As publicações são actualizadas com regularidade

Clube Desportivo de Póvoa de Rio de Moinhos

Fundação: 1976
Localidade: Póvoa de Rio de Moinhos, Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Jogos de Póvoa de Rio de Moinhos

Nesta aldeia a 15 km de Castelo Branco, que é conhecida sobretudo por lá se situar a Barragem de Santa Águeda (popularmente chamada de "Marateca", onde corre o Rio Ocreza), começaram-se a dar os primeiros pontapés na bola na década de 50, com os jogos no campo pelado na zona da Devesa, no centro da aldeia, onde a juventude da terra se juntava para defrontar as equipas das terras vizinhas. Já nos anos 70 a equipa da Póvoa tinha uma constante participação em diversos torneios de futebol em Castelo Branco, contando com a presença no primeiro torneios Inter-aldeias de sempre, onde atingiu a final.

O futebol foi a base principal para que no ano seguinte surgisse a necessidade de legalizar o clube que já existia, e assim teve lugar a primeira reunião oficial do Clube Desportivo de Póvoa de Rio de Moinhos, cuja data da fundação é 29 de Abril de 1976. Logo o clube se federou na Associação de Futebol de Castelo Branco e fez a sua estreia no Campeonato Distrital de Futebol na temporada de 1976/77, o jogo de estreia oficial aconteceu ainda no antigo campo de jogos da terra, e teve como opositor o Unhais da Serra, com o qual a Póvoa de Rio de Moinhos empatou a três bolas.

Em 1976/77, na sua época de estreia, a equipa terminou em 4.º lugar, uma das suas melhores classificações a nível distrital. A Póvoa mantém-se em competição até descer de divisão em 1978/79, após ficar nos últimos lugares, indo para à 2.ª Divisão Distrital, onde esteve até à época de 1980/81. Depois disso o clube dedicou-se apenas ao futebol popular, com o regresso ao torneio inter-aldeias, onde foi finalista em 1986, perdendo a final para o vizinho Caféde, ainda nesta prova regista nova presença em 1989. Ao nível federado a Póvoa teve ainda outras participações, com uma equipa no campeonato distrital de júniores na época de 1994/95. Entretanto é inaugurado o novo campo de futebol com balneários e bancadas, assim como a construção do polidesportivo que permitiu a vinda do futebol de 5, para além dos jogos amigáveis e participação em torneios, seguem-se novas participações no inter-aldeias nos anos de 2001 e 2003.

Depois disso dá-se o tão esperado regresso ao futebol federado, com a Póvoa a participar no campeonato distrital na época de 2003/04 na 2.ª Divisão, foram anos bons ao nível desportivo na aldeia, a equipa viria a conquistar o 2.º lugar em 2005/06, nesse que foi o último ano da 2.ª Divisão, que por falta de equipas deixou de se realizar, com a equipa a ter de competir na 1.ª e única divisão distrital, nas épocas de 2006/07, onde chegou ainda à final da taça de honra, e 2007/08, a última antes de abandonar o futebol.

O clube entrou depois em inactividade no ano de 2009, e esteve parado durante alguns anos. Sendo este o único clube da terra, era de uma grande importância a sua presença activa na comunidade, com a realização de inúmeras atividades, o clube foi depois reactivado e o futebol regressou, com a participação no também renascido inter-aldeias em 2013, no qual a equipa chegou à final onde acaba por perder para o Salgueiro do Campo, seguem-se novas participações no torneio e com muito bons resultados, com a equipa a ser novamente finalista em 2014. No ano seguinte é o próprio clube que recebe e organiza o inter-aldeias tendo conquistado o 3.º lugar na prova, a sua última participação foi em 2016, onde não passou da fase de grupos.

Independentemente dos resultados o Clube Desportivo de Póvoa de Rio de Moinhos é um importante meio de desenvolvimento e convivo da sua terra, organizando atividades populares e recreativas, sendo um dos principais motores sociais da localidade, e já uma equipa conhecida no concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário