As publicações são actualizadas com regularidade

Clube Desportivo das Minas da Panasqueira | Clube dos Amigos da Panasqueira

Fundação: 1955
Localidade: Barroca Grande (Aldeia de S. Francisco de Assis), Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos da Barroca Grande / Pavilhão António Urgeiro

Situado na aldeia do "couto mineiro", onde fica um dos pólos mais importantes das Minas da Panasqueira, este clube foi nos seus tempos áureos, o local de diversão da população e dos milhares de mineiros que residiam na Barroca Grande, e semelhante ao clube vizinho da aldeia de Panasqueira, também o verde e branco eram as suas cores. Foi fundado na década de 50 como "Grupo Desportivo dos Trabalhadores das Minas da Panasqueira", e surgiu também ele muito associado ao hóquei em patins que na altura era um desporto muito popular em Portugal, a equipa chegou a vencer vários títulos e a participar na II.ª Divisão Nacional, tendo dali saído jogadores que representaram outras equipas a nível nacional, e cujo pavilhão desportivo tem o nome de um desses jogadores lá formados, sendo o hóquei uma modalidade que deu muita fama ao clube.

Mas no que ao futebol diz respeito não menos gloriosa foi a existência da sua equipa, logo que criado, o clube estreia-se no campeonato distrital de Castelo Branco na época de 1955/56, onde depois compete durante vários anos, tendo em 1957/58 participado também como representante da AFCB na III.ª Divisão Nacional, a equipa continuou a competir no campeonato distrital no inicio dos anos 60, anos esses em que o número de equipas inscritas era muito reduzido, levando o clube a jogar novamente a III.ª Divisão nas épocas de 1960/61 e 1961/62, nesta última o campeonato distrital não se realizou por falta de equipas, e o facto de o Minas da Panasqueira ser o único inscrito na competição, fez com que o mesmo fosse considerado campeão desse ano. Após isso o campeonato distrital teve uma paragem, não se realizando por falta de equipas, excepção para época de 1963/64, em que o Minas da Panasqueira apenas discutiu o campeonato com o Benfica e Castelo Branco, tendo os albicastrenses saído vencedores. Na falta de provas distritais, o clube passa a jogar no campeonato da Fnat (antiga designação do Inatel), onde abundavam na sua maioria equipas de trabalhadores de empresas da região.

De regresso à competição no campeonato distrital em 1968/69, o clube acabou depois por se sagrar campeão na temporada de 1970/71, regressando à III.ª Divisão Nacional, apesar de descer logo na época seguinte. A equipa dos "mineiros" mantém-se nos anos seguintes em competição no campeonato distrital com bons resultados, tendo sido vice-campeã nas épocas de 1973/74 e 1977/78, porém começou depois a ficar-se pelos últimos lugares da tabela até à sua última presença no futebol sénior na época de 1983/84, dedicando-se depois ao futebol jovem, numa altura de crise nas minas e no próprio clube, que era também ele do povo.

A coletividade continuou nos anos seguintes com altos e baixos, realizando outras atividades, e na época 2004/05 o clube participa no campeonato distrital de futsal onde competiu até à temporada de 2008/09, recebendo obras no seu pavilhão. Atualmente continua a ser o clube mais importante da sua freguesia e a principal coletividade da Barroca Grande, dispondo de uma sede social, onde os mineiros fazem ainda parte do seu presente.



Fundação: 1938
Localidade: Panasqueira (S. Jorge da Beira), Covilhã
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Jogos da Panasqueira

Localizado na terra que deu nome ás tão conhecidas minas, o Clube dos Amigos da Panasqueira é desde 2000, a nova designação do histórico Clube Recreativo das Minas da Panasqueira, o clube dos mineiros que chegou a ser umas das mais populares colectividades da sua zona.
 
Fundado em 1938, e com sede na aldeia de Panasqueira, local onde se situa uma das principais minas de volfrâmio da Europa, foi criado para empregados e operários das minas, devendo-se ao esforço de muitos, especialmente do Engº Joaquim de Sousa Birne, que fizeram nascer assim o "Clube Desportivo e Recreativo das Minas da Panasqueira". Logo que instalada começou a funcionar com uma sala de jogos diversos, como bilhar, ping-pong, damas, dominó, etc, sendo frequentada maioritariamente por empregados e operários das minas, que perfaziam grande parte dos cerca de 3 mil habitantes que havia na freguesia, desenvolvimento gerado em torno das minas. O clube viria anos mais tarde alterar o seu nome para "Clube Recreativo das Minas da Panasqueira" removendo o "Desportivo" da sua designação, para não ser confundido com o clube da Barroca Grande (onde ficava a outra mina).

Nos anos 40 e em pleno auge da sua laboração (em consequência da II.ª Guerra Mundial), é construído um cinema e um ringue de patinagem na Panasqueira, assim como um campo de futebol e uma piscina. O clube organizou sempre grandes jogos de futebol com diversas equipas, desde encontros com aldeias vizinhas, até partidas entre empregados portugueses e empregados ingleses, do pais da empresa que geria as minas, a "Beralt Tin and Wolfram". A principal actividade desportiva do clube da Panasqueira acabou por se tornar o hóquei em patins, onde a equipa chegou aos campeonatos nacionais, e teve ainda actividade por muitos anos.

Nas décadas seguintes a mina atravessou várias crises, sofrendo um decréscimo muito significado de operários em relação a outros tempos, isto levou a que a Panasqueira e as restantes aldeias em redor perdessem população e consequentemente serviços, terras que deveram muito do seu desenvolvimento à existência das minas. O clube entrou em inactividade com a mudança da empresa que explorava as minas e após um fatídico incêndio ocorrido no ano de 2000, que se alastrou na sua sede e destruiu muito do seu património, o clube reergueu-se com a ajuda do povo e da Câmara Municipal da Covilhã, e agora sob uma nova designação mais ligada à própria aldeia e não tanto aos mineiros, tornou-se num espaço moderno com óptimas instalações ao serviço da comunidade, sendo um ponto de encontro com várias actividades recreativas, tendo ainda um polidesportivo para encontros esporádicos de futsal.

3 comentários:

  1. Nas modalidades, terá de ser refrido o imporatnte papel do clube no hóquei em patins, sobretudo ao nível regional. Creio que praticaram essa modalidade até ao início da década de 1990.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A qual dos clubes se refere, ao da Barroca Grande ou ao da Panasqueira?

      Eliminar
  2. Eu joguei futebol no clube G.D.Minas da Panasqueira (e ainda foi capitão)entre 1977 e 1981 e não continuei porque emigrei para a Suiça onde ainda hoje estou a residir..

    ResponderEliminar