As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Desportiva Penamacorense

Fundação: 1978
Localidade: Penamacor
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Estádio Municipal de Penamacor / Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Penamacor

Situado em Penamacor, vila e sede de concelho, este clube nasceu da fusão das duas principais colectividades da terra, o Teatro Clube de Penamacor conhecido como o clube «rico» da vila, e o Clube Desportivo e Recreativo de Penamacor, designado como o clube «pobre». O nome inicial desta nova associação foi "Associação Cultural e Desportiva Penamacorense", no entanto como a colectividade não realizava atividades no campo cultural alterou o nome para somente "Associação Desportiva Penamacorense", também conhecida pela abreviatura de Adep.

Antes deste clube ter sido fundado, o desporto na vila já tinha começado pela mão do CDR de Penamacor (um dos clubes cuja fusão deu origem à Adep), e nos anos 50 o futebol com a sua popularização geral como prática desportiva começou a despertar, naturalmente havia jovens da vila a jogar nos pelados contra as várias aldeias do concelho, mas nunca se estabeleceu uma equipa de futebol própria para competir. Com o surgimento da Adep em finais dos anos 70, o desporto jovem foi dos primeiros a aparecer, tendo este clube sido um dos primeiros do distrito a apostar nas camadas jovens.

O futebol federado sénior no entanto teria a sua estreia apenas na época de 1981/82, com a Adep a estrear-se no campeonato distrital da 2.ª divisão, onde se manteve em competição durante três épocas tendo abandonado em 1983/84, entretanto o clube dedicou-se apenas ao futebol de formação onde fez uma grande aposta em vários escalões, tornando-se uma referência na região. Depois o clube aventurou-se também no futsal onde na época de 1995/96 teve equipas de iniciados e seniores nos campeonatos distritais. O futebol sénior tem o seu regresso na temporada de 1997/98 (no ano da construção do novo Estádio Municipal de Penamacor), e novamente na 2.ª Divisão distrital, de onde o clube é promovido na época seguinte após conseguir o 2.º lugar, tendo-se mantido no escalão principal durante vários anos, e cada vez com melhores resultados como o 3.º lugar em 2000/01, 4.º lugar em 2002/03 e 2003/04 ou o 2.º lugar em 2004/05. A principal conquista chegaria na época de 2005/06 com a equipa a sagrar-se campeã distrital pela primeira vez na sua história, e com a subida par a III.ª Divisão Nacional, patamar onde competiu depois durante 4 temporadas, até em 2009/10 ser despromovida para os distritais.

O regresso da Adep ao campeonato distrital não podia ter sido melhor, com a equipa a sagrar-se novamente campeã em 2010/11, no entanto a falta de verbas por parte da Câmara Municipal de Penamacor, numa altura em que no país se vivia uma época de crise, fez com que a Adep tivesse não só de abdicar da subida à III.ª Divisão Nacional como também terminar com a equipa de futebol sénior. Apesar disso logo em 2012/13 o clube volta à competição com uma equipa sénior no campeonato distrital de futsal onde se mantém a competir até hoje, actualmente o clube tem uma grande aposta nas categorias de formação em futebol e futsal, e teve também uma equipa sénior de futsal feminino, elementos que fazem da Adep um exemplo e uma grande referência desportiva, de Penamacor para todo o distrito de Castelo Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário