As publicações são actualizadas com regularidade

Casa do Benfica em Oleiros

Fundação: 2007
Localidade: Oleiros
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Oleiros

Criada em 2007 como casa n.º 215 do Sport Lisboa e Benfica, sendo a Casa do Benfica mais recente do distrito de Castelo Branco, esta coletividade começou por realizar outras atividades de cariz mais popular, antes se iniciar no desporto.

O futsal aparece em 2008 como um projecto desportivo de dinamização de uma modalidade não muito presente na vila, e ainda dar oportunidade aos jovens, que por no concelho serem em reduzido número, não permitir a criação de equipas de formação na equipa de futebol de Oleiros, sendo assim o futsal é hoje a base da prática desportiva de muitos jovens oleirenses. Começou na época de 2008/09 com escolinhas de futsal, tendo na época seguinte participado com uma equipa no Campeonatos Distrital de Infantis, inicialmente com futebol de 7 e depois com futsal, seguiram-se depois as equipas de iniciados e ainda de juvenis, esta última que se sagrou campeã distrital em 2016/17, conquistando o primeiro título oficial da história da Casa do Benfica em Oleiros.

A escola de futsal da Casa do Benfica em Oleiros junta cerca de 40 participantes, desde as escolinhas até aos juvenis, numa importante aposta não só desportiva, mas também de formação pessoal, contribuindo para o desenvolvimento da juventude no concelho de Oleiros, e dando continuidade à equipa sénior.

No que toca a futsal sénior, a equipa estreia-se no Campeonato Distrital de Futsal em 2010/11, numa grande aposta da coletividade em jogadores do concelho, tendo uma equipa inteiramente formada por jogadores oleirenses, na temporada de estreia a equipa fica-se por um modesto 5.º lugar a meio da tabela. As classificações vieram a progredir com a afirmação do futsal da CBO, que em 2011/12 fica em 3.º lugar e vai pela primeira vez ao play-off de campeão, onde acaba eliminada, nas temporadas seguintes destaca-se o inicio da luta pelos títulos que esteve perto de conquistar, na época 2013/14 a equipa chega pela primeira vez à final da Taça de Honra, e fica em 2.º lugar no campeonato com nova presença no play-off, em 2014/15 após um 1º. lugar na fase regular a equipa de Oleiros discute o play-off até ao final acabando por perder o campeonato para o Retaxo, na época seguinte a equipa marca presença no play-off do campeonato e na Taça de Honra onde é eliminada nas meias-finais. Em 2016/17 repete-se o 1.º lugar na fase regular do campeonato distrital, e a presença na final do play-off de campeão, que o Oleiros deixa escapar novamente para o Retaxo.

Depois de alguns anos com bons resultados e exibições, chega o primeiro troféu, mas não numa competição distrital, quando em 2017 a Casa do Benfica em Oleiros se sagra campeã mundial de futsal no 4.º Torneio de Casas do Benfica que ocorreu no pavilhão do Estádio da Luz, a formação de Oleiros foi a campeã de entre mais 10 outras equipas de filiados benfiquistas, uma distinção que muito honrou e o espalhou o nome desta casa.

A temporada 2017/18 fica na história do clube, que finalmente conquista um merecido primeiro titulo oficial, ao ganhar a Taça de Honra, onde bateu na final o Carvalhal Formoso, depois de ter feito uma surpreendente eliminação do favorito Ladoeiro nas meias-finais, o mesmo já não aconteceu no play-off do campeonato, com Oleiros e Ladoeiro a discutir o titulo na final, mas com o titulo a escapar para o adversário. Na época de 2020/21, e após dez anos de competição, a CBO acaba por conquistar o campeonato distrital, no entanto a equipa acabou por não consumar a subida de divisão para os patamares nacionais, ao não se apurar no play-off que dava acesso à recém criada III.ª Divisão Nacional, após o qual a sénior foi descontinuada, com o clube a continuar a apostar apenas nas camadas jovens. O regresso da equipa sénior deu-se em 2022/23, numa época muito bem conseguida, com os oleireinses a seres finalistas da taça de honra e ainda vice-campões distritais.

Sem comentários:

Enviar um comentário