quinta-feira, 3 de maio de 2018

Unidos Futebol Clube do Tortosendo


Fundação: 1946
Localidade: Tortosendo, Covilhã
Modalidades: Futebol e Futsal
Casa: Campo do Cabeço / Pavilhão Gimnodesportivo do UFC Tortosendo
O Unidos nasceu nos anos 40 na progressiva vila de Tortosendo, que na altura tal como a sua vizinha Covilhã, tinha dezenas de fábricas da indústria têxtil a laboral, as famílias mais ricas que eram donas desse império que outrora gerou muito dinheiro, tinham clubes de elite na vila onde se juntavam, sendo o Unidos um clube do povo, que reunia todas as classes sociais, sobretudo os operários fabris. Desde sempre no Tortosendo se conheciam rivalidades entre os vários bairros, e começavam a formar-se em cada um, grupos de jovens que gostavam de jogar à bola e que se juntavam nos fins de semana para a realização de jogos de futebol, foi assim que um grupo de jovens que fora convidado para participar num torneio a realizar no Peso (que acabou por vencer), se decidiu pela criação de um clube de futebol que aglutinasse os jovens do Tortosendo.

Nasceu assim com a designação original o "Grupo Desportivo Estoril - Tortozendo" inspirado no Grupo Desportivo Estoril-Praia, pela pela forte ligação e simpatia dos tortosendenses ao clube do qual herdou as cores amarelo e azul que perduram até aos dias de hoje. Mais tarde muda o nome para o atual, com o futebol a ganhar popularidade, e a sua equipa como natural de uma das localidades economicamente mais pujantes da região, marcou presença nas competições distritais.

A sua participação no campeonato distrital começa na temporada de 1953/54 e vai até 1956/57, a pouca afluência de equipas no distrital de Castelo Branco nessa altura, levou a que o Unidos do Tortosendo participasse também na 3.ª Divisão Nacional na época de 1955/56, como representante da AFCB. Após esses quatro anos participação no distrital, o clube continua a dedicar-se ao futebol de forma amadora, com participações no campeonato da então então FNAT (hoje Inatel). O futebol na vila continuou a ser ainda jogado por grupos de operários fabris, e mais tarde novamente a nível distrital por outro clube emblemático da terra, o Sport Tortosendo e Benfica, com quem o Unidos chegou a "rivalizar" aquando da sua participação no futebol de formação nos anos 70 e 80.

A equipa jogava no Campo do Alto do Cabeço na zona cimeira da vila, mas por diferendos com o Tortosendo e Benfica, o Unidos abandonou o campo, tendo construído um campo próprio, o Campo da Pousada, embora mais tarde usado apenas para jogos amigáveis. Em 1978 inaugurou-se o Pavilhão Gimnodesportivo, com um jogo de hóquei em patins, e que permitiu ao clube a realização de outras provas desportivas entre elas o futebol de salão, mais tarde futsal, em que o Unidos na sua variante feminina, chegou a ter uma equipas a competir durante alguns anos no campeonato distrital, de finais dos anos 90 até inícios da década de 2000.

De lá para cá o Unidos apesar de ter "Futebol" na sua denominação, destacou-se mais noutras modalidades, como o basquetebol onde é referência a nível distrital, para além disso é um clube bastante ecléctico, com modalidades como o snooker, atletismo, patinagem artística, ténis de mesa entre outros. E apesar do futebol já não fazer parte do presente deste clube, o mesmo continua a ser uma coletividade importante na sua vila e no concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário