano distrital a partir de 2003, onde começou a deixar marca no desporto regional primeiro com participações em campeonatos distritais de futsal feminino júnior, e depois sénior, onde esteve durante duas épocas teve a competir no campeonato distrital, da temporada de 2004/05 à de 2005/06. Contou ainda com outras modalidades, como basquetebol feminino e masculino, andebol masculino, provas de estrada e pista com atletismo em todos os escalões, torneios amigáveis de futebol de 7 e de 11, juniores e seniores, e ainda torneios de futsal masculino seniores e veteranos. Após anos de intensa actividade desportiva, por falta de infraestruturas e apoios financeiros, as modalidades deixaram de poder ser praticadas e o clube apenas manteve a sua sede com algumas atividades culturais e populares.

Em 2007 surge então uma nova colectividade na freguesia, a "Associação Terras do Barro -  Cultura e Desporto", o seu nome remete para a grande atividade relacionada com os trabalhos em barro, matéria-prima que existe em grande quantidade nesta zona, e em que o Telhado teve grande tradição. A Associação Terras do Barro foi criada para trazer de novo a prática desportiva à freguesia sobretudo junto dos mais jovens, com equipas federadas de basquetebol, ténis de mesa, atletismo e futsal, com a equipa a realizar os seus jogos caseiros no Pavilhão Desportivo do Peso, freguesia vizinha.

A Associação Terras do Barro é já uma das coletividades mais regulares do desporto jovem do seu concelho e tem como objectivo principal a formação de jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário