As publicações são actualizadas com regularidade

Sporting Clube do Fundão | Núcleo do Sporting Clube de Portugal do Fundão

Fundação: 1926
Localidade: Fundão
Modalidade: Futebol
Casa: Campo do Vale das Canas

O Sporting Clube do Fundão foi fundado no dia 30 de Outubro de 1926, tendo-se tornado a filial n.º 28 do Sporting Clube de Portugal a 3 de Dezembro do mesmo ano. No Fundão já nessa década tinha começado o interesse pelo desporto rei com outros clubes, onde se jogava em pelados nas redondezas, e juntamente com as outras equipas fundanenses, também o Sporting do Fundão se manifestou para a criação de um campo com melhores condições para a prática desportiva. Entretanto a equipa joga num campo situado no Caminho de Vale das Canas, na estrada em direcção à aldeia de Donas.

A equipa do Sporting do Fundão tornou-se uma das melhores da zona e ímpar pela sua qualidade, como um dos principais praticantes de futebol da localidade, o Sporting do Fundão era muitas vezes convidado para vários jogos com outros clubes, para além dos "derbys" que realizava localmente, o clube andou quase sempre pelo futebol amador dada a inexistência de competições oficiais. O terreno privado que regularmente era usado como campo de futebol por todos os clubes no Fundão, foi vendido pelo proprietário, tendo sido feito um novo campo perto do Seminário do Fundão a que chamaram Campo S. Marcos, porém era muito pequeno e tinha poucas condições, havendo ainda a necessidade da construção de um novo campo.

Este clube ficou na história como um dos dez fundadores da Associação de Futebol de Castelo Branco em 1936, tendo o Sporting do Fundão participado na primeira edição do Campeonato Distrital de Futebol na época de 1936/37, uma época não muito feliz, em que por não ter campo próprio com condições para jogar, o clube viu-se forçado a disputar os seus jogos caseiros no campo de futebol da Covilhã, facto negativo que se reflectiu nos resultados, com a equipa acabar assim o campeonato no último lugar, depois disso o clube continuou a realizar outras atividades não tendo participado mais nenhuma vez no campeonato distrital, por um lado estava a frustração dos maus resultados obtidos e por outro a falta de um campo digno para jogar futebol.

O Sp. do Fundão continuou com cada vez menos fulgor, realizando apenas alguns jogos amigáveis, mas seguiu ainda muito empenhado na criação de um campo de futebol com melhores condições, no entanto em 1941 o clube entra em dissolução, por causa da crise humana provocada pela II.ª Guerra Mundial, tendo voltado ao ativo apenas em 1946 com o regresso das partidas amistosas de futebol. Em 1948 todas as equipas do Fundão foram prejudicadas, quando o terreno do Campo de S. Marcos, o único na vila, foi vendido a partciculares, isto levou a uma união de todos os clubes para a criação de um campo desportivo digno, que agora e mais do que nunca era necessário. Em consequência o Sporting ficou menos ativo desportivamente, apenas realizando jogos amigáveis como convidado de outras equipas visto não ter campo próprio.

Porém o clube acabou por ser extinto em 1955 após a sua fusão com outros dois clubes da então vila, nomeadamente o Sport Fundão e Benfica e o Hóquei Clube do Fundão, que se juntaram numa tentativa de agregar todas as modalidades e infraestruturas desportivas num único clube, maior e mais popular, tendo dado origem à Associação Desportiva do Fundão que se mantém até aos dias de hoje. O Fundão viu nesse mesmo ano ser finalmente inaugurado um campo de futebol, que viria décadas mais tarde a tornar-se no atual estádio municipal.



Fundação: 1994
Localidade: Fundão
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Francisco José Tavares

A presença sportinguista no Fundão é colmatada décadas mais tarde com a criação do "Núcleo Sportinguista do Fundão" em 1994, registado como  núcleo n.º 140 do Sporting Clube de Portugal. O Núcleo do Sporting CP do Fundão participou na década de 90 em torneios de futebol de salão, nomeadamente nos anos de 1998, 1999 e 2000, modalidade que se constituiu como um enorme sucesso, tendo a equipa disputado a final no torneio de 1998 onde ficou em 2,º lugar.

O Núcleo foi crescendo e sendo mais frequentado, em termos desportivos já organizou e participou em diversas actividades, como torneios de sueca, matraquilhos, xadrez e futebol de 7, sendo o futsal a modalidade mais popular, com a equipa a participar em vários torneios na região.

Sem comentários:

Enviar um comentário