As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo Cultural e Recreativo do Telhado | Associação Terras do Barro - Cultura e Desporto

Fundação: 1975
Localidade: Telhado, Fundão
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Futebol do Telhado / Polidesportivo do Telhado

Com sede na aldeia de Telhado, concelho do Fundão, o Grupo Desportivo Cultural e Recreativo do Telhado, que tinha como sede a casa do povo, passou ao longo da sua história por bons e maus momentos, atingindo algum destaque a nível desportivo, com a prática de várias modalidades e a realização de imensos eventos culturais.

Ao longo da sua história o futebol foi sempre a modalidade mais praticada, com jogos amigáveis contra terras vizinhas, como o Freixial, aldeia pertencente à freguesia. A equipa do Telhado participou também em vários torneios de futebol um pouco pela região e também com equipas de jovens, também o futebol de cinco teve algumas participações em torneios na zona do Fundão.

O clube passou por alguns momentos de crise tendo surgido novamente no plano distrital a partir de 2003, onde começou a deixar marca no desporto regional primeiro com a participação no campeonato distrital de futsal feminino júnior na época de 2003/04, e que continuou na temporada seguinte, ao qual se juntou ainda uma equipa de futsal sénior feminino. Contou ainda com outras modalidades, como basquetebol feminino e masculino, andebol masculino, provas de estrada e pista com atletismo em todos os escalões, torneios amigáveis de futebol de 7 e de 11, juniores e seniores, e ainda torneios de futsal masculino seniores e veteranos. 

Após anos de intensa actividade desportiva, por falta de infraestruturas e apoios financeiros, as modalidades deixaram de poder ser praticadas e o clube apenas manteve a sua sede com algumas atividades culturais e populares, tendo ficado inactivo alguns anos depois. O Grupo Desportivo Cultural e Recreativo do Telhado voltou ao ativo em 2018, dedicando-se apenas a atividades recreativas e culturais, com o propósito de dar mais vida à aldeia.



Fundação: 2007
Localidade: Telhado, Fundão
Modalidades: Futsal
Casa: Pavilhão Polidesportivo do Peso

Em 2007 surge uma nova colectividade na freguesia, a "Associação Terras do Barro -  Cultura e Desporto", o seu nome remete para a grande atividade relacionada com os trabalhos em barro na aldeia, matéria-prima que existe em grande quantidade nesta zona, e em que o Telhado teve grande tradição. A Associação Terras do Barro foi criada para trazer de novo a prática desportiva à freguesia sobretudo junto dos mais jovens, com equipas federadas de basquetebol, ténis de mesa, atletismo. A partir da época de 2016/17 dedica-se também ao futsal de formação, com a equipa a realizar os seus jogos caseiros no Pavilhão Desportivo do Peso, freguesia vizinha.

A Associação Terras do Barro foi umas das coletividades mais regulares no desporto jovem do seu concelho, tendo tido uma grande atividade até ao ano de 2019, após o qual entrou num período de inatividade que ainda se mantém.

Sem comentários:

Enviar um comentário